Horgânicos

Horgânicos
Design Experimental
2 min readDec 10, 2016

1- Conceito

Um aplicativo que possibilita a troca de alimentos entre pessoas que possuem hortas compartilhadas ou a venda desses produtos para pessoas que buscam uma alimentação mais saudável, já que o alimento produzido nessas hortas são geralmente orgânicos. O aplicativo criará uma maior interação entre os hortelões, possibilitando o acompanhamento do dia de colheita de cada Horta, os pontos físicos de trocas, e a pontuação de cada alimento . Essa pontuação varia de acordo com a dificuldade é tempo de colheita, ou seja um alimento que tem um maior tempo de plantio terá sua pontuação valorizada. O aplicativo conta também com uma página de dicas para sua plantação, e um chat para troca de informações.

2- Processo

O briefing que recebemos pedia a criação de uma ligação entre horta e compartilhamento familiar. Logo, tivemos a ideia de criar um aplicativo que ajudasse na administração de hortas urbanas, já que, graças a nossa pesquisa anterior vimos que esse era um dos problemas que impedia o avanço das hortas. Porém achamos que podíamos evoluir mais essa ideia, então pensamos em usar esse aplicativo para também promover a integração de pessoas que tem hortas e se interessam por elas através da troca de alimentos produzidos. Já tinhamos isso definido, quando o Renan entrou o grupo, e incomodado com o fato de todos os outros grupos estarem criando aplicativos, sugeriu que houvesse um ponto fixo, para que a criação desse ambiente, algo como uma feira, estimulasse ainda mais as trocas. Aprimoramos essa ideia, e definimos os detalhes do aplicativo, e logo em seguida dividimos as tarefas de cada membro do grupo, para que ninguém ficasse sobrecarregado.

3- Vídeo

O nosso processo aconteceu de forma harmónica, embora alguns membros do grupo tenham trabalhado bem mais que outros, e um em específico não tenha feito nenhuma contribuição no processo de criação.

Acredito que não passamos da segunda fase por não termos definidos alguns aspectos importantes para o desenvolvimento do aplicativo, embora eu acredite que nossa ideia em si era melhor do que a do grupo para quem perdemos, o aplicativo deles estava mais bem definido e desenvolvido do que o nosso.

Poderíamos ter pensado mais em como as trocas ocorreriam, se seria uma boa ideia sermos responsáveis por elas, ou apenas fazermos essa ponte entre pessoas interessadas nessa troca. Outro aspecto que pecamos foi em não termos pensado em como lucraríamos apenas com o aplicativo, já que tinhamos pensado só no lucro partir dos pontos fixos de troca.

--

--