Bate-papo com Leo Eyer

Jaakko Tammela
DESIGN LEADERSHIP TODAY
2 min readJul 16, 2019

CEO e Diretor de design da Bold

"Hoje, quando perguntam o que eu faço, respondo dizendo que resolvo problemas de modo objetivo e encantador"

  1. Como você chegou na papel de lider ? Ou acha que ainda não chegou lá?

As coisas foram acontecendo naturalmente. Como nunca tive emprego formal e comecei trabalhando sozinho, primeiro precisei me organizar pra liderar meus próprios projetos. Em seguida, conforme fui montando minha equipe, procurei liderar sempre por exemplo.

2. Conte um pouco de como é o seu dia a dia, projetos, reuniões?

Quando recebemos uma proposta de projeto, primeiro avaliamos nossa sinergia com o cliente e nosso alinhamento de propósito com ele. Trabalhamos com pessoas e projetos nos quais acreditamos. Se temos essa sinergia, enviamos uma proposta. Sendo aceita, fazemos brainstorms coletivos e internos até chegarmos a uma solução para o problema. Nesse momento apresentamos nossa solução e avaliamos todos juntos se são necessários eventuais ajustes. Eu apresento todos os projetos pessoalmente para os clientes até o momento da aprovação. Pra nós é mais eficiente. Depois a equipe cuida dos desdobramentos e entregas.

3. Qual foi a última coisa que você “desenhou”?

Um logotipo para o Festival Ultrasonidos, de música latina contemporânea. Adoro tipografia e costumo desenhar rotineiramente tipografias e logotipos.

4. O que faz alguém ser um grande líder?

Acho que ser um grande exemplo, como pessoa e profissional.

5.Por que você acredita que alguém te seguiria como um líder?

Por acreditar nos mesmos valores que acredito.

6.Como você descreveria seu estilo de liderança?

Por exemplo e mão na massa sempre que necessário.

7.O que te encanta e te preocupa mais nesse papel?

Formar profissionais com personalidades e caminhos próprios, capazes de trilhar seus rumos pessoais e profissionais.

8. Qual maior desafio que já passou com o seu time e ou organização enquanto líder?

A recessão que estamos atravessando é um enorme desafio para uma empresa que procura projetos alinhados com seus propósitos e não apenas qualquer projeto rentável.

9. Quais são os maiores desafios de um novo líder der design?

Posicionar sua empresa de forma a atrair os clientes certos, com desafios relevantes tanto para a empresa como para a equipe.

10. Qual o maior desafio do design hoje?

Ser compreendido em todas as suas variações. Hoje, quando perguntam o que eu faço, respondo dizendo que resolvo problemas de modo objetivo e encantador.

11. Qual feedback te deixa feliz?

Ver um projeto ser bem sucedido.

12. Se pudesse voltar no tempo e te dar um conselho, qual seria?

Seguiria meu coração, como sempre fiz.

Conheça mais sobre o Leo Eyer e a Bold.

--

--

Jaakko Tammela
DESIGN LEADERSHIP TODAY

Design executive helping companies connect with people. English is NOT my first language. www.jaakko.com.br