Como vive uma UX Writer na Resultados Digitais

Julia Goncalves
Oct 7, 2019 · 4 min read

Oi! Eu sou UX Writer na Resultados Digitais, e vou compartilhar um pouquinho do meu dia a dia, o que eu faço, como eu vivo, o que eu como… 😜


Antes de me tornar uma UX Writer, eu trabalhei por 7 anos em agências de publicidade como redatora fazendo spots para rádio, anúncios de revista, jornal, PDV, promoção, blogs, redes sociais… enfim, fiz de tudo um pouco.

Mas foi quando eu entrei para uma startup que eu comecei a trabalhar com UX designers e a estudar o que era experiência do usuário, isso em 2016.

E desde então eu venho desenvolvendo textos para produtos digitais e eu amo o que eu faço e recomendo! ❤️

Lê-se em inglês tudo o que temos são palavras, tudo o que temos são mundos.
Lê-se em inglês tudo o que temos são palavras, tudo o que temos são mundos.

O que é UX Writing para você?

Pode arriscar, não tem certo nem tem errado!

As realidades das empresas mudam, existem empresas com times de UX já bem estruturados, outras que ainda estão num estágio inicial, e como você consegue desenvolver UX Writing no seu dia a dia pode mudar bastante.

Aqui na Resultados Digitais a escala é relativamente grande.

Eu sou a única UX Writer para 15 designers, num universo de quase 200 pessoas no time de produto. Então aqui eu já levanto o primeiro ponto de atenção: se você trabalha com times grandes, organizar bem as demandas é algo muito importante.

Eu conto com um PM que me ajuda nessa tarefa, e nós trabalhamos com Kanban. Eu já tentei lançar formulários para os designers organizarem as demandas, mas isso ainda não pegou 😣 Nessa experiência de tentativa e erro de organização, o que eu tenho feito é dividir a minha agenda para dar vazão aos meus projetos paralelos, como o Guia de estilo de escrita, e às demandas pontuais dos designers.

Mas eu não trabalho só com designers. E aqui vem o segundo ponto de atenção: eu trabalho com pessoas de várias áreas, desde o time de suporte, product marketing, branding até sucesso do cliente.

E porque que eu preciso dessa linha direta com todas as áreas?

Porque o tom de voz da marca deve ser um só.

O texto do branding é pensado para sensibilizar o ser humano, em como eu gero uma conexão emocional entre a minha marca e as pessoas, o do marketing é desenvolvido para engajar, que a pessoa vire um cliente e ele se mantenha assim. Já o do UX Writing é concebido para guiar o usuário dentro do produto.

menino gritando em um microfone
menino gritando em um microfone

Mas o produto é o mesmo, então é essencial que todas essas áreas conversem para que a história seja consistente em todas as etapas de contato com as pessoas. Eu não posso falar com um tom de voz num email marketing, outro nas redes sociais, e um terceiro dentro do produto.

E mais do que isso, eu preciso entender a fundo o meu usuário, como ele pensa, como ele age, como ele usa a ferramenta, e isso pode vir do time de Sucesso do Cliente e do Suporte, por exemplo.

E aí quando você entende essa relação de quase simbiose entre as áreas fica mais fácil entender a real importância de um bom relacionamento entre as áreas, seja qual for a sua empresa.


E como nós, UX Writers, podemos fazer o nosso trabalho da melhor maneira a ajudar o time, a empresa, e os usuários?

Imersão na empresa e nos produtos

Eu busquei participar de conversas com os usuários, corri atrás dos tickets do suporte, tudo isso com a intenção de entender os diferentes contextos, o universo semântico e as perguntas que eles faziam a cada etapa da experiência. E vale lembrar sempre: não é o que eu acho que funciona. É se funciona para o nosso usuário.

Linha direta com outros times além de Design

Colegas do Marketing, Branding, Sucesso do Cliente e Suporte podem ser grandes fontes de insights e verdadeiros parceiros para entender a fundo o usuário. Criar uma atmosfera de colaboração entre todas as áreas que impactam no produto pode parecer difícil dependendo da empresa em que você está trabalhando, mas acredite, no fim todo mundo sai ganhando.

Ferramentas

Uma das primeiras entregas de um UX Writer é um Guia de estilo de escrita. Ele me ajuda a não me tornar um gargalo para o meu time, e dar mais velocidade e autonomia para os designer. Quanto mais prático melhor, com exemplos do que fazer e do que não fazer (seu time vai agradecer!)


Para fechar, se você é UX Writer, quer ser ou quer ter um no seu time, lembre-se que o nosso objetivo no fim do dia é facilitar o diálogo entre um sistema e uma pessoa, e que esse diálogo deve ser legal, uma conversa de verdade…

Quando a pessoa entende o que o seu produto está “dizendo”, e consegue alcançar os seus objetivos então a gente tá no caminho certo.

Afinal, o intuito do UX Writing deve ser sempre o de ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos, buscando entender como elas se sentem, o seu vocabulário e a forma como elas raciocinam.

E se isso tudo acontece, e você ainda consegue se distinguir da concorrência, então parabéns!

UX Resultados Digitais

Experiências do time de design por trás do RD Station

Julia Goncalves

Written by

UX Writer

UX Resultados Digitais

Experiências do time de design por trás do RD Station

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade