Design como ferramenta fundamental de crescimento dos pequenos negócios em meio a Pandemia

Manu Carrazzoni
Design em Tempos de Pandemia
8 min readDec 12, 2020
Fonte: Foto de Edward Jenner, retirada do Pexels.com

O design na pandemia do Covid-19

A pandemia causada pelo Coronavírus trouxe muitos problemas para o mundo inteiro, e isso gerou um grande impacto negativo principalmente para os pequenos negócios. Nesse momento, diversos empreendimentos perceberam e sentiram na pele a necessidade de buscarem ajuda para adaptar o seu negócio às necessidades urgentes que o mercado exige para se manter vivo no momento atual. Por isso, é importante pensarmos em algumas informações sobre a atuação do design em tempos de pandemia, a adaptação e migração urgente de empreendimentos locais ao meio tecnológico, como o design pode ser uma ferramenta importante para negócios locais em meio a uma crise e com isso uma consequência “explosão” do design na pandemia do Covid-19.

“Nosso trabalho vai além de fazer uma interação linda que será admirada por pessoas do mercado de design. Tudo que estamos vivendo agora, nos ensina muitas coisas sobre o trabalho e o papel de um designer na construção de uma sociedade que se sente acolhida de forma única. ”

Rogério Pereira (Ux designer)

Atuação do design em tempos de pandemia

O design sempre teve inerente a busca por solução de problemas e adaptações de projeto, aplicações e alternativas necessárias para a sociedade que vivemos, criando sempre possibilidades criativas e inovadoras. Com o avanço do coronavírus pelo mundo todo, nós tivemos nossas rotinas impactadas e drástica e repentinamente alteradas.

Fomos obrigados a ter mudanças nas formas de trabalhar, estudar, socializar e até de pensar. Novos rumos estão sendo decididos a cada dia e o trabalho de diversas áreas em união está fazendo novas descobertas.

O design, mais do que nunca, está atuando diretamente nas soluções para os novos problemas que a sociedade vem enfrentando diante do surgimento da pandemia.

“Tão logo transformamos os problemas em perguntas, as ideias criativas para resolvê-los começaram a aparecer”

Dr. Frederik G. Pferdt (Think with google)

Concursos, eventos e campanhas de design também foram realizadas, buscando incentivar esse processo de descobertas e soluções de design, em especial com impacto social.

Fonte: https://www.assespropr.org.br/ Foto retirada do site inteligenciaeinovacao.com

Essas campanhas geram uma rede de propagação de ideias e de trocas de conhecimentos dos profissionais (e estudantes) da área.

Adaptação e migração de empreendimentos locais ao meio tecnológico

Estamos vivendo em um mundo que já corria rapidamente para uma vivência extremamente digital, porém a pandemia fez ressaltar a urgência dos empreendimentos estarem preparados e adaptados para essa nova realidade.

A cada dia surgem novas tecnologias e o ser humano precisa adaptar-se a novas ferramentas e meios de comunicação para ser parte atuante. Essa transformação digital inadiável antecipou algumas tendências e propostas que poderiam surgir daqui a muito mais tempo.

Sendo assim, nesse período atual, a tecnologia se encontra na linha de frente para encarar esse novo cenário.

Partindo da perspectiva de incerteza do cenário atual, não é possível prever o que mais podemos enfrentar. Porém, de uma coisa tenho certeza: nossa realidade nunca mais será como antes. O propósito das organizações terá que se transformar. Ter como objetivo maior ajudar as pessoas e defender a saúde dos cidadãos, tendo a tecnologia como aliada, será imprescindível para um cenário mais positivo nos próximos anos que virão.

Daniel Leipnitz (Dir. Corporativo e de Relações Humanas na Visto Sistemas, Presidente do Conselho da ACATE e VC da ANPROTEC)

Design como uma ferramenta importante para negócios locais em meio a uma crise

A sociedade percebeu que os pequenos empreendimentos seriam diretamente afetados, devido a diversos fatores como: pouca circulação de pessoas nos estabelecimentos, dificuldades para conseguir se adequar às regras sanitárias para a contenção do vírus, evitar aglomeração nos estabelecimentos e cortes e redução de despesas devido à crise econômica mundial.

Em especial o contexto econômico gritante pelo qual passamos, onde muitas famílias perderam seus empregos e não conseguem gerar renda suficiente nem para as necessidades mais básicas.

Com isso, o design se tornou protagonista em meio a pandemia, tornando-se um fator que pode mudar a realidade de pequenos empreendimentos locais.

Fonte: Site Beyond the hedge creative

“A internet é uma ferramenta poderosa que ajuda a minimizar tudo que está acontecendo. Nosso papel, como designer, é fazer o melhor uso disso tudo para que as pessoas não sofram mais do que já estão sofrendo.”

Rogério Pereira (UX Designer)

O design pode proporcionar: criação de produtos ou serviços diferenciados, criação de uma marca forte e pregnante, melhor posicionamento, identidade visual embasada e criativa, materiais de divulgação, planejamento de espaços, trabalhos com e-commerces, aplicativos e plataformas diversas, além de ajudar a entender os clientes e as suas reais necessidades, entre outros inúmeros serviços que fazem toda a diferença na atração de novos consumidores e na fidelização dos consumidores já existentes.

Na Ômega Design, as sugestões de design influenciaram mudanças em todo o layout da indústria, uma outra atuação que a área pode ter e proporcionar efetivando e sugerindo mudanças.

“Os departamentos são indicados por cores, colocamos sinalizadores no chão, mudamos o roteiro de produção”, afirma Camila Bueno, coordenadora de Comunicação da empresa.

Como uma das provas disso, podemos citar algumas histórias de empreendedores de todas as regiões do país, segundo o portal do empreendedor, que investiram no design e conseguiram aumentar a competitividade, expandir a clientela e o faturamento.

Um dos micro empresários participantes do programa de integração do Sebrae, também citou em entrevista, que com o investimento no design, o seu faturamento subiu até 40%.

Outro portal que relatou o crescimento de pequenas empresas com uso de métodos e inserção de design foi o “Pequenas empresas & grandes negócios”. Segundo reportagem, o design pode mudar a realidade de pequenas empresas.

Em um texto no site do portal, também há o relato sobre iniciativas e programas do Sebrae que auxiliam os pequenos comércios a inserirem o design e estratégias de marketing no seu âmbito empresarial.

“O Sebrae conta ainda com uma ferramenta on-line no portal pela qual o empresário pode identificar o nível de utilização do design na empresa. Ele também pode receber orientações preliminares que o ajudarão a perceber as várias formas de se beneficiar do design.”

Site Pequenas Empresas & Grandes negócios

Fonte: Pinterest — Arte e Design by Mônica Fuchshuber

Um dos motivos para essa aliança da população com os pequenos empreendimentos, é o aumento da sensibilização por parte dos indivíduos. Com o isolamento social, muitas pessoas passaram a refletir sobre seus valores e atitudes, o que acarretou em uma onda de empatia. A população encontra-se também com mais tempo, o que foi excelente para gerar projetos e ações, inclusive com fins beneficentes e motivacionais, para um determinado fim maior dos comerciantes e produtores locais, que se encontravam em situação frágil em decorrência da pandemia.

Fonte: Twitter Sebrae

“Acreditamos que a empatia é um dos talentos mais importantes para o futuro” Dr. Frederik G. Pferdt — Think with google

Visto isso, também foram elaborados novos sites, aplicativos e plataformas que surgiram com o intuito de promover e propagar cada vez mais essa cultura.

Um exemplo disso é o “Apoie o local”, o sistema surgiu durante a pandemia e a equipe conta com empresários, artistas, programadores, designers, especialistas em tecnologia, comunicadores e empresas financeiras.

Fonte: Folha de São Paulo

O projeto resultou em um portal online ,voltado para micro e pequenos empreendedores, que tem como objetivo a divulgação e contratação de serviços de forma gratuita embasada na empatia nesse momento de crise.

Fonte: divulgação / site e Instagram Apoie o Local (@apoieolocal_)

Diante de tudo que foi apresentado, podemos observar o recorrente aumento da procura de designers no mundo todo. A busca é para os mais diversos fins, como vimos em alguns exemplos de atuação citados no decorrer desta publicação.

Conforme debatemos em uma das aulas da disciplina Design em tempos de pandemia (Tópicos I), a maioria de nós percebeu que os pequenos negócios sentiram uma necessidade muito grande e urgente de contratarem algum de nossos serviços para adequar-se ao momento vivenciado na pandemia e também de conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho e as áreas de atuação.

Podemos dizer que o design “explodiu” no decorrer da pandemia, ganhando muita visibilidade mediante aos novos problemas enfrentados na sociedade com o “novo normal”. Esse protagonismo do design em um momento tão delicado, reforçou a grandiosidade da nossa profissão e a carga social que carregamos mediante as coisas que produzimos.

Nos relembrou também da responsabilidade que temos ao colocarmos nosso trabalho no mundo e acerca do poder de influenciar os seres humanos através de nossas criações e projetos.

Também foi possível identificar a ligação desse tema, com um trabalho realizado na disciplina de Introdução ao Design Digital (do curso de Design Digital). Onde os alunos escolheram um empreendimento local para realizar um projeto de site (criação, redesign ou e-commerce),dando a oportunidade de aplicar o nosso conhecimento mediante às necessidades reais de cada pequena empresa e ter uma aproximação da faculdade com os problemas que a sociedade enfrenta no seu dia a dia.

Posto isso, a pesquisa geral acerca do tema e as discussões levantadas, apresentaram alternativas para nos aproximarmos de pequenos empreendimentos através dos nossos conhecimentos, e aplicar soluções, a fim de colaborar com o presente contexto.

Referências:

Rosane Queiroz. Plataformas de compras levam socorro a pequenos negócios na pandemia. Folha de São Paulo, SP, 16.abr.2020 às 17h39.Folha de São Paulo, site para acesso: https://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2020/04/plataformas-de-compras-levam-socorro-a-pequenos-negocios-na-pandemia.shtml

https://acontecendoaqui.com.br/tech/sebrae-integra-campanha-compre-do-pequeno-ao-startupsvscovid19-para-ajudar-pequenos-negocios

https://blog.highdesignexpo.com/cenrios/painel-high-design-por-que-o-design-importante-durante-e-aps-uma-pandemia

https://medium.com/alterego-agency-design/design-para-pequenos-neg%C3%B3cios-por-onde-come%C3%A7ar-57e4af82f63c

https://www.nsctotal.com.br/noticias/a-tecnologia-durante-tempos-de-pandemia

https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/11/design-muda-realidade-de-pequenas-empresas.html

http://www.saocarlos.usp.br/concurso-busca-iniciativas-de-design-para-solucionar-problemas-da-pandemia/

https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/futuro-do-marketing/eficiencia-criativa/como-o-design-thinking-pode-transformar-o-trabalho-em-equipe-durante-pandemia/

--

--