Branding é muito mais do que um logotipo.

Trata-se da organização dos sinais que permitem a identificação da marca de uma forma tão clara, credível e inequívoca quanto possível.

O que é ‘branding’ e para que serve?

Branding é uma disciplina do Marketing que tem como objecto a protecção e valorização da Marca.

‘Branding’ é muito mais do que o logotipo ou a marca visual de uma empresa ou produto: reflecte e materializa a sua personalidade e valores, e nesse sentido é determinante para a percepção que o Mundo tem da marca que representa.

Uma boa marca é simples, intemporal e credível. Se possível será também única, honesta e empática.

O branding não é importante para uma organização ou marca. É decisivo. Se uma tasca típica usa “Comic Sans” no menú isso não é necessariamente mau. Porque o branding da tasca são os donos simpáticos e a sua comida caseira.

Se, por outro lado estamos a falar se uma empresa com dezenas de colaboradores e milhões de facturação, então o charme e um ar castiço não chegam. Porque o alcance é maior. Se a empresa exporta parte da sua produção ou serviços, então a sua identidade irá ter contacto com um grupo muito alargado de pessoas. Questões como credibilidade, empatia, clareza, serão vertidos num cocktail que inclui ingredientes como a essência, a história, a qualidade, etc.

No fim temos que ter uma linguagem consistente que comunique para públicos internos externos este conjunto de valores, princípios e sinais.

--

--

Filipe Gill
Design & Technology for Marketeers

Studied graphic design and economics in England. In Portugal he was part of Tux&Gill and since then has been working in branding, web, video, food & wine.