Respirando Design no Vale do Silício

Fabiano Meneghetti
Jun 11, 2018 · 6 min read

Em Maio de 2018 fui para São Francisco pela segunda vez. Incentivado pela Resultados Digitais, participei de um evento de design impressionante, o Awwwards Conference, e também visitei empresas como Google, Facebook, 99 Designs, Adobe e Airbnb, tudo na companhia do meu colega Josias Oliveira.

A RD tem esse programa de incentivo para enviar pessoas para lá, o objetivo é pesquisar e entender a evolução do mercado em todos os níveis, no nosso caso o assunto principal era design dentro do ambiente de produto.

Vou contar então um pouco do que vimos por lá e como foi essa experiência no berço da tecnologia.

Por dentro do escritório do Airbnb

Awwwards Conference - San Francisco

O evento aconteceu nos dias 10 e 11 de Maio de 2018, no Palace of Fine Arts, um local incrível, com ótima estrutura de auditório e um parque belíssimo para aproveitar os breaks ao ar livre.

Pessoal curtindo a hora do almoço no parque do Palácio de Finas Artes

A conferência reuniu designers e influenciadores da tecnologia que trabalham nos principais players do mercado, como Diogenes Brito (Slack), Val Head (Adobe), Claudio Guglieri (Microsoft), Cameron Moll (Facebook) e tantos outros. Foram tantas palestras ótimas que foi difícil separar o que incluir neste post, por isso procurei trazer aqui apenas os highlights das palestras que mais me impactaram e que possam trazer reflexão, não só para designers, mas para todos que trabalham com tecnologia.

Cameron Moll - Facebook

Quem abriu o evento foi Cameron Moll, fundador do job board Authentic Jobs e hoje Design Manager no Facebook. Ele já iniciou nos fazendo pensar sobre a importância da cultura da empresa e da organização de design, quais são os princípios que devem prevalecer e o que devemos valorizar.

Cameron Moll no palco do Awwwards

Um dos tópicos que ele trouxe é como valorizar pessoas ao invés de processos. Basicamente Moll traz 6 itens de "o que fazer":

People over process (6 six ways to that):

1. Listening before leading.
2. Don’t be a jerk to work.
3. Don’t let the minutia get lost in the essential.
4. Have strong opinions but hold on in the slushy.
5. Ship imperfect products. Perfection never ships.
6. People above culture.

Diógenes Brito - Slack

Diógenes é designer no Slack desde 2014. Antes ele trabalhou no Google, Linkedin e Squarespace. Sua palestra foi sobre como o designer pode - e deve - ter um lugar na mesa para discutir sobre os negócios da empresa, quais são as competências que esse designer deve buscar desenvolver e qual a importância do seu papel.

Diógenes Brito no palco do Awwwards

Para Diógenes, o designer deve dar suporte, promover e ter cuidado pelo seu produto. Abaixo a forma que ele mesmo trouxe:

Designer should have 3 special characteristics:

Facilitator: To support the team and help to reach the goal
Stewardship: Who promote and organize the process and protect from “baby uglies”
Connoisseurship: Who thinks in quality and every details is considered important

Aaron James Draplin - Draplin Co.

Draplin é designer gráfico, é daqueles caras que pensam e desenham de tudo no dia a dia. Ele fez quase um resumo da vida dele e de como o design o acompanhou, praticando muito, criando banners, logos, fontes, etc. Ele mostra que design é livre, basta pegar um papel e riscar, por isso não se contente com a primeira ideia, rabisque e experimente, muito!

Draplin no palco do Awwwards mostrando as aplicações da tipografia criada por ele

Vectors are infinity. So explore and draw a lot, don’t be focused on the first drawing, on the first solution.

Ryan Carson - Treehouse

Acompanho esse cara desde o Carsonified, foi uma grande referência pra mim desde o início da minha carreira. Fundador e CEO da Treehouse, ele trouxe uma palestra falando da importância de capacitar pessoas dentro da empresa, da diversidade na organização e de dar oportunidades para diferentes culturas e classes sociais.

Ryan Carson mostrando o fluxo de aprendizado que a Treehouse prega

Let’s create opportunities not just for white people. Let’s change the system together.

Tive a oportunidade inclusive de conversar um pouco com ele durante o evento, uma grande pessoa!

Me and Mr Carson

Demian Borba - Adobe

O Demian trouxe como foi o processo de criação do Adobe XD, desde as pesquisas iniciais para concepção do produto até os problemas que encontraram no meio do caminho.

Demian mostrando os 3 princípio do time Adobe XD

It’s cheap to be wrong on the first years, so test a lot earlier.

Jenny Gove - Google

Jenny é User Experience Research Lead no Google. Ela trouxe a importância de web apps para a experiência dos usuários e dados que mostram o crescimento de uso de desktop e browser em devices mobile.

Jenny Gove demonstrando os elementos em uma janela de Web App

A great web app has 4 principles, we called FIRE: Fast, Integrated, Reliable and Engaging.

Matias Corea - Behance

Matias foi um dos fundadores do Behance, mas hoje já vendeu sua parte da empresa. Ele trouxe o que fazer e o que não fazer para se começar uma startup. De uma forma bem dinâmica e direta, foi uma palestra de abrir a mente e refletir sobre vários aspectos em relação ao papel do designer na empresa.

Matias mostrando os primeiros rabiscos feitos a mão de concepção do Behance

Don’t outsource design:

- Have full-stack designers (architect, UX, UI)
- Someone who think in strategy
- Whom can be a Product Manager
- And whom can empower design!

Claudio Guglieri - Microsoft

Claudio é Creative Director na Microsoft, e trouxe a reflexão de como a UI pode ser mais natural sem pensarmos em questões como skeuomorphism ou flat design, mas elementos de design que sejam duradouros e não sigam tendências.

Guglieri mostrando a importância de tratar profundidade em design de interface

The real words of a more natural UI should think on these elements:

- Depth and color: give focus and hierarchy
- Materials and lights
- The role of the sound: how the sound and ringtones are made to seems natural

Navin Iyengar - Netflix

Navin é Product Designer com larga experiência em experimentos. Ele trouxe alguns exemplos da Netflix, onde praticamente tudo que vai pro ar é baseado em teste A/B, e de como os times tiram aprendizados de experimentos "perdedores".

Navin mostrando como ter o mindset de experimentos em produto

Hipóteses geralmente vêm de pesquisas, dados, entrevistas ou testes de usabilidade. Em geral, os experimentos deles são de larga escala, multi-variados e que atingem relevância estatística muito rápido devido aos milhões de usuários ativos.


Visita as principais empresas do Vale do Silício

Além de acompanhar o Awwwards, estivemos em algumas empresas por lá. Agendamos com antecedência um papo com os designers de Facebook, Google, Airbnb, Adobe e 99 Designs, todos brasileiros e que nos receberam extremamente bem.

Conversamos com eles sobre processos de design dentro de cada empresa, estrutura de times, processo de recrutamento de novos designers, onboarding, cultura etc. Em geral, as reuniões foram curtas devido ao tempo disponível deles, mas muito produtivas, direto ao ponto (ter um roteiro em mãos é boa dica) e com direito a um tour por cada escritório (estar em dupla também ajuda muito para conversar e capturar fotos ao mesmo tempo, é outra boa dica!).

Abaixo algumas fotos que resumem o quão intenso foram estes dias por lá.


Posso dizer que a experiência foi única e tenho certeza que assim que voltar a visitar o Vale, as experiências serão muito diferentes, pois lá tudo muda muito rápido sempre pensando na melhor forma de resolver os problemas, seja dos usuários externos ou internos. Dá pra entender o quanto Lean é algo intrínseco de todas as empresa, ser simples, enxuto, testando e melhorando. Continuamente!

Quer conhecer a melhor empresa para se trabalhar em Santa Catarina e integrar o time do RD Station?
Acesse, temos vagas »

UX Resultados Digitais

Experiências do time de design por trás do RD Station

Thanks to Josias Oliveira, Caroline Guilherme, Glauco C, Tiago Luiz, and Pedro Belleza

Fabiano Meneghetti

Written by

Designer @ Resultados Digitais. http://fabiano.me

UX Resultados Digitais

Experiências do time de design por trás do RD Station

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade