A Abordagem do Design e o Novo RH

Quais os desafios do RH no contexto atual?

Dando início a uma série de pílulas de conhecimento sobre o tema A Abordagem do Design e o Novo RH, queremos trazer a tona uma reflexão sobre onde estamos, em que momento vivemos e quais os desafios do RH frente a este contexto.

Vivemos uma era de transformações em todas as áreas de nossas vidas. Klaus Schwab, fundador e presidente do Fórum Econômico Mundial, apresenta de forma categórica na introdução do seu livro intitulado A Quarta Revolução Industrial este cenário global de grandes e profundas mudanças.

Segundo ele “somos testemunhas de mudanças profundas em todos os setores, marcadas pelo surgimento de novos modelos de negócios, pela descontinuidade (ruptura e inovação descontinuada) dos operadores e pela reformulação da produção, do consumo, dos transportes e dos sistemas logísticos. As mudanças são tão profundas que, na perspectiva da história da humanidade, nunca houve um momento tão potencialmente promissor ou perigoso. A minha preocupação, no entanto, é que os tomadores de decisão costumam ser levados pelo pensamento tradicional linear (sem ruptura) ou costumam estar absorvidos por preocupações imediatas, e portanto, não conseguem pensar de forma estratégica sobre as forças de ruptura e inovação que moldam o nosso futuro.”

Este contexto traz enormes desafios para o futuro dos negócios, assim como grandes oportunidades. Ao mesmo tempo que nos baseamos em premissas do nosso passado, da nossa experiência, entendemos que para se manter competitiva, uma organização deve desenvolver novas habilidades, se adaptar constantemente e participar ativamente dos processos de mudança.

Sendo assim a área de Recursos Humanos talvez nunca tenha sido tão necessária e relevante para os negócios como na atualidade, pois ela desempenha um papel central na transformação das pessoas e dos processos que dão suporte as pessoas nas organizações.

Porém, para que o RH seja capaz de desempenhar um papel protagonista e de agente de transformação é fundamental que ele seja capaz de olhar para si, rever o seu modelo de atuação e redesenhar tudo aquilo que for necessário para entregar mais valor para as pessoas e para o negócio.

Na próxima pílula de conhecimento, veremos como a Abordagem do Design pode ser um caminho para esta reinvenção do RH.

Caso você queira saber mais, realizarei pela Livework um Workshop para abordar este tema.

Acesse http://www.liveworkstudio.com.br/eventos/a-abordagem-do-design-e-o-novo-rh-saopaulo-2016/