Responsive Web Design. Parte 1.

Filipe Gill
Design & Technology for Marketeers
2 min readNov 30, 2015

Mais uma expressão para juntar ao crescente léxico dos Marketeers: RWD.

O que quer isto dizer? Responsive Web Design (RWD) representa um novo paradigma de design para a web, que exige o desenho de layouts que adaptam os conteúdos às especificidades dos aparelhos que os vão reproduzir: ecrãs de desktop, tablets, smartphones e até smartwatches.

Quase todos nós, designers, usamos uma lógica fixa quando desenhamos um folheto, brochura, anúncio de imprensa ou poster. Quer isto dizer, que sabemos exactamente onde todos os elementos vão ficar na ‘página’, assim como a sua posição relativamente aos vários conteúdos a paginar, seja texto, fotografia, ilustração, gráficos, logotipos, etc. O problema da web é que põe este paradigma em causa de forma brutal: não temos controlo de como as nossas audiências vão ver o nosso design.

É uma espécie de design líquido, viscoso. Perdemos o controlo. Entramos em pânico. E depois fazemos o que qualquer bom designer faz: adapta-se ao novo paradigma e re-inventa os seus métodos e lógicas de trabalho. Primeiro é fundamental entender a tecnologia que está por de trás: view ports, media queries, css, javascript e, muito importante, break points. Este é ponto crítico, aquele em que percebemos (e visualizamos) o desafio que temos pela frente. O comportamento da ‘página’ será mais simples e compacto para um smartphone, mais generoso e expansivo para um desktop 4k.

No próximo artigo irei tentar explicar a importância deste novo paradigma para o Marketeer, e como RWD é valorizado pela Google para efeitos de hierarquia no seu motor de busca. Isto é importante porque permite que a sua marca, produtos ou instituição sejam — ou não — acessíveis à sua audiência.

Ethan Marcotte, foi o autor que em 2010 escreveu um artigo no site “A List Apart” em que surge pela primeira vez o conceito. A ideia de responsive é simples de entender: o design deve responder ao ambiente em que vai ser consumido.

--

--

Filipe Gill
Design & Technology for Marketeers

Studied graphic design and economics in England. In Portugal he was part of Tux&Gill and since then has been working in branding, web, video, food & wine.