Projeto Clever
No dia da Primeira Avaliação (AV1), os grupos criaram briefings para serem trocados entre as equipes. O briefing fornecido para nosso grupo foi criado pelos alunos Sayuri Honda, Louise da Silveira e Tiago Bex.
O projetos desenvolvidos se enfrentam no Pitch Fight no IED, dia 30 de novembro de 2016.
A fim de resolver o briefing proposto, decidimos usar o diagrama de diamante duplo, desenvolvido pelo United Kingdom Design Council em 2005, como um modelo de referência. Assim, dividimos nossas atividades em quatro etapas: Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar.
Na primeira parte do desenvolvimento do projeto, exploramos o briefing e procuramos compreender o problema a ser solucionado para pudéssemos trabalhar.
A conversa envolveu todo o grupo, que falou sobre os seus interesses, experiências, problemas e pensamentos gerais, todos registrados em um caderno de anotações. Fomos levados a seguir o viés de transporte pelas referencias do briefing e por ser uma das responsabilidades do governo.
A partir dessa conversa e de um vídeo do TED, tivemos um insight para formar o desafio que iriamos resolver.
A partir do desafio escolhido, começamos a trabalhar na estrutura de duplo diamante. Em cada etapa foi utilizado um grupo de diferentes metodologias.
1. DESCOBRIR
Durante a fase de descoberta, nós escolhemos metodologias que nos trazem um resultado mais rápido, devido ao tempo limitado que tínhamos.
Metodologias utilizadas nesta fase:
Desk Research: Pesquisar por informações em vários canais, por exemplo, pesquisando na internet, livros, redes sociais e outros.
Pesquisamos dados como custos dos veículos (fixo e variável), emiSsão de CO², espaço que o veículo ocupa na cidade, custos do transporte público e taxi, etc. Também foi pesquisado sobre o aumento de serviços semelhantes ao Uber, medidas que os barram e o crescimento da frota de automóveis.
Matriz temporal: Depois de analisar a pesquisa, iniciamos uma atividade de brainstorming sobre o que nós pensamos que seria o comportamento do governo em relação a economia compartilhada no Passado, no Presente e no Futuro.
2. DEFINIR
Na fase de definição, reunimos todo o conteúdo que tínhamos para definir as regras gerais para a solução proposta.
Metodologia utilizada nesta fase:
Matrix QGN: Depois que discutimos nossas descobertas, as diretrizes do projeto foram definidas em três colunas: Queremos, Gostaríamos e Não Queremos.
Queremos: mostrar a melhor opção para o usuário (custo, pegada ambiental, tempo, conforto, etc).
Gostaríamos: relacionar com taxi, Uber, transporte público e outros meios de transporte; trabalhar junto ao governo e mostrar como pode se beneficiar com um tráfego menor.
Não Queremos: focar em como o governo barra serviços como Uber.
3. DESENVOLVER
Na etapa de desenvolvimento, criamos conexões entre as diretrizes do projeto com todas as informações levantadas. A partir destas ligações, discutimos em grupo e decidimos o que o serviço iria mostrar ao usuário. Resolvemos que o serviço calcularia apenas o custo financeiro do carro, por ser mais fácil de fazer o mockup.
Após a aula com a convidada Mariana Galindo e uma conversa com o professor Anderson Penha, percebemos que o projeto estava frágil.
Foi sugerido na aula pela colega de sala Fernada Bezerril, que poderíamos relacionar o serviço Clever com serviços de venda de carros, mas essa não é a nossa proposta. Queremos que o usuário pense em como usa o veículo. O carro usado para lazer não é o problema, mas sim o carro que sai todo dia ao mesmo horário e trajeto.
Fizemos uma vídeo conferencia e novamente utilizamos a Matriz QGN para refletir sobre o projeto.
Resolvemos que além do gasto financeiro, nosso serviço indicará a pegada ambiental e o espaço ocupado pela cidade. Também fornecemos uma plataforma de compartilhamento de experiencias, onde os usuários contam o que decidiram fazer após verem o gasto e o impacto que causam.
4. ENTREGAR
Na etapa da entrega, desenvolvemos um vídeo de apresentação da idéia, que deveria ter no máximo 1'30'' e os mockups para vender o serviço no dia do Pitch Fight.
O primeiro vídeo foi criticado pelo professor Anderson, pois apresentava o apena o problema que levou à ideia. Foi um erro de interpretação do grupo.
Não tínhamos muito tempo para alterar o vídeo, então mantivemos as imagens e mudamos os textos. Agora, com a ideia mais estruturada, foi fácil decidir o que dizer.
Mantivemos a frase “Em um mundo cada vez mais conectado, continuaremos isolados em nossas bolhas?”, por ser a ideia inicial para o vídeo.
Os mockups foram desenvolvidos para melhor entender como funciona a plataforma.
Escolhemos o fusca para estampar o logotipo do serviço porque o carro faz parte da cultura brasileira e normalmente era o primeiro carro que as pessoas tinham.
Os mockups mostram apenas o cálculo financeiro, mas esse não será o único cálculo a ser mostrado para o usuário.
SOBRE O CLEVER
Projeto desenvolvido por Bruna França, Bruno Cassapula e Zasha Arrieta.
Clever é uma plataforma que integra e facilita o cálculo do gasto com seu véiculo. Unindo tecnologia e design, esperamos ajudar o público a refletir sobre sobre como o custo do automóvel afeta seu cotidiano. E fornecemos um lugar para que eles compartilhem experiencias e suas decisões.