Tudo que você precisa saber para escrever um empty state eficiente de verdade

Mari Ghorayeb
Design RD
Published in
3 min readMar 24, 2023

Guia com passo a passo de como criar empty states poderosos e canvas para começar a usar agora mesmo!

Página em branco, com caneta e café do lado.

O final de 2022 foi um momento de muita reflexão pra mim, em muitos sentidos. Além disso, era época de planejar o primeiro semestre de 2023 na RD Station, definir OKRs, pensar em entregas, analisar aprendizados do ano, internalizar e organizar feedbacks e definir evoluções… Eu amo! 💛

O clima de página em branco, de começar de novo, novas metas, nova rotina e adaptações me animam muito, principalmente quando o assunto é trabalho e carreira. Se tudo isso já me empolga naturalmente, aproveitei para jogar toda essa energia em um desafio recebido: fazer uma visão de futuro para Content Ops. [Em breve compartilho um texto aqui sobre o assunto].

O planejamento eu faço com base nas prioridades da empresa para cada BU (business unit) e vou descendo o racional para o “meu mundo”, até entender onde e como posso atuar para impactar nessas prioridades. Já a visão de futuro de Content Ops passou por uma definição da missão, Golden Circle, análise SWOT e análise de feedbacks que apareceram na retrospectiva do ano, feita com todo o time de design.

Depois de concluir essas duas tarefas percebi que tinha uma oportunidade em comum para 2023: melhorar a construção de empty state dentro dos produtos RD Station. Apesar dos direcionamentos básicos que já existem no nosso Manual de escrita para produtos, percebi que os designers não estavam sentindo o verdadeiro poder que um estado vazio tem para engajar as pessoas - e ainda alinhar isso com métricas de negócio!

Mais do que explicar o que é e como fazer, eu pensei em trazer para o time reflexões sobre o valor real do empty state, boas práticas, casos de uso, o que pensar para construir, o que este ponto de contato pode fazer e quais sensações ele pode causar em quem está usando o produto.

Hashtag não é só um textinho, frase muito usada por ux writers.

Decidi então seguir o mesmo padrão do Guia definitivo e canvas para você nunca mais escrever onboarding sem propósito. Ficou assim…

Documento com entrega final sobre como escrever um empty state eficiente, com objetivo, casos de uso, o que fazer ou não fazer, passo a passo para fazer o conteúdo, entre outros.
Como escrever um empty state eficiente de verdade!

Também fiz um canvas para ser usado como material de apoio no processo de criação da tela e facilitar o dia a dia do time.

Empty State Canvas, para facilitar a aplicação das boas práticas no dia a dia do time de design

Curtiu? Fique à vontade para compartilhar o material com outros times de produto! 😉

--

--

Mari Ghorayeb
Design RD

UX Writer | Content Ops | Content Designer | Product Writer | Mentora