Verificando a experiência de uso com testes beta

Carolina Ribeiro
Mar 28 · 4 min read
#PraCegoVer: Folha de caderno, com um desenho de um rosto feliz, um rosto neutro, um rosto triste e uma caneta apoiada ao lado.

Por que fazer um teste Beta?

Ao longo das nossas pesquisas entramos em contato com nossos clientes algumas vezes: entrevistas para entender suas dores e suas expectativas, dinâmicas de cocriação e também testes de usabilidade das hipóteses de soluções desenhadas.

E como fazemos na Conta Azul?

No meu último artigo aqui no blog, compartilhei com vocês um dos projetos no qual venho trabalhando: a ampliação das permissões dos perfis de acesso da Conta Azul. E foi justamente por meio dele que comecei a realizar testes Beta. Somente neste projeto, já realizei cinco testes Beta (um a cada lançamento) e conto a seguir como tem sido esta experiência.

Seleção de usuários

O primeiro passo é definir o número de pessoas para participar do teste Beta. Determinamos este número considerando que existe um funil das pessoas que vão: receber o convite por e-mail ou via plataforma, ler, aceitar, utilizar o recurso e, por fim, topar falar conosco.

Divulgação

Enviamos o convite para nossos clientes conhecerem um recurso ou funcionalidade em um canal de comunicação disponível dentro da nossa plataforma. Depois disso, a partir do primeiro retorno positivo deles em relação a participar dos testes, continuamos com os contatos.

Acompanhamento de uso

Ao planejar um teste Beta é interessante mapear vários cenários de uso, ou seja, vários jeitos possíveis de chegar até um recurso ou funcionalidade e de utilizá-lo.

Hora da pesquisa

Previamente, definimos um número mínimo de pessoas que precisam estar utilizando o recurso para iniciar nossa análise. Quando esse número é atingido, começamos com as pesquisas. Eu costumo fazer em duas etapas, à luz do nosso Processo de Design de Produto da Conta Azul:

  1. Envio de pesquisa online: Após ligar, envio uma pesquisa por e-mail, para os usuários que não puderam atender as nossas ligações.
Ligações a usuários sendo realizadas por chamada de vídeo na nossa sede / #PraCegoVer: Duas mulheres, designers da Conta Azul, sentadas em frente a um computador durante ligação para teste com cliente

O que é importante saber

Nas ligações e na pesquisa procuramos responder às seguintes questões: motivação do cliente para usar o recurso ou funcionalidade, se o que desenhamos atendeu a necessidade da empresa dele, se houve alguma dificuldade no fluxo de configuração deste recurso ou funcionalidade e o quão satisfeito o cliente está com este lançamento.

  • Precisamos fazer alguma alteração?;
  • Essa alteração pode ser feita em um próximo lançamento, ou precisa ser feita agora?;
  • A funcionalidade está pronta para ser lançada para toda a base?.
Capa de uma apresentação de resultados que apresentamos para o time / #PraCegoVer: Laptop aberto em uma tela azul de apresentação na qual se lê: “Acompanhamento de uso de permissionamento”

Conta Azul Design

Conectando donos de negócio e contadores por meio do Design. Somos o chapter de Design da Conta Azul.

Carolina Ribeiro

Written by

Product Designer @ Conta Azul, viajante e louca dos gatos

Conta Azul Design

Conectando donos de negócio e contadores por meio do Design. Somos o chapter de Design da Conta Azul.