RD na UXConf BR 2017

Os 9 principais aprendizados na maior conferência de UX do Brasil

Josias Oliveira
Design RD
6 min readMay 29, 2017

--

Escrito de forma colaborativa com Pedro Belleza e todo o time de designers da Resultados Digitais

Estamos muito felizes com o fato da Resultados Digitais ter sido patrocinadora do evento. Para nós 2017 é o ano do design na RD e como prova disso esse ano tivemos 16 pessoas da RD presentes no evento, incluindo todo o time de design. Isso mostra o compromisso da RD em valorizar o design não só dentro da casa mas para toda a comunidade UX do Brasil.

Este é um apanhado super rápido de tudo que aprendemos na maior conferência de UX do Brasil. Um dos eventos mais bacanas, não apenas relacionado ao setor de comunicação e design, mas na forma como conceberam e organizaram o evento como um todo. Deram o exemplo recepcionando diversas pessoas de todo o Brasil e do mundo de forma acolhedora e super calorosa. A organização da UXConf BR soube como trabalhar com diversas culturas e fazer com que todas as pessoas se sentissem super a vontade.

Uma verdadeira aula de UX na prática sobre como transformar uma experiência em algo que é capaz de nutrir nossas mentes e nossa alma. Me senti parte de uma comunidade que tem por missão abraçar o mundo. Muito ambicioso? Não sei, mas que faz bastante sentido se gostamos de pessoas.

Foram muitos aprendizados, mas estes realmente foram os que mais marcaram durante o evento e serviram de inspiração para escrever esse post. Agora, sem mais delongas, vamos aos 9 principais aprendizados da UXConf BR 2017.

#1 Sobre processos colaborativos

Diversos workshops rolaram no primeiro dia de evento. Uma infinidade de metodologias e processos que permitem expandir os horizontes da criação e o trabalho participativo. Trazer o usuário para o centro das decisões e desmistificar a figura do designer genial que tem soluções para todos os problemas. Trabalhar aspectos relacionados a liderança a partir do exemplo, abandonar o apego a criação e permitir que mais pessoas contribuam para os aprendizados dentro dos processos de design.

#2 A importância das emoções em UX

Como usar o nosso conhecimento para o bem, ajudando outras pessoas. Perceber que existem tantas formas de usar o que sabemos em termos técnicos para ajudar os outros, mas que nem sempre isso é um processo fácil. É possível integrar a psicologia e conhecimento sobre comportamento humano para tornar interfaces frias em experiências agradáveis, que transmitam um pouco de calor humano e sentimentos. Tratar pessoas como pessoas e não apenas números ou dados.

#3 Sobre diversidade de gênero

Entender que nem todos se enquadram naquilo que a sociedade tenta impor. Que precisamos pensar novas formas de encarar o mundo a acolher as diversas escolhas sem julgamento. Quebrar o que conhecemos como status quo e abraçar mais pessoas em nossos projetos. O que para muitos pode ser uma palavra ou uma segmentação de lista, para outros pode ser motivo de constrangimento e segregação. Abandonar velhos hábitos e costumes que não contribuem para experiências colaborativas e acolhedoras.

#4 Como incluir mais pessoas além da nossa visão

Perceber que nem tudo que a gente faz, como designers, está adequado para todo mundo. Ter consciência que existem muitas maneiras de tornar a experiência para outras pessoas algo mais agradável. Precisamos expandir nossa visão, nossa mente e todo o conjunto de percepções sensoriais que fazem parte da interação humana com o mundo. O design é um campo de estudos que permite facilitar esse processo. Nós, como designers, temos uma grande responsabilidade diante do mercado. É o momento de avaliar se o que estamos fazendo é projetado para todos aqueles que precisam ser incluídos.

#5 Interfaces conversacionais

Projetar interfaces além da interface. Entender que uma conversa pode ser através da interface e que falar com um robo pode ser divertido. Compreender qual é o propósito de um chatbot, quais seus limites e como podemos integrar machine learning, projetando o futuro a partir de um produto mínimo viável. Entender que projetamos conversas para seres humanos, não para máquinas. E mais do que isso, poder ajudar marcas e empresas a se relacionar melhor com seus clientes, gerando experiências agradáveis e prazerosas. Seja através de um chat, de uma interface desktop ou um aplicativo.

#6 Café como um dos diferenciais

O café da UXConf BR 2017 estava maravilhoso. Servido pela Baden Cafés, além de ser uma delícia e feito na hora com toda dedicação por baristas extremamente competentes, foi oferecido gratuitamente pela organização do evento. Sim, free express coffee for all. Mas o que isso tem a ver com UX? Experiência. Café é uma espécie de carinho com energético em forma líquida. Oferecer isso para pessoas que são apaixonadas por café e que amam a bebida torna todo o ambiente mais agradável. Sabe aquela vontade de ter um barista sempre à disposição na empresa que você trabalha? Quem foi na UXConf BR sabe o que é isso.

#7 Conviver com todos é importante

Muitas vezes no nosso dia-a-dia acabamos ficando muito focados nos nossos projetos e desafios que por vezes ficamos um certo tempo sem conviver com outros Designers do time. Não apenas isto, mas o fato de toda a equipe de Designers estar presente no evento junto com alguns Product Managers da Resultados Digitais fez com que a gente pudesse conviver intensamente e fora do ambiente do escritório.

#8 UXconf BR além da UXConf BR

O evento é muito mais do que palestras e workshops, bebidinhas e comidas bacanas. A UXConf BR permite a oportunidade de conversar durante os intervalos com pessoas de outras empresas, culturas, países e realidades completamente distintas. Entender como eles enfrentam as dificuldades no dia-a-dia, quais os pontos em comum e quais as divergências. É excelente para levar uma sacudida profissional sobre qual o nosso papel na sociedade e o que estamos fazendo para constribuir com a comunidade. E mais do que isso, valorizar cada vez mais o nosso trabalho e a empresa na qual trabalhamos.

#9 O futuro da profissão UX

Muito se fala em automação das profissões e nessa seara podemos incluir também o trabalho de design visual, design de interação, UX design e por aí vai. Uma coisa é certa, todo o trabalho que pode ser feito por repetição será substituido por robôs. Cabe a nós, como profissionais, entendermos nosso papel no mundo e contribuir para o desenvolvimento de qualidades e atributos que não possam ser replicados de forma sistematizada. Certamente existem muitas competências que exigem este conhecimento e há um futuro brilhante pela frente para quem quiser participar deste processo.

Vem fazer parte da equipe da Resultados Digitais.

Acesse: http://resultadosdigitais.com.br/trabalhe-conosco/

A galera no stand da Resultados Digitais pronta pra iniciar a UXConf BR 2017. Foto: Josias Oliveira
Equipe da RD respirando os ares da UXConf BR. Foto: Charlene Cabral
PMs e Designers unidos para prestigiar a UXConf BR 2017. Foto: Fabricio Darosci
Nosso UX Manager Pedro Belleza e anfitrião da UXConf BR 2017. Foto: Josias Oliveira
Café incrível, quentinho e cremoso da Baden na UXConf BR 2017. Foto: Charlene Cabral
O time da RD gerando Leads no stand da Resultados Digitais. Foto: Charlene Cabral
Fabiano Meneghetti representando a Resultados Digitais com muita propriedade. Foto: Josias Oliveira
Fabrício Darosci, nosso Community Manager da Resultados Digitais. Foto: Charlene Cabral

--

--

Josias Oliveira
Design RD

Head of Product at Embraer @ex-Thoughtworks, ex-RD Station