João Menezes
Sep 26 · 2 min read
Lincoln é entusiasta de Design de negócios, e atua no nosso time focado na experiência dos empreendedores com a Conta Azul. #ParaTodosVerem: Lincoln senta em uma cadeira alta, em uma bancada iluminada, digitando em seu notebook.

No 3º episódio da série Dica do Designer Azul, o Lincoln Alves, um dos nossos product designers importados diretamente da capital mineira, conta como usa Heart, um modelo do Google, para medir possíveis impactos de novas implementações na jornada do usuário.

Lincoln tem 26 anos e é formado em Produção Multimídia e Design Visual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Antes de atuar como product designer na Conta Azul, teve experiências com Design Gráfico, desenvolvimento de sistemas e até empreendedorismo: ele foi sócio de uma startup que produzia um software para o ramo da Educação.

Segue a dica:

“Heart é uma sigla em inglês que abrange os aspectos happiness, engagement, adoption, retention e talk sucess (satisfação do cliente, engajamento, adoção, retenção e sucesso, na tradução literal para o português).

Costumo usar esse framework para definir métricas de UX nas discoveries. Recentemente, realizei uma pesquisa para uma nova implementação ligada à nossa funcionalidade de boletos, atrelando cada um dos itens abrangidos pelo Heart à jornada do cliente.

Achei que o Heart seria ideal porque ele nos norteia ao pensar em como construir as métricas. Por meio dele eu pude definir, por exemplo, qual a nossa meta em relação a engajamento para essa nova implementação. E depois criei os critérios de sucesso do teste A/B que faríamos.

Essa etapa de definição também tem o envolvimento do PO, do Design coordinator da tribo e, especialmente, do time de Dados. Especialmente do time de Dados porque, após eu definir qual framework usaríamos, foram eles que desenvolveram um dashboard para acompanharmos a evolução da nova implementação.

Já usei Heart em muitos projetos. A maior vantagem que eu vejo é que, ao final do processo, consigo mostrar o resultado dos investimentos para melhorar a experiência do usuário. Conseguimos ver o retorno disso de maneira mais tangível, sabe?”

E você, quais frameworks usa para verificar impactos de novas implementações na sua empresa? Conta pra gente nos comentários! Até a próxima dica. :)

Entrevista realizada pela Lud, UX Writer na CA.

Conta Azul Design

Conectando donos de negócio e contadores por meio do Design. Somos o chapter de Design da Conta Azul.

João Menezes

Written by

Product Design Manager @ Nubank

Conta Azul Design

Conectando donos de negócio e contadores por meio do Design. Somos o chapter de Design da Conta Azul.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade