Como otimizamos em mais de 25% o processo de cadastro do usuário na Webmotors

Diego Rufino
Webmotors Design
Published in
3 min readNov 12, 2019

Aqui na Webmotors, um dos nossos grandes desafios é oferecer uma experiência concisa e unificada para diferentes usuários, sejam eles pessoa física ou jurídica.

Apesar do grande público vincular a marca Webmotors ao classificado de automóveis fundado em 1995, temos também uma forte atuação junto ao lojista.

Nossa maior experiência com o lojista é o Cockpit, plataforma de gestão de seu ecossistema de loja, que atualmente engloba outros oito produtos.

Um desses produtos é o Estoque, uma experiência recomendativa e analítica para compra, venda e gestão de veículos.

Quando iniciei minha participação na concepção deste produto, o que tínhamos? Um grande ponto de interrogação, através de uma ferramenta, o Integrador, comprada de um antigo fornecedor que oferecia ao usuário uma experiência que apenas listava os veículos do estoque, dando possibilidade de publicar o estoque em alguns classificados, além da Webmotors.

Foram mais de 30 pesquisas qualitativas e quantitativas, algumas dezenas de conversas presenciais com lojistas, junto com semanas de um extenso trabalho de research, até entender as dores e necessidades do usuário em seu dia a dia dentro da loja.

Os lojistas participaram ativamente da ideação do produto, nos ajudando a validar hipóteses e participando de testes de usabilidade baseados em wireframes.

Atualmente estamos na fase beta da primeira entrega do projeto, a inclusão de veículos no estoque, testando a aceitação das funcionalidades com um grupo restrito de usuários, o que ajuda bastante em uma rápida coleta de feedbacks.

O que ajudou a melhorar a experiência do usuário?

Em nossa matriz de priorização do produto, definimos como objetivo principal a otimização do processo de inclusão do veículo, que contava com longos 21 formulários para preenchimento.

Como uma das principais entregas de valor, integramos bases de históricos de veículos que reconhecem uma série de dados, como marca, modelo, versão, ano, combustível, câmbio, quantidade de portas e opcionais de fábrica. Tudo isso somente digitando a placa do veículo. Esse recurso reduz a possibilidade de erros de preenchimento, além de eliminar a necessidade de preenchimento de outros dez formulários.

Oferecemos também um novo modelo para upload de fotos. Além de aumentar a quantidade máxima para 20 fotos, uma dor comprovada do usuário, iniciamos o reconhecimento automático do ângulo da foto através de machine learning. Por quê? Além de mantermos um padrão de exposição das imagens nos anúncios, teremos em breve uma base concisa de dados para recomendar ao usuário quais fotos e em qual ordem trazem uma performance melhor.

Ainda baseados em uma ação recomendativa, um dos pilares do produto, implementamos uma barra de qualidade do cadastro. Mas veio a pergunta: em que ela ajuda o usuário?

Através de pesquisas, comprovamos que o correto preenchimento de alguns campos específicos do cadastro otimiza a visibilidade dos veículos nos classificados. Em apenas seis objetivos, conseguimos oferecer ao usuário um passo-a-passo para que sua conversão seja mais efetiva, independente do classificado utilizado.

E qual a efetividade dessas melhorias?

Mensurando os dados coletados em nosso programa beta, o tempo médio de cadastro de um veículo foi reduzido de 7 minutos e 22 segundos para 5 minutos e 25 segundos, uma economia de 27% do tempo do usuário.

As melhorias não param por aí… Acompanhe a gente pelo Medium pra ficar por dentro do que está rolando na Webmotors!

--

--