Diamante Duplo

Um modelo de processo de design


Esta é uma tradução livre, o post original consta no final do texto.

O diagrama do diamante duplo foi desenvolvido através de uma pesquisa interna no Design Council em 2005 como uma maneira gráfica simples de descrever o processo de design.

Imagem original do artigo no site Design Council

Dividido em quatro fases distintas, descobrir, definir, desenvolver e entregar, ele mapeia estágios convergentes e divergentes do processo de design, mostrando os diferentes modos de pensamento dos designers.

Descobrir

O primeiro quarto do modelo diamante duplo marca o início do projeto. Ele começa com uma inspiração ou ideia inicial, frequentemente originada por uma fase de descoberta onde as necessidades dos usuários são identificadas. Isso inclui:
Pesquisa de mercado
Pesquisa de usuários
Gestão de informações
Grupos de pesquisa de design

Definir

O segundo quarto do modelo diamante duplo representa o estágio de definição, onde a interpretação e o alinhamento dessas necessidades com os objetivos de mercados são alcançados. Atividades chave durante o estágio de definição são:
Desenvolvimento do projeto
Gestão do projeto
Fechamento do projeto

Desenvolver

O terceiro quarto marca o período de desenvolvimento onde soluções de design são desenvolvidas, repetidas e testadas juntamente com a empresa. Atividades chave e objetivos durante a fase de desenvolvimento são:
Trabalho multi-disciplinar
Gestão visual
Métodos de desenvolvimento
Testes

Entregar

O quarto final do modelo diamante duplo representa a fase de entrega, onde o produto ou serviço resultante é finalizado e lançado ao mercado relevante. As atividades chave e objetivos durante esse estágio são:
Teste final, aprovação e lançamento
Objetivos, avaliações e loops de feedback

Artigo original: http://www.designcouncil.org.uk/about-design/how-designers-work/the-design-process/