Design Co-participativo na Resultados Digitais

Fabiano Meneghetti
Design RD
Published in
3 min readApr 10, 2017

Uma prática que temos feito com frequência aqui na Resultados Digitais é envolver profissionais de diversas especialidades no processo de design. A premissa é que a diversidade de ideias e de visões do produto consigam trazer uma solução mais rica em todos os sentidos.

De modo geral, muitas vezes nós designers começamos a trabalhar numa solução com pouca profundidade do problema, quase nenhuma visão de negócio e, às vezes, sem ter certeza se aquela solução trará valor ou não para o usuário e para a empresa. É aí que dinâmicas multidisciplinares entram na história.

O grande objetivo de reunir pessoas de outros times e outras áreas da empresa para discutir uma ideia é explorar conceitos e pontos de vistas diferentes para solucionar um mesmo problema. Com isso, pensamos diretamente no usuário e nos diversos momentos dele na jornada, ficando mais fácil identificar o que faz e o que não faz sentido, propondo assim a solução mais centrada possível no usuário.

Não quero entrar no mérito aqui dos tipos de dinâmicas aplicadas ou quais integrantes são chamados para cada pois acredito que essas decisões variam de acordo com cada cenário, tipo de projeto e estrutura de empresa. O importante é entender que categoria de problema é preciso resolver, quais metodologias poderiam ser aplicadas e quem poderia ser chamado à dinâmica para agregar valor. Essa é a principal sacada: pensar em quem tem relação com o problema a ser resolvido — seja técnico ou conceitual. São essas decisões que dão sentido para a atividade.

Podem ser sessões de brainstorming, card sorting, teste de usabilidade, mapas de empatia e jornada de usuário. Independente da atividade o ideal é que seja facilitada por um designer — que ainda é responsável por recrutar as pessoas que fazem sentido estar presentes. Essa facilitação pode começar com uma apresentação da dinâmica mostrando o objetivo e qual o resultado esperado ao final da atividade.

É interessante notar como o sentimento de colaboração é estimulado nos participantes simplesmente por fazerem parte do processo. O envolvimento de alguma forma na solução e saber o que vai ser feito de melhoria no produto demonstra que todos são importantes e devem contribuir para um design focado em resolver problemas.

Além de enriquecer o desenho da solução, dinâmicas fomentam a cultura de design na empresa. Além das atividades que são importantes em si, é interessante manter os resultados disponíveis a todos. Isso faz com que outras pessoas vejam a importância do design como ferramenta primordial para outras áreas — e não apenas como mais uma etapa no processo de desenvolvimento de produto.

--

--