5 dicas para quem está começando como Design Ops

Davi Callegari
Conta Azul Design
6 min readOct 14, 2022

--

Após algum tempo atuando na liderança do time de Design Ops, vou contar o que eu gostaria de saber quando comecei. Estas também são geralmente as questões que mais comento com as pessoas que me procuram para tirar dúvidas sobre o assunto.

Resolva os problemas

Assim como um designer, uma pessoa no papel de Design Ops também terá que lidar com resolução de problemas.

Para tal, utilize as abordagens já conhecidas para identificá-los, enquadrá-los, propor soluções e resolvê-los.

Eu diria que os desafios para o sucesso nesse quesito são similares à abordagem voltada ao design de serviço, uma vez que será necessária uma visão holística de processos e das múltiplas camadas de times e pessoas.

Para quem já teve um pouco de experiência, sabe como é complexo implantar processos, e o mundo de fluxos e "blueprints” não é o mesmo do mundo real.

Nesse momento, as suas habilidades comportamentais serão mais exigidas para fazer um processo acontecer. Conhecer os conceitos da Gestão de Mudanças de Kotter pode te ajudar nessa hora.

É importante destacar que a competência de “Resolução de problemas” também é destacada no artigo da NN: “Proactive and able to take problem-solving initiative”.

Você precisará de patrocínio

Já dizia um velho ditado: quer ir rápido, vá sozinho; quer ir longe, vá acompanhado.

Design Ops é uma disciplina com deveres compartilhados, com níveis diferentes de atuação. Quero dizer, se você é uma pessoa focada como Design Ops tendo acima um Head de Design, terá obrigações que lhe cabem e outras que cabem ao Head e aos outros líderes.

Neste caso, o seu papel é evidenciar o impacto que a falta de algumas ações causam na operação de design e, consequentemente, na experiência proporcionada aos usuários do seu produto.

Se você é Head de Design, além da estratégia, que é trivial para qualquer líder, também já deve estar acostumado a pensar em Design Ops, como na governança de processos, níveis de carreira, papéis e responsabilidades, ferramentas, budgets etc.

Seja como Head ou como Design Ops, ou ainda criando uma guilda de designers que querem organizar a casa, você precisará ter um ambiente propício para tal.

E ter esse ambiente pode depender de vários fatores. Mas, partindo do básico, que é uma cultura não-tóxica, será necessário abrir o caminho convencendo stakeholders do quanto uma equipe de design organizada e motivada gera bons frutos para a empresa, e para tal precisará de investimento, seja de tempo ou mesmo de pessoas.

Não estou falando aqui sobre provar o valor do design em si, mas sim de provar que um time organizado e motivado performa melhor.

Portanto, traga evidências e consiga patrocínio de líderes para ter tempo disponível ou capital humano que fortaleçam a sua operação de design.

Quanto mais experiência você tiver, melhor…

Prepare-se: se você quiser ser Design Ops, suas habilidades comportamentais serão postas à prova.

Sabe aqueles problemas comuns de relacionamento e intersecção entre times principalmente ligados a processo? Então… adivinha quem vai ajudar a solucionar?

Aconselho você, antes de escolher ser Design Ops, a fazer uma autoanálise e identificar como está a sua maturidade comportamental e a proficiência de suas habilidades relacionadas a isso.

Caso entenda que ainda há um certo caminho para percorrer, pondere se é realmente o momento de ser o responsável pelo Design Ops do seu time.

Não quero dizer que com pouca experiência em design você não deve começar a atuar, mas que há posições que nos dão uma margem para amadurecermos e, em Design Ops, habilidades comportamentais são requisitos importantes para que você consiga colocar em prática o seu trabalho.

Como você vai conseguir construir e rodar um processo com pessoas que pensam diferente uma das outras sem ter paciência para negociar e ponderar as opiniões? Como você ajudará a resolver problemas de comunicação entre times se sente que sua própria comunicação ainda não está adequada?

Veja que interessante o que NN destaca como habilidades necessárias para o cargo:

  • “Capaz de impulsionar a colaboração entre equipes e partes interessadas”
  • “Um bom ouvinte que pode construir confiança com os outros e permitir o ciclo de comunicação necessário para entender os desafios e feedback da equipe”

E também, a pesquisa State of DesignOps 2022 mostrou que os profissionais de Design Ops possuem médias de tempo de carreira de níveis considerados seniores e líderes para a área de design. Os números estão entre 10–14 anos com 29.1% e 15 a 20 com 28.6%.

Um dica: estude sobre outros assuntos como negócio, produto, agilidade, gestão de projetos, gestão de pessoas, liderança e etc. Aprender sobre outros temas, conversar e entender as necessidades de pessoas de outras áreas, pode acelerar o seu processo de crescimento.

Não se esqueça dos objetivos estratégicos da empresa

Se a sua empresa está indo para determinada direção, alinhe os esforços com o negócio e, se não for o momento de fazer algum desejo específico, não faça.

Espere o momento certo e tente dar um match com as necessidades do negócio. É óbvio que existem atividades estruturantes que são necessárias e talvez não tenham impacto direto com a estratégia, porém algum impacto positivo deve ser perseguido e indiretamente ajudará na estratégia.

No fim do dia, Design Ops impacta na performance do time de produto como um todo. Entenda como será o impacto para medir o antes e depois e de garantir dados para evidenciar a melhoria.

O desdobramento das OKRs táticas dará direção para o time entender como fazer essa relação, e ajudará a empresa a entender a importância do investimento na área.

Havendo impacto nas estratégias, ainda que você não consiga os números como gostaria, os stakeholders acompanharão e verão no dia dia de forma qualitativa o time de Design Ops facilitando a vida de Design, Produto e Engenharia.

Decidi trazer esse ponto porque acompanhei designers frustados por não conseguirem o que querem e que negligenciaram as direções estratégicas da empresa. Como consequência, não conseguiam o patrocínio e investimento que precisavam.

Comece a fazer, é bem provável que você já fez Design Ops alguma vez

Sabe quando você se deparou com aqueles componentes bagunçados, criou uma styleguide e chamou o time para ver se fazia sentido? Ou quando criou aquela planilha com nome de usuários para pesquisa e teste de usabilidade? Ou criou aquele framework bacana e compartilhou com o time para que todos pudessem usar também?

Pois é, você fez Design Ops tchan nan nan nan!

Vejo algumas pessoas com receio de começar após assumir o papel, ou pesquisando como várias empresas fazem antes de aplicar.

Veja, é importante sim saber como as outras empresas trabalham, mas os problemas podem variar muito de empresa para empresa, então o meu conselho é: reúna o seu time de designers, faça um levantamento dos problemas mais latentes, priorize-os e comece a atuar.

É importante que a lista de problemas parta do time e não apenas seja uma prática de mercado que você viu em algum lugar e agora está tentando implantar.

Pois, se vier do time, você terá o engajamento das pessoas à sua volta para te ajudar a fazer acontecer, além da disponibilidade para testar e implantar o que for necessário.

Quando comecei a atuar na Conta Azul na posição dedicada a Design Ops, me peguei resolvendo problemas similares que já havia resolvido nas outras empresas, porém em uma escala, complexidade e contexto diferentes. Ou seja, já fazia Design Ops, só não sabia que tinha esse nome.

Por isso, quanto antes você começar a atuar tendo o mindset de escalabilidade, melhor.

Concluindo

Com o crescimento das empresas e a necessidade de escalar o design, o papel de Design Ops está se tornando cada vez mais comum e necessário.

Como falei no início, decidi escrever esse artigo porque, quando comecei, senti falta de material (principalmente em português para iniciantes), e também devido às dúvidas das pessoas que me procuram para saber mais sobre o assunto.

Espero ter ajudado em sua jornada desmistificando um pouco sobre Design Ops. Mas, me conta, como vocês fazem Design Ops na sua empresa?

--

--