Carreira em UX Design: o que as empresas buscam em profissionais da área?

Listamos as percepções que surgiram durante a etapa de seleção do Lumos Experience, nosso programa de capacitação

Recentemente, divulgamos à comunidade a abertura das inscrições do Lumos Experience, programa de capacitação e de recrutamento de talentos de Design da Conta Azul (saiba mais sobre a iniciativa neste outro artigo). Como dizem, o tempo voa, e cá estamos: os encontros presenciais já iniciam neste sábado, 6 de outubro, depois de dois intensos meses de seleção.

Foram realizadas mais de 260 inscrições. Pessoas de diferentes perfis e de todo o País compartilharam seus anseios em relação à profissão e à oportunidade de desenvolver novas habilidades na prática, gratuitamente.

Das 260 pessoas, 15 receberam a carta convite mais esperada do mês :) (Foto: João Paulo Mello)

O processo de seleção

Nosso time de Gestão de Pessoas teve diversas lições na condução do Academia Dev (descrito neste outro artigo), programa piloto de formação de talentos de Tecnologia que ocorreu em maio deste ano, em parceria com a Code:Nation. Foi a primeira iniciativa do gênero na Conta Azul, abrindo alas para o Lumos Experience.

Entretanto, diferentemente do seu irmão mais velho, o Lumos Experience está sendo conceituado e realizado inteiramente pela equipe interna da empresa. Contaremos com professores(as) convidados(as) que são referência de mercado (conheça-os nesta outra página), que conduzirão os encontros a partir de uma problemática real de projeto da Conta Azul.

Já que a problemática é real, aplicam-se também os mesmos eixos presentes em nossos processos seletivos convencionais: análise de aderência aos nossos valores e competências. Esses dois fatores são a base do DNA Conta Azul, sendo constantemente revisitados e avaliados.

Lemos todas as 260 inscrições, triando os 30 perfis mais aderentes. Destes perfis, 25 passaram por entrevistas via telefone com nosso time de Gestão de Pessoas e, posteriormente, 17 estiveram na nossa sede para uma dinâmica de competências. Destes, 15 foram aprovados, vindos de cinco cidades distribuídas por Santa Catarina e pelo Paraná. Feedbacks foram dados a todas as pessoas, tanto no aceite quanto recusa.

E o que a Conta Azul viu nesses(as) profissionais?

É cristalino ao nosso time de liderança de Design as transformações que nossa profissão tem vivido. Cada vez mais, o Design aumenta seu escopo e desafia quaisquer noções de regiões limítrofes. Ao passo em que determinadas profissões trabalham em prol de fechar definições, o Design se expande.

Buscamos pessoas para atuar na nossa empresa que desejem olhar para problemáticas numa perspectiva ampla, sistêmica e saibam, sobretudo, enquadrar os problemas certos nos momentos certos — com os pares certos.

Muito além de apaixonar-se pelas soluções, é necessário apaixonar-se pelos problemas e pelos mercados. Afinal, as soluções pertencem às pessoas e não aos(às) projetistas.

Guiados(as) por essa visão, efetuamos um roadshow (ciclo de palestras) em diferentes universidades em Joinville (SC), compartilhando como isso se traduz na prática para alunos(as) de Design, Sistemas de Informação, Administração, Marketing e áreas correlatas.

Acompanhe, abaixo, os slides do roadshow. Eles exibem também os principais resultados do formulário de inscrição do Lumos Experience, como indicadores da auto-percepção dos inscritos (dados anônimos).

Slides apresentados nas visitas às universidades (PDF disponível em: https://bit.ly/2zNbDU6)

A palavra-chave: "curiosidade"

À medida que conversamos com colegas em diferentes oportunidades e congressos, tanto nacionais quanto internacionais, vemos que esse é um caminho sem volta: o Design adquiriu um assento à mesa, e precisa desenvolver um rol de competências bastante amplo a fim de gerar valor real aos seus públicos.

Sendo assim, é possível afirmar que essa não é uma visão que se limita à Conta Azul. Existe uma espécie de Zeitgeist acerca da profissão, que independe de tempo de experiência. Ela está ligada à curiosidade, ao querer saber e descobrir de um jeito nato. No fim, somos todos(as) detetives!

Fica, então, uma recomendação ao(à) leitor(a) deste artigo: refletir sobre o efeito das mudanças no Design na sua trajetória profissional e pessoal. É nossa principal expectativa como recrutadores.


Próximos passos

Considerando que a etapa de capacitação ocorrerá de modo presencial, na nossa sede, em Joinville, priorizamos pessoas num raio entre as capitais Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). Para o futuro, pretendemos realizar rodadas itinerantes do Lumos Experience, que levem nossos aprendizados a mais regiões do País.

Inspirados pela Associação de Design de Interação (IxDA), acreditamos fortemente no conceito “act local, think global” (haja local, pense global).

E assim vamos transformando realidades, uma cartinha por vez.


Agradecimentos

Primeiramente, é essencial agradecer a todos(as) os(as) inscritos(as). Vocês são pessoas incríveis! Trabalhemos juntos ou não, é um privilégio para o nosso time poder contribuir de alguma maneira com a sua formação. Na sequência, elogios e méritos ao nosso time de Gestão de Pessoas (Smurf Care), nossos(as) professores(as) parceiros(as) e todas as pessoas da Conta Azul.