Minha retrospectiva de 2020

João Roberto da Paixão
Desenvolvendo com Paixão
11 min readDec 27, 2020

O ano de 2020 foi bastante diferente, repleto de desafios e aprendizados. Muita coisa aconteceu comigo em 2020 e eu gostaria de compartilhar com vocês algumas delas e espero tornar isso hábito daqui em diante.

Janeiro

No início do ano, exatamente no dia dois de Janeiro, finalizei um projetinho bem legal no estilo DIY (Faça Você Mesmo) usando:

  • Arduino
  • Drivers de CD-ROM/DVD
  • Sucata
  • Um pouquinho de gambiarra (rsrs)

Apelidei o projeto com o nome de "Impressora 2D", mas o nome correto seria Mini CNC Plotter.

Basicamente o projeto usa o motor de passo e o trilho de dois drivers de CD-ROM/DVD para movimentar os eixos X e Y, um servo motor para o eixo Z (que é responsável por mover a caneta pra cima e para baixo) e sucata para montar a mesinha de impressão, bem como toda a base estrutural do projeto.

Para orquestrar tudo isso eu usei dois drivers A4988 numa placa CNC Shield que foi acoplada num Arduino UNO. No Arduino, para abstrair a complexidade de manipular os motores de passo, usei a biblioteca GRBL, que é um projeto open source️ e você pode acessa-lo nesse link: https://github.com/grbl/grbl

Amo projetos open source!

Ok! com o projeto finalizado, eu precisei instalar um software no meu computador que converte-se imagens em G-Code (linguagem que os motores de passo entendem), existem vários! Sendo mais específico, eu instalei o UGS (Universal Gcode Sender), pra variar também é um projeto open source.

Já falei que amo projetos open source né?

Bom, basicamente o UGS analisa a imagem e a transforma em G-Code, após esse processo, basta "mandar imprimir" no Arduino (processo bem semelhante a uma impressora convencional), o software GRBL instalado no Arduino interpreta o G-code da imagem fazendo o meio de campo com os motores de passo… Dai é só esperar alguns segundos e a mágica toda acontece! haha

Ficou curioso? Quer ver um vídeo do projeto em funcionamento?
Clique no link abaixo:

Veja o vídeo até o final e preste atenção na mensagem impressa, se você segui-la a risca, tenha certeza que você fará coisas incríveis!

Pra finalizar esse assunto, gostaria de pontuar que uma pessoa com conhecimentos básicos de eletrônica, programação e com uma boa pitada de dedicação consegue reproduzir tranquilamente esse projeto… O segredo é sair da zona de conforto!

Faço questão fazer uma menção especial ao meu amigo Bleno Sampaio, por ter me dado os drivers de CD-ROM / DVD e outras peças que utilizei nesse projeto. Obrigado brother, tamo junto! 👊🏻

Fevereiro

Em Fevereiro, antes do surto de covid-19 estourar aqui no Brasil, eu tive a honra de co-organizar e ser o host do primeiro Meetup de tecnologia realizado pela Fretebras.

O tema escolhido foi "Mobile Technology", tivemos uma talk sobre Android Multi Module, apresentada pelo Filipe Rehder e outra sobre iOS Development & App Lifecycle, comandada pelo Fausto Mastrella.

Esse evento foi muito bacana e ao mesmo tempo muito especial pra mim! Foi a primeira vez que eu troquei a cadeira de participante para a de apresentador, confesso que fiquei com um friozinho na barriga rsrs. Mas, me inspirei nessa famosa frase (que eu desconheço o autor):

Vai! E se der medo, vai com medo mesmo!

No final deu tudo certo, trocamos conhecimento, nos divertimos e fizemos um network incrível! Mais uma skill adicionada no meu repertório 😁.

Março

Aproveitando o embalo do Meetup do mês passado, eu resolvi escrever um artigo exatamente sobre esse assunto:

Ainda no mês de Março, visando ajudar meus colegas de trabalho, escrevi um artigo focado em algumas dicas de produtividade no Slack, onde mostrei alguns recursos e atalhos que podem facilitar e muito o nosso dia-a-dia, leia:

Pra encerrar esse mês com chave de ouro, o Gabriel Fróes criador de conteúdo no canal Código Fonte TV entrou em contato comigo falando que leu e adorou um artigo que eu havia escrito sobre os princípios SOLID e me perguntou se eu autoriza eles a criarem um vídeo baseado no artigo. Será que eu autorizei? Óbvio que sim!

O vídeo ficou simplesmente impecável! Ele e a Vanessa Weber possuem uma didática fora do comum… Deem uma olhada e tirem suas próprias conclusões:

Eu já era inscrito do canal e acompanhava o trabalho deles. Fiquei extremamente feliz em poder ajudar com esse conteúdo!

Abril

A pandemia do covid-19 mudou completamente a minha rotina (a de vocês também né?) e com isso, passei a ter mais tempo livre, resolvi aproveitar esse tempo fazendo uma corrente do bem. A ideia era ajudar algumas pessoas compartilhando o conhecimento que eu tinha em alguma tecnologia que eu dominava, com isso eu crie o programa: Mentoravel

É muito interessante ver como o "universo conspira" em prol de algo, fiz uma publicação no Linkedin onde relato um pouco disso, recomendo muito que vocês leiam, basta clicar no link abaixo:

Ainda no mês de Abril, a parceria com o Código Fonte TV continuou e saiu mais um vídeo baseado em outro artigo que eu havia escrito, o tema dessa vez foram os UUIDs.

Você não sabe o que é UUID? Pois pronto, já fica aqui o convite para assistirem ao vídeo:

Acompanhe o trabalho deles, realmente possuem um conteúdo diferenciado!

Aproveitando o gancho… Outra coisa que vale pontuar ainda nesse mês de Abril foi o lançamento de uma nova release do eloquent-uuid — um pacote Laravel, simples e flexível, criado por mim, que adiciona suporte para geração de UUID automaticamente para qualquer modelo do Eloquent. Se você quiser conhecer um pouco mais sobre esse pacote, qual o problema ele resolve e qual foi a motivação pra cria-lo, dá uma lida aqui:

Maio

No mês de Maio eu tive a honra de apresentar para o time tech da Fretebras, um pouquinho da minha Saga como Dev Backend atuando em uma squad mobile.

Na talk em si, falei um pouco das dificuldades que encontrei ao longo do caminho e de como resolvi todas elas. Também chamei a atenção do time para três pontos que me ajudaram muito, sendo eles:

1 — Otimize processos;
2 — Preste atenção nos links que seus colegas compartilham;
3 — Tome conhecimento das ferramentas que você tem a disposição;

Além disso, fiz algumas demonstrações ao vivo de algumas ferramentas interessantes como o ADB (Android Debug Bridge), Scrcpy e Graylog.

Mostrei como eu estou usando o ADB Logcat em conjunto com o Scrcpy pra “Turbinar” meu Debug.

E mostrei também como estou utilizando o Graylog para tirar insights interessantes da saúde dos serviços que eu ajudo a manter.

Fiz uma publicação no Linkedin sobre isso, se quiser acompanhar por lá, basta clicar no link:

Junho

Atualmente eu sou um desenvolvedor backend, e explicar isso para pessoas mais leigas não é algo tão trivial assim… Pensando nisso, no mês de Junho resolvi escrever um artigo focado exatamente nesse assunto, explicar de forma bem simplista o que seria o desenvolvimento backend.

Clique no link abaixo para ler o artigo na integra:

Ainda nesse mês de Junho eu resolvi mudar o nome da minha publicação lá no Medium, batizei ela de Desenvolvendo com Paixão. Você ficou curioso pra saber a origem desse nome? Clica aí no link abaixo e descubra:

Julho

Apesar de não ter contribuído muito com projetos open source nos últimos meses até então… Pra minha surpresa, no mês de Julho eu acabei ganhando o badge “Arctic Code Vault Contributor” do GitHub!

Isso quer dizer que os códigos de algumas contribuições que eu fiz, estão arquivados no Ártico de forma segura e com estimativa de durabilidade para os próximos 1.000 anos. Sim… 1.000 anos!!

Essa é uma incrível iniciativa do Github que tem como objetivo preservar o software de código aberto para as gerações futuras.

Mais uma vez, a comunidade open source mostrando sua força e literalmente deixando um legado para o futuro!

Ainda no mês de Julho convidei minha amiga e colega de trabalho, Márcia Santos (Marcinha) para ser minha mentora no quesito comunicação. Essa era uma habilidade que eu gostaria muito de aprimorar.

E assim começamos, a cada duas semanas, eu e a Marcinha fazia-mos uma call pra bater um papo rápido e super descontraído com foco na comunicação. Nesse papo a gente fornecia feedbacks sinceros, trocava-mos experiências e sugestões, fazia-mos o review de algum livro, aprendia-mos com os erros do outro e etc… E assim, fomos fazendo até o mês de Novembro.

É incrível como um simples ato como esse pode te trazer de aprendizado e benefícios para a sua rotina, seja na vida pessoal ou profissional.

No meu Linkedin, fiz um relato um pouco mais detalhado sobre isso. Se você quiser acompanhar por lá, basta clicar no link abaixo:

Agosto

Eu sinceramente não me recordo de nada pra pontuar nesse mês 😬.

Pra não passar em branco, eu lembro que nesse mês de Agosto eu conclui uma POC (sigla do inglês, Proof of Concept) que visava reescrever 100% de um serviço interno utilizado na Fretebras, usando uma abordagem totalmente diferente da atual.

A POC foi validada com sucesso, o desempenho desse serviço foi melhorado de forma considerável, em testes de benchmark, obtivemos resultados bastante satisfatórios!

Infelizmente, por se tratar de um projeto privado não posso fornecer mais detalhes 😬.

Setembro

No mês de Setembro, no meu Linkedin, eu aproveitei a quinta-feira e a famosa hashtag #tbt para fazer o repost de alguns artigos que eu havia escrito há alguns anos atrás…

Eu me surpreendi com o engajamento e com o alcance que essas publicações chegaram! Aprendi que a audiência que você tinha no passado não é exatamente a mesma audiência que você tem hoje… E inclusive, pretendo fazer isso com mais frequência daqui pra frente.

Quer acompanhar essas publicações? Dá uma olhada nos links abaixo:

  • Clean Code: Boas práticas para escrever códigos impecáveis!
  • Otimize seu repositório GIT utilizando o arquivo .gitattributes
  • Você compartilha o seu conhecimento?

Ainda nesse mês de Setembro, eu abri um PR pra um pacote bem bacana do PHP que tem como objetivo principal estruturar “dados não estruturados”, que normalmente são armazenados em arrays associativos.

E, por última e não menos importante, lancei a release 2.4.0 do eloquent-uuidrelease atual

Outubro

Outubro já é de lei… É o mês do Hacktoberfest! O Hacktoberfest é uma celebração mundial da comunidade open source que incentiva a contribuição em projetos de código aberto.

Na foto, eu e o meu brother Rodiney Elias com as camisetas da edição de 2019.

Algumas das minhas contribuições nesse mês de Outubro:

Além disso, ainda em Outubro, depois de alguns meses, vários encontros, mais de 100 horas de conteúdo e com a sensação de dever comprido, eu encerrei o programa de mentoria iniciado em Abril.

Novembro

Em Novembro, além de ter aquela inocente esperança de comprar algo barato na famosa "Black Fraude" rsrs, meu objetivo era lançar uma major release (versão 2) do pacote:

infelizmente falhei miseravelmente 😅, mesmo contando
com a ajuda do meu brother Lucas Mesquita nesse projeto, não conseguimos fechar todos os ajustes a tempo. Esse lançamento vai ficar para o ano de 2021. E espero falar dele na próxima retrospectiva!

Ainda nesse mês de Novembro, ganhei um outro mentor no tema comunicação, o Douglas Siqueira veem dando sequência no excelente trabalho de mentoria que a Marcinha havia iniciado lá em Julho. Não tenho nem palavras para agradecer essas duas pessoas! Pois é notável a minha evolução, passei a ser mais comunicativo, opinar com mais frequência, dar mais feedbacks, passei também a conduzir mais cerimonias e etc…

Dezembro

Nesse mês, mais uma vez, eu fiquei mais focado em projetos privados (e infelizmente não posso fornecer muitos detalhes). Mas, lembram da POC que citei em Agosto, então… No mês de Dezembro eu tive a honra de implantar boa parte daquele código em produção, a melhoria ainda está disponível para uma porcentagem bem pequena da base (por precaução, afinal a mudança foi enorme), mas já esta em produção! Testes de benchmark mostraram uma melhora acima de 50% no tempo de resposta, bem como, no uso de recursos computacionais. Fiquei bastante feliz e satisfeito com isso e com toda certeza esse deploy foi um marco pra mim 😃 !

Além disso recebi feedbacks maravilhosos dos meus colegas de trabalho, alguns conselhos e sugestões que pretendo colocar em prática no próximo ano!

Planos para 2021

O ano de 2021 já esta aí quase batendo na porta e confesso que ainda não planejei praticamente nada… Mas, já tenho algumas coisas em mente:

  • Focar na saúde

Esse ano de 2020 eu parei com as atividades físicas e fui um pouco indisciplinado na alimentação e isso me deu uns quilos a mais… Voltar a praticar exercícios e ter uma alimentação saudável será uma prioridade!

  • Ler mais livros

Tenho vários na fila e alguns ainda estão no plástico 😬… Eu adoro ler, mas nesse ano eu não soube equilibrar bem esse hábito…

  • Escrever mais artigos

Tenho muitos em rascunho, que infelizmente nunca ficam prontos… Pretendo dar um fim nisso e escrever com mais frequência em 2021.

  • Participar mais ativamente de projetos open source

Como já pontuei nesse artigo, eu amo projetos open source! E em 2021 pretendo contribuir de forma mais ativa.

No mais é isso! Essa foi minha retrospectiva! Nos vemos em 2021 se Deus quiser! Amém 🙏.

--

--

João Roberto da Paixão
Desenvolvendo com Paixão

Eterno aprendiz que compartilha aquilo que aprende. Apaixonado por tecnologia, desenvolvimento pessoal e investimentos. Pai de família, um cara tranquilo =) !