Acredite em você, sempre!

João Roberto da Paixão
Desenvolvendo com Paixão
4 min readJan 11, 2021

Você já teve aquela sensação de insegurança? Aquele "friozinho na barriga" além do normal? Você já questionou se realmente estava preparado para realizar alguma tarefa? Pois é, eu também…

Hoje o tema não é exatamente sobre tecnologia, se você me acompanha por aqui há algum tempo, vai se lembrar que ano passado (2020) eu mudei o nome desse blog para desenvolvendo com paixãoHã…? Desenvolvendo com Paixão?! para poder abordar temas relacionados ao desenvolvimento pessoal, e é exatamente esse o foco do artigo.

Um breve relato sobre mim (e esse blog)

Sempre tive vontade de ter um lugarzinho onde eu pudesse ensinar tudo que eu ia aprendendo… Alguns anos atrás (em 2012),eu criei um blog chamado "Conexão Total"eu queria conectar as pessoas com o conteúdo que iria produzir. Essa era origem do nome— registrei o domínio, configurei Wordpress, escrevi dois artigos e só! Nunca mais mexi com isso…

Confesso que minha mentalidade não estava preparada; a insegurança, a procrastinação, a falta de foco e as velhas desculpas de sempre fizeram que eu não leva-se o projeto adiante… Eu fiquei com medo!

Medos

Na época, esses foram alguns pontos que me fizeram desistir daquele blog:

  • Nunca fui bom com português, não vou saber escrever artigos;
  • Eu não tenho conhecimento suficiente para compartilhar com as pessoas;
  • Medo de me expor, medo de ser avaliado e julgado por pessoas mais "experientes";
  • Quero falar sobre o assunto "X" mas alguém já escreveu sobre isso;

Eu não sei ao certo, mas talvez, eu estava apresentando alguns sintomas da síndrome do impostorfenômeno pelo qual pessoas sofrem de uma inferioridade ilusória, achando que não são tão capacitados assim e subestimando as próprias habilidades.

O aprendizado

O tempo foi passando e de forma natural, no meu dia-a-dia, eu fui percebendo que os medos citados ali em cima já não faziam mais sentido…

Aprendi que não preciso ser nenhum expert em um determinado assunto para que eu possa ensinar algo a alguém. Você pode falar sobre o seu processo de aprendizagem e ensinar aquilo que sabe.

Não sou um PhD em matemática mas consigo perfeitamente ensinar minha filha as operações básicas de adição e subtração, por exemplo.

Aprendi que as pessoas naturalmente já pensam algo sobre você e sempre vão pensar, seja coisas certas ou erradas, quando você se expõem você gera clareza pra essas pessoas.

Aprendi que cada pessoa tem sua própria maneira de interpretar e de explicar as coisas, por tanto, eu procuro escrever da forma que eu gostaria de aprender.

A Retomada

A ficha caiu quando um dia, duas pessoas, em momentos distintos, me procuraram para tirar uma dúvida sobre um assunto em comum. Nesse mesmo dia percebi o quanto seria bom retomar aquele projeto do blog, e foi exatamente isso que eu fiz. Em Janeiro de 2017 eu escrevi o primeiro artigo desse blog — Primeiros passos: Um pouco da minha história! — e de lá pra cá, já foram mais de 40 artigos escritos 😁.

A Evolução

Eu passei de alguém que tinha medo de escrever artigos e ser julgado pelos outros, para alguém que possui artigos "rankeados" na primeira página do Google (pelo menos até a escrita desse artigo)

O que é SOLID: O guia completo para você entender os 5 princípios da POO

https://www.google.com/search?q=solid

O que é UUID? Porque usá-lo?

https://www.google.com/search?q=uuid

#1 — Clean Code: O que é? Porque usar?

https://www.google.com/search?q=clean%20code

Essa foi minha evolução!

Durante esse processo, cometi vários erros de português, escrevi sobre coisas complexas mesmo não sendo expert em tudo e já fui julgado pelos outros… Tudo aquilo que me travava no passado acabou acontecendo, mas eu segui em frente mesmo assim.

Na minha retrospectiva de 2020 eu citei uma frase que eu carrego comigo:

Vai! E se der medo, vai com medo mesmo!

E assim eu fiz.

Conclusão

Quando comecei a escrever há 4 anos atrás meu propósito era — e ainda é — compartilhar conhecimento, quando você tem um propósito claro, esse propósito te faz superar qualquer medo. Por isso, acredite em você, sempre!

--

--

João Roberto da Paixão
Desenvolvendo com Paixão

Eterno aprendiz que compartilha aquilo que aprende. Apaixonado por tecnologia, desenvolvimento pessoal e investimentos. Pai de família, um cara tranquilo =) !