Definindo metas tangíveis com OKR’s

Entenda o que é OKR e como ele pode estruturar seus objetivos.

Leonardo Salvador
Design RD
Published in
3 min readJan 30, 2017

--

OKR — Objectives and Key Results, é uma metodologia capaz de gerar um alto engajamento em volta de metas dinâmicas e mensuráveis, planejadas em uma fração de tempo que geralmente é de um trimestre, criando foco e senso de priorização capaz de alinhar o esforço da equipe e garantir que todos trabalhem para alcançar o mesmo objetivo.

Essa metodologia foi criada pela Intel mas foi com o Google que ela se popularizou e o responsável por isso foi John Doerr, um dos investidores de risco mais bem sucedidos atualmente. Com o sucesso no Google logo outras empresas como Dropbox, Linkedin e Twitter passaram a utilizar os OKR’s. Em 2016 a Resultados Digitais adotou a metodologia de OKR’s para direcionar todas as áreas da empresa e desde então vem obtendo resultados bem expressivos.

Atuando como um disseminador do propósito da empresa os primeiros OKR’s facilitam a execução da missão buscando alcançar a visão da organização. Para que isso aconteça são criados OKR’s anuais que tem como origem as diretrizes culturais da mesma.

Existem várias diretrizes que podem dar origem aos OKR’s, as mais comuns são: Missão e Visão, Critérios de Sucesso para o ano e ainda Planejamento Estratégico.

Objectives and Key Results

Os objetivos lhe dizem para onde ir, é aquilo que se quer alcançar e eles devem ser qualitativos, aspiracionais, ou seja, que motivem e desafiem as equipes, possuam prazo de conclusão, responsável e que possam ser questionáveis.

Cada objetivo tem Key Results que indicam como você pode alcançá-lo. Eles são seus critérios de sucesso e indicam se o que está sendo feito realmente está indo de encontro ao objetivo estipulado.

Imagine que em determinado trimestre você queira melhorar a qualidade de seu produto para manter a escala de seu crescimento e alcançar a satisfação desejada por seus clientes, dessa maneira alguns de seus “Key Results” poderiam ser:

Aplicando a metodologia conseguimos alguns benefícios diários que antes não eram tão visíveis, por exemplo: atingir e comemorar pequenas vitórias, planejar os próximos passos, cultivar a paciência e ainda nutrir o crescimento pessoal de cada membro da equipe.

Algumas dicas sobre OKR

  • Defina seus OKR’s anualmente e trimestralmente
    Um trimestre e um ano são prazos em que você realmente pode conseguir algo. Os mesmos prazos também podem ser usados ​​para avaliar a organização.
  • Procure setar poucos objetivos no início
    Cinco objetivos com quatro key results são o suficiente a cada trimestre, mais que isso só irá distraí-lo do que realmente precisa ser feito.
  • Torne seus key results desafiadores
    Pessoas que estabelecem metas desafiadoras conseguem resultados mais expressivos e chegam a atingir de 70 a 80% dos objetivos setados.
  • Key Results devem ter números
    Números permitem uma avaliação objetiva e criam um processo de aprendizagem.

A imagem abaixo descreve como seria uma Timeline de um ano depois de estruturado seus objetivos entre os quatro trimestres do ano.

Entendendo como são estruturados os objetivos do negócio o designer estará mais apto a sentir as necessidades reais dos projetos e buscar com maior clareza a resolução dos problemas junto a sua equipe, criando mais chances de atingir resultados expressivos e que estejam alinhados com os objetivos da organização.

--

--