Escrevendo para UX: Como verificar a qualidade do seu texto

Ludmila Rocha
Jan 17 · 6 min read
(Descrição: Imagem de pessoa utilizando tablet touchscreen)

Antes das técnicas, boas práticas

1. Dar nomes (certos) aos bois

Existe uma sutil — mas significativa — diferença entre validar e verificar um conteúdo. Recentemente, durante um dos módulos da Lumos Experience, nossa escola de Design, uma das professoras convidadas, a UX Researcher Karla Cruz, trouxe à tona essa questão. Segundo ela observou, apesar de “validar” ser um termo amplamente utilizado no meio da Tecnologia, deve-se tomar o cuidado de usá-lo no contexto correto.

2. Delimitar

Antes de começarmos a verificar conteúdos é importante delimitarmos o campo de análise. E bem delimitadinho, pois quanto menor o trecho de texto a ser verificado, maior a atenção da pessoa respondente da pesquisa.

3. “Eu acho” não nos interessa

Independente do método escolhido para verificarmos se uma pessoa compreende ou não um conteúdo, devemos dar a ela a opção de responder “Não sei” — ainda que optemos por enviar um questionário com perguntas objetivas.


Agora sim, vamos às técnicas!

Glossário + Teste A/B

Uma boa opção para encontrarmos palavras assertivas para as nossas interfaces é juntarmos a nossa equipe e colocarmos num papel vários termos que permeiam um universo pesquisado, ou sinônimos de um termo em questão, criando um glossário.

Teste de cloze

O nome deste método, uma referência à palavra inglesa close (fechar) já diz tudo. Neste teste, usamos o “fechamento”, mecanismo pelo qual pessoas compreendem um conteúdo como completo mesmo que faltem algumas partes.

Descrição: Enunciado de um teste de cloze. Imagem: Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic)

Teste com marcadores

Este teste consiste em pedir para as pessoas apontarem palavras ou trechos que as fazem se sentirem mais e menos confiantes em relação ao seu produto ou a sua solução.

(Descrição: Pessoa destacando texto com um marcador. Imagem: ND Online)

E como realizamos os testes?

As avaliações de conteúdo são feitas, normalmente, durante os testes de usabilidade com nossos usuários. São realizadas pelos próprios designers, com a minha assistência ou participação.

Conta Azul Design

Conectando donos de negócio e contadores por meio do Design. Somos o chapter de Design da Conta Azul.

    Ludmila Rocha

    Written by

    UX Writer @ Conta Azul

    Conta Azul Design

    Conectando donos de negócio e contadores por meio do Design. Somos o chapter de Design da Conta Azul.