Laravel além do básico: #0 — Introdução

João Roberto da Paixão
Desenvolvendo com Paixão
2 min readMay 6, 2018

Esse é apenas um post introdutório de uma série de artigos que pretendo escrever abordando assuntos mais avançados no dia a dia de um desenvolvedor Laravel!

Se você caiu aqui por acaso e não sabe do que estou falando, recomendo fortemente que leia o que é Laravel? Porque usa-lo?

Motivação

De certa forma, ao longo do tempo, adquiri um pouco de experiência no desenvolvimento com o Laravel, você pode ver mais detalhes sobre isso lendo as 5 lições que aprendi durante 4 anos utilizando o Laravel Framework.

Nesse meu processo de aprendizagem o que me deixava bastante frustado era o fato de encontrar muito material falando apenas do básico, do feijão com arroz que já estamos cansados de saber.(Pelo menos eu já estava…)

Antes de dar continuidade, por favor, não confunda as coisas… O fato de ter bastante material é algo extremamente bacana e útil pra nossa comunidade! Meu intuito é expor a falta de material explicando de forma mais completa ou falando de coisas um pouco mais avançadas.

Pois bem, vou citar um exemplo:

Eu já perdi as contas de quantas vezes eu fui ler um artigo ou ver um vídeo onde o tema era “Desenvolvendo APIs Restful em Laravel” e, na maioria das vezes, o conteúdo passado era apenas a implementação de um CRUD básico com as respostas sendo convertidas em JSON e cuspidas diretamente do controller. (Pra implementar uma API no Laravel, eu preciso me preocupar somente com isso…?)

O processo de desenvolvimento de uma API Rest envolve várias questões que vão muito além de criar um CRUD e entregar um JSON! Como por exemplo: Autenticação(Oauth2, JWT…), negociação de conteúdo(XML,JSON…), respostas (Factral, JSON Resource, Status code, Cache), limitação de requisições (Rate limit) e por aí vai…

Obviamente, o exemplo acima foi apenas para contextualizar e facilitar o entendimento.

Laravel além do básico!

É por esses motivos que resolvi criar essa série! Onde vou falar de coisas que vão além do básico. Vamos explorar conceitos mais profundos, melhores práticas e maneiras “alternativas” de se fazer as coisas no Laravel!

Espero que gostem da ideia e acompanhe a série. Produzir esse tipo de material não é nada fácil…

--

--

João Roberto da Paixão
Desenvolvendo com Paixão

Eterno aprendiz que compartilha aquilo que aprende. Apaixonado por tecnologia, desenvolvimento pessoal e investimentos. Pai de família, um cara tranquilo =) !