Design Review: Nosso processo de alinhamento do chapter de UX

Aqui no time de produto do RD Station temos uma estrutura semelhante ao modelo Spotify, com times especializados, onde cada time possui Devs, QA, PM e Designer. Cada designer atua em um time diferente, com mesas separadas e trabalhando em features distintas. Esse modelo ajudou a escalar os processos dentro de um ambiente de produto mas trouxe problemas de alinhamento — que começaram a afetar diretamente a consistência de UX do RD Station.

Modelo Spotify de times autônomos

Além de não estarmos mais trabalhando com ideas compartilhadas, cada designer estava focado em seu time, sem contar com o olhar externo de outro profissional a na sua solução. Com essa nova estrutura, tínhamos dois principais problemas no chapter de UX que precisávamos resolver:

  • As features estavam ficando com inconsistências de interface nas soluções de UX;
  • Não havia compartilhamento de ideias, apenas 1 designer trabalhava na solução.

Para solucionar esses problemas, identificamos que seria preciso criar algum ritual ou rotina para manter todos na mesma página. Começamos fazendo daily meetings, reuniões diárias rápidas, onde cada um falava o que estava fazendo e todos ficavam a par dos diversas projetos de UX/UI no produto. Mas esse processo não escalava e não estava trazendo retorno. Primeiro porque quanto mais designer tínhamos na reunião, mais demorada ela ficava. Segundo porque cada um dos designer já havia feito uma daily com seu próprio time — o que tornava cansativo e improdutivo fazer dois repasses por dia. Terceiro: não estava solucionando nenhum dos dois problemas apontados anteriormente.

Design Review

Começamos a fazer reuniões semanais, separando um turno (normalmente, às tardes) do dia para o chapter de UX. A reunião consiste em reunir todos os designers em uma sala para repassar os projetos. Com isso, todos ficam a par de todos os projetos que estão acontecendo paralelamente. Chamamos essa reunião de Design Review — nossa querida DR semanal!

A dinâmica da DR basicamente é a seguinte:

  • Cada designer tem 5 minutos para apresentar o que trabalhou na semana e qual projeto trabalhará na próxima (importante vir com a mente aberta para receber feedbacks!);
  • As apresentações são sem interrupções, todos os outros apenas anotam as observações;
  • Ao final de todas as apresentações, repassamos projeto por projeto. É o momento de criticar, colocar considerações, tirar dúvidas e ajudar com ideias e alternativas para a solução apresentada.

Com isso conseguimos uma série de benefícios:

Manter designers alinhados

Ficou mais fácil identificar o momento de cada projeto, quais problemas os times estão atacando, em que status da solução cada designer está e com isso poder receber e dar feedbacks com mais frequência.

Explorar ideias e variação da solução

Durante a DR é o momento de sugerir novas opiniões e estressar possibilidades de uma solução. A tendência é uma solução ser mais rica quando é colaborativa, com mais de uma cabeça pensando em como resolver determinado problema.

Compartilhar conhecimento

Cada designer tem suas especialidades, seus gostos e suas fontes de pesquisa. Essa diversidade é o que torna interessante nosso time de produto. É durante a DR que podemos aprender mais uns com os outros. Além disso fomentamos um ambiente sadio de compartilhamento de críticas e ideias.

Consistência do produto e soluções compartilhadas

Um dos maiores ganhos foi a possibilidade de identificar logo cedo problemas que compartilhem da mesma solução, não correndo mais o risco de problemas distintos serem resolvidos de forma diferente sendo que podem ser pensados de forma genérica. Com a DR é possível explorar alternativas de soluções que consigam atender múltiplos times e mantenha a consistência do produto.

O que você achou do nosso processo? Faz algo semelhante com seu time por aí? Se você tiver alguma rotina pra compartilhar com a gente ou melhorias que poderiam ser feitas na nossa DR, fique à vontade para comentar!


Quer integrar a equipe aqui na Resultados Digitais? Acesse:
http://shipit.resultadosdigitais.com.br/trabalhe-conosco/