Bem — Uma jornada meditativa

Um aplicativo que oferece sessões para a prática da meditação

Karen Pötter Radünz
Design UFPEL
5 min readNov 30, 2019

--

Sobre

Bem é um aplicativo que possui um objetivo muito prático: oferecer sessões de meditação. Através da prática da meditação, é um aplicativo que se situa no espectro dos produtos relacionados à saúde mental, podendo auxiliar o usuário tanto no âmbito da prevenção como no do tratamento de algum potencial problema.

Problema e Justificativa

Com o intuito de descobrir mais sobre os aplicativos dessa área, realizei uma pesquisa, através da qual percebi que esse é um mercado que, assim como outros, possui vários produtos disponíveis. Dentre as alternativas encontradas, algumas se destacam mais do que outras, se posicionado muito à frente neste mercado.

Ainda que existam outros aplicativos que possuam o mesmo objetivo — oferecer sessões de meditação — , considero válido investir em uma nova ideia por alguns motivos:

  • Embora existam vários aplicativos no mercado nacional, os líderes fazem parte do mercado internacional. Dessa forma, há chance de crescimento no mercado nacional, que possui um público alvo mais específico.
  • Diretamente relacionado ao item anterior, entra a questão do idioma: os aplicativos mais conhecidos e usados possuem, normalmente, conteúdo em inglês, característica que limita o público alvo.
  • Além disso, aplicativos, em geral, são ferramentas com o potencial de facilitar a vida dos usuários. Por isso, acredito que o mercado dos aplicativos relacionados à saúde também se beneficiaria com profissionais dispostas a criar soluções criativas e assertivas a partir de problemas ainda não solucionados e pontos a serem aprimorados.

Pesquisa

Mapa mental e wireframes

Para desenvolver o aplicativo, comecei construindo um mapa mental livre, no qual foi possível identificar uma série de conceitos, ideias, palavras e características associadas ao tema central do aplicativo: meditação.

A partir do mapa mental, desenvolvi os wireframes que deram origem ao projeto, através dos quais foi possível ver questões básicas de fluxo e interação, por exemplo. Por uma questão de escolha, cabe dizer que esse não é um aplicativo que exija constante interação, manutenção ou input por parte do usuário — ou seja, a ideia não é que o usuário registre cada atividade ou mudança de humor, mas sim que utilize quando necessitar ou quiser.

Visual

Para o projeto visual, as principais cores escolhidas são o azul e o roxo — que dão origem ao gradiente usado no fundo do aplicativo —, que, subjetivamente, remetem a aspectos como corpo, mente, transformação; tranquilidade, serenidade e harmonia. Os significados são subjetivos, mas ajudam a decidir o projeto visual.

A marca do aplicativo Bem é desenvolvida a partir de uma tipografia caligráfica e manual, com o intuito de trazer a ideia de leveza e fluidez. Já para os textos do aplicativo, escolhi variações da família tipográfica Lato.

Solução: as telas

As telas iniciais

A partir da launch screen, textos indicam objetivos e funcionalidades do aplicativo antes mesmo do usuário se cadastrar. A partir destas telas, o usuário pode começar o processo de onboarding ou acessar sua conta, caso já possua uma.

O usuário pode fazer o seu cadastro a partir da sua conta do Google ou Facebook — ou preencher o formulário normalmente. A tela de login é similar à de cadastro.

No onboarding, o usuário pode responder a uma série de perguntas para que o aplicativo configure uma seleção personalizada para ele. Ao final do pequeno questionário, o aplicativo gera um plano sugerido, que pode ser editado.

As telas da navegação global

A navegação pelo aplicativo ocorre através de uma barra inferior de navegação global, contendo quatro principais itens.

A tela de início é personalizada para o usuário que fez o onboarding, apresentando sessões específicas para ele. Também é possível ver rapidamente outras sessões de meditação, em uma experiência mais personalizada. O conteúdo fica disposto em blocos, formando um dashboard.

A tela de meditações contém todas as sessões de meditação divididas por categorias — favoritas, ansiedade, sono, etc — , que ficam distribuídas em abas na parte superior. Também há uma opção de busca direta.

O perfil do usuário apresenta algumas informações dispostas em duas abas: minhas estatísticas e minha jornada, que mostra o histórico.

Por fim, a aba mais apresenta várias opções de configuração para o aplicativo. Através dela, também há a opção de sair da conta através de um botão de acesso fácil.

As telas da sessão de meditação

Durante a sessão de meditação, a tela se sobrepõe a todo o aplicativo — incluindo a navegação global.

Nela, se encontram informações como o nome, o tipo e a duração da meditação. Através dos controles disponíveis, o usuário pode iniciar a sessão, pausá-la, mexer em configurações — como volume — e favoritá-la.

Protótipo

Abaixo, é possível visualizar o protótipo do aplicativo.

Protótipo do aplicativo Bem. Fonte: da autora.

Projeto desenvolvido durante a disciplina de Interfaces de Interação II do Bacharelado em Design Digital da Universidade Federal de Pelotas.

Obrigada pela tua atenção!

--

--

Karen Pötter Radünz
Design UFPEL

I’m a graphic designer and soon-to-be digital designer too. I’m not an astronaut but I wish I were.