As origens das palavras "FOO", "BAR" no mundo da programação

Se você lida com linguagens de programação, provavelmente já percebeu em alguns exemplo de código o uso das palavras "foo" e "bar". Ficou curioso pra saber o significado dessas palavras?

1 — Os termos "FOO", "BAR" ou "FOOBAR" não possuem um significado muito preciso

Esses são termos genéricos amplamente usados para se referir a qualquer entidade na informática cujo nome se ignora ou não se quer expressar…

2 — Origem do termo "FOO"

A origem da palavra “foo” não está muito clara porque tem antecedentes muito complicados, reza a lenda que isso é uma abreviação de “File or Object”, utilizado para indicar que uma variável poderia receber o input tanto de um arquivo como de um objeto.

3 — Origem do termo "BAR"

Como o termo “FOO” (se pronúncia “Fu”) já estava “popular” o pessoal começou a utilizar o “BAR” por conta da pronúncia do acrônimo FUBAR (F#cked up Beyond all Recognition”), utilizado no exército dos EUA em situações extremas. (“deu ruim, foge!”)

4 — O termo "FOOBAR"

A palavra “foobar” aparece no idioma inglês como um neologismo dada a sua popularidade em descrever conceitos nas ciências informáticas e muitas pessoas a consideram um exemplo canônico de uma variável metassintática. Mas, também pode ser simplesmente uma junção dos dois termos citados anteriormente FOO + BAR…

5 — Essas são apenas algumas teorias não comprovadas…

Assim como se costuma referenciar pessoas desconhecidas como fulano, beltrano, sicrano, etc… Na informática também existe uma família de palavras como foo, bar, foobar, baz, etc…

6 — Referências

Obrigado por ler! Se você chegou até aqui e gostou do artigo, dê um clap 👏!

--

--

--

Um eterno aprendiz que acredita fielmente que o desenvolvimento de software e pessoal são habilidades que devem ser realizadas com Paixão!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
João Roberto da Paixão

João Roberto da Paixão

Eterno aprendiz que compartilha aquilo que aprende. Apaixonado por tecnologia, desenvolvimento pessoal e investimentos. Pai de família, um cara tranquilo =) !

More from Medium

Your Identity Should Align With Things In Your Control.

The Database Lifecycle: Re-engineering the early stages of a startup’s database

Benefits of Migrating a Physical Server to Azure

Working as an SDET at Pratilipi