Como criamos vídeos a partir de artigos do blog da Aegro

E alguns aprendizados que tivemos

Pedro Silveira
Design na Aegro
7 min readDec 14, 2021

--

Autores: Pedro Silveira e Rafael Campos

Introdução

O blog da Aegro, o Lavoura10, é o nosso principal canal de conteúdo voltado para o agro. Nele são publicados diversos artigos sobre os mais variados assuntos relevantes para o produtor rural. Por meio dos materiais que são divulgados por lá, a Aegro busca educar o setor, criar uma relação com o nosso público, se posicionar como uma autoridade no assunto e alimentar o nosso funil de vendas com potenciais clientes.

Com o objetivo de replicar o sucesso do blog para o canal do YouTube da Aegro, o Squad Audiovisual, um grupo formado por colaboradores de diferentes áreas do Time de Marketing (Conteúdo, Product Marketing, Branding e Redes Sociais), é responsável pela criação de vídeos que falam sobre o conteúdo dos artigos do Lavoura10. São vídeos com uma linguagem simples, direta e acessível, que transmitem os aspectos mais importantes dos textos de uma forma que cativa o espectador, o instigando a saber mais. Veja um exemplo:

Vídeo sobre conteúdo do blog

Neste texto você entenderá como funciona o processo de criação de um vídeo de conteúdo do Lavoura10. O desenvolvimento é dividido em três etapas:
Pré-produção, Produção e Pós-produção.

Obs: Existem ainda outras partes importantes do processo, como a escolha de palavras-chave, criação de thumbnails, ajustes no SEO dos vídeos, entre outros. Nesse texto, focaremos no aspecto da produção do vídeo em si.

Veja a seguir o que acontece em cada etapa, quem está envolvido e quais são os resultados.

Pré-produção

A pré-produção é a etapa em que ocorre o planejamento de todos os aspectos necessários para a criação do vídeo. Essa etapa tem o envolvimento de diferentes times e tem o objetivo de otimizar o processo de captação do vídeo, bem como de facilitar a etapa da pós-produção.

Veja no fluxograma a seguir a ordem dos passos que tomamos:

Legenda: A — Agrônomos; B — Time de Branding; C — Time de Conteúdo; P — Time de Product Marketing; SA — Squad Audiovisual.
Legenda indicando os times e as siglas
Fluxograma: Artigo do Blog (A, C), Roteiro (P, C), Alinhamento de roteiro (SA); Distribuição de tarefas e prazos (SA)
Fluxograma: Pré-produção

Conteúdo

O conteúdo dos vídeos é criado pelo Time de Conteúdo, que faz a adaptação de artigos do Lavoura10 para o formato de roteiro audiovisual. A escolha do artigo a ser adaptado leva em consideração fatores como assuntos atuais, popularidade do artigo, identificação com o público-alvo e com os objetivos da empresa.

Roteiro

A adaptação do artigo para um roteiro audiovisual busca manter a fidelidade das informações, sendo realizadas apenas alterações a fim de prender a atenção do espectador pelo maior tempo possível do vídeo. Durante a criação do roteiro, são sinalizados pontos do vídeo que necessitam de lettering ou elementos visuais para facilitar a compreensão do conteúdo. A introdução e encerramento do vídeo trazem lembretes para que o espectador explore o nosso canal do YouTube e mostram outros vídeos com conteúdos relacionados.

Reunião de alinhamento

Antes da gravação, é marcada uma reunião de alinhamento do Squad Audiovisual. Nessa reunião são decididos detalhes como o dia que o vídeo será publicado, quais elementos visuais serão usados no vídeo e como serão os desdobramentos para as redes sociais. No final da reunião, são atribuídas tarefas e prazos para a conclusão dos processos que acontecerão até o dia da publicação do vídeo, como gravação, edição e revisão.

Produção

Nessa etapa ocorrem todos os processos necessários para a captura de áudio e vídeo na locação.

Veja no fluxograma abaixo os passos e times responsáveis:

Fluxograma: Preparação (B), Testes de áudio e vídeo (B), Captação (B); Checagem de áudio e vídeo (B)
Fluxograma: Produção

Gravação

A primeira coisa a ser feita ao chegar no local é a preparação dos equipamentos. São realizados testes de câmera e de níveis de áudio com a pessoa que será gravada.

O cenário contém poucos elementos e cores neutras para facilitar a inserção de elementos visuais na edição. Também utilizamos plantas sempre que possível para compor as cenas. Veja na imagem a seguir um exemplo de cenário:

Exemplo de cenário

A captação de áudio e vídeo são feitas separadamente e sincronizadas posteriormente. Assim como o vídeo, captamos o áudio em alta qualidade, o que nos possibilita usar esse conteúdo também em plataformas como o Spotify e o Telegram.

No final da gravação, os arquivos são descarregados para um computador e verificados ainda no local, o que possibilita a regravação do vídeo caso ocorra algum problema.

Pós-produção

Essa etapa envolve desde os processos de edição dos vídeos e áudios captados na diária de gravação até a revisão e finalização do projeto.

Veja as etapas e seu encadeamento no fluxograma a seguir:

Fluxograma: Sincronização dos arquivos de áudio e vídeo (B); Tratamento de áudio (B); Montagem (B); Tratamento de cor (B); Animações (B); Revisão (SA); Exportação final (B).
Fluxograma: Pós-produção

Montagem

Iniciamos o processo de edição com a sincronização dos arquivos de vídeo e áudio. Para a edição, o software que usamos é o Premiere Pro.

Aprendizado: Depois de sincronizar os arquivos, deixamos os áudios com a voz numa mesma faixa de áudio. Assim, os efeitos para tratamento do áudio podem ser aplicados nessa faixa e afetam todos os áudios simultaneamente.

Após esses processos, começa a montagem. Selecionamos as melhores versões dos vídeos gravados e montamos de acordo com o roteiro. Por ser um conteúdo educativo, a edição prioriza a clareza das informações, sem cortes bruscos.

Por fim, é feito o tratamento das cores e inserção da trilha. A correção das cores tem o objetivo de mantê-las o mais próximo da realidade possível, com um tom natural e agradável. A trilha usada é a mesma de todos os conteúdos do Lavoura10, o que funciona como um ponto de identificação com a marca. Ela tem um ritmo calmo e é inserida em um volume que não interfere nas informações do vídeo.

Animações

Assim que a montagem é finalizada, é exportada uma versão do vídeo sobre a qual as animações serão inseridas. Utilizamos atualmente três tipos de animações:

  • Lettering
  • Elementos gráficos (Marcas, ícones e ilustrações)
  • Telas e mockups

Aprendizado: Em nosso Guia Audiovisual, um documento que compila informações, requisitos e recomendações sobre a produção de vídeos na Aegro, temos uma seção apenas para animações. Dessa forma, é possível manter uma coerência na linguagem visual da nossa marca para produções futuras.

De forma geral, a animação nos vídeos da Aegro deve passar a sensação de tranquilidade ao usuário, mostrando o profissionalismo da empresa através de movimentos fluidos e simples. Com os vídeos do Lavoura10, buscamos passar as informações para o produtor de forma eficiente e direta, e as animações devem ser um auxílio para que as informações sejam absorvidas de forma mais fácil.

Versão inicial

Assim que as animações são finalizadas, renderizamos uma versão inicial do vídeo para revisão. São atribuídas tarefas às pessoas envolvidas no projeto para revisar a versão exportada em relação a diversos aspectos, de acordo com a sua atuação dentro dos times. Por exemplo:

  • Conteúdo: verifica se os letterings estão todos corretos, sem erros de português e se são suficientes para apoiar o conteúdo;
  • Product Marketing: confere se as telas e mockups estão de acordo com o que está sendo apresentado;
  • Branding: revisa se a utilização da marca está correta, se o timing do vídeo está bom, e se as ilustrações e ícones fazem sentido no contexto.

Aprendizado: Para agilizar o processo de revisão, passamos a exportar a versão inicial com uma qualidade menor do que o vídeo final. Dessa forma o tempo de renderização é menor e ainda possibilita a análise de todos os fatores que precisam passar por revisão.

Finalização

Após receber o feedback a respeito da versão inicial, o vídeo retorna para a edição para a realização de ajustes e correções. Como o processo de criação dos vídeos envolve diversos times desde o seu planejamento, na maioria dos casos temos poucos ajustes nessa etapa. O vídeo pode passar por alguns ciclos de revisão caso seja necessário.

Aprendizado: Com o tempo, percebemos que envolver pessoas de diversas áreas no briefing do vídeo ajuda a minimizar a quantidade de ajustes ao final do projeto.

Assim que todos os ajustes foram feitos, é exportada a versão final em alta qualidade, utilizando um preset personalizado para o YouTube, e já pode ser feito o upload do vídeo.

Evolução contínua

Como todos os processos na Aegro, a produção de vídeos está constantemente passando por melhorias. Aprendemos muito com nossos erros e acertos, sempre em busca de oferecer conteúdos audiovisuais de alta qualidade para os canais da empresa.

Além disso, a boa preparação e eficiência na comunicação entre os times é um aspecto fundamental para otimizar a execução dos vídeos dentro da Aegro. Como já comentamos anteriormente, desde que os times passaram a atuar juntos a partir do início dos projetos, diminuímos drasticamente a quantidade de revisões necessárias e garantimos entregas melhores.

--

--