Agile Brazil 2018: Networking e muito aprendizado

#AgilidadeEAlem

De 03 a 05 de outubro ocorreu mais um edição do evento, desta vez em Campinas-SP.
Trouxe algumas anotações e um pouco do que aprendi e vivenciei, continue lendo pra saber mais.


Estrutura do evento

O conteúdo do evento estava dividido em 5 categorias:

  1. Palestras
  2. Keynote
  3. Mão na massa
  4. Painel
  5. Você está certo disso?
  6. WBMA

Além de disponibilizar também, Open space (Espaços onde as pessoas se organizavam em círculo e compartilhavam conhecimento referente a um determinado assunto) e o Mentoring corner (Slots dedicados de 25 minutos para dar e/ou receber mentoria de pessoas da comunidade para pessoas da comunidade)


Mão na massa!

O primeiro que participei foi o workshop: Feedback em vez de avaliação de desempenho: Como realizar uma sessão com o Feedback Canvas.
Foram 2h de prática que podemos aprender um pouco mais sobre esse método em um grupo de 7 pessoas.

Feedback focado no Papel e Atividades
Feedback geral sobre trabalho, atitudes e comportamento

Além de saber agora o que é e como funciona, tive dois aprendizados principais:

1. Faça primeiro com você mesmo: Seja o exemplo, mostre como funciona o método e compartilhe o conhecimento com sua equipe. Além de receber o feedback estará possibilitando as demais interações.

2. Não é necessariamente você quem dá o feedback: A pessoa quando se sentir confortável irá solicitar o feedback e irá definir quem serão as pessoas que farão parte da dinâmica (quem irá dar o feedback e um facilitador neutro pra guiar o processo)

O segredo é ter um ambiente seguro para quem dá e para quem recebe feedback.


O segundo workshop foi: Gerando Objetivos e Resultados Chaves que agregam valor usando OKR Canvas.

Foram 2h de workshop e estávamos divididos em vários grupos de 4 pessoas.
Duas etapas, a primeira de introdução e a segunda de prática.
Resumindo as etapas do processo de um bom OKR, temos o seguinte:

  1. Definição (planejamento)
  2. Check in (pontos de controle)
  3. Fechamento (retrospectiva)

É importante salientar que o mesmo deve ser qualitativo, inspirador, envolver pensamentos críticos, ser desafiador e mensurável.

OKR não é avaliação de desempenho, muito menos distribuição de esforço em cascata. Por exemplo, existe um objetivo pai e, quando é recebido você não pode apenas definir as tarefas de acordo com o que veio até você. Nesse ponto o esperado é o efeito “ping pong”, você deve discutir, rebater e principalmente compreender a estratégia da empresa para colaborar e não executar somente.

OKR não é avaliação de desempenho, muito menos distribuição de esforço.

Na prática, tivemos que definir a estratégia da empresa e o setor que a equipe fazia parte. Desta forma foram 3 Objetivos e 3 Resultados Chaves para cada objetivo. E não ache que esse tipo de exercício é simples ou fácil de executar, pelo contrário, deve-se ter muita atenção e os pensamentos das partes envolvidas precisam estar alinhados com o da empresa.

OKR Canvas by Feedz (foto em WIP, no final estava mais completo)

Entenda que se você é iniciante não será na primeira tentativa que tudo dará certo. Não se preocupe, tenha em mente a agilidade em errar rápido e se adaptar. Aprendizado e melhoria constante ;)

Questione, questione de novo e, por fim, questione um pouco mais.
Por que tal objetivo é importante? O custo de refazer algo que não deu certo vai ser exponencialmente maior do que o custo do planejamento. Pense nisso.

Se você não tem tempo de planejar, economize muito dinheiro e tempo pois vai refazer depois.


Palestras

Foram muitas! Todas de ótima qualidade.

Mas impossível comentar sobre todas, então irei destacar algumas imagens das que me chamaram mais a atenção.


Mentoring corner

Não poderia deixar de destacar e elogiar essa atividade que foi disponibilizada aos participantes. Se alguém da organização ler isso, já deixo aqui meu feedback positivo, continuem nos próximos!

Tive a oportunidade de ter algumas conversas, mas no último dia do evento valeu muito a pena o mentoring que tive com Thomas Kuryura. Execelente conversa sobre Feedback efetivo e Managment 3.0

Anotações do mentoring

Networking

Eu já participei de muitos eventos de tecnologia, desde encontros para desenvolvedores, user experience e empreendedorismo, porém esse foi o meu primeiro evento sobre metodologias ágeis.

O que mais achei interessante é o fato de que cada evento tem seu público específico, e foi notável a diferença de pensamento e o nível da conversa que tive com os participantes.

A vantagem de estar presente em eventos que não necessariamente fazem parte da sua área e/ou do seu dia a dia, é entender o mundo dos outros, é praticar empatia.

Muitas vezes não conhecemos o outro lado da moeda e criticamos o trabalho das pessoas que não fazem o mesmo trabalho que o nosso.
Por exemplo, um desenvolvedor pode criticar um PO ou Scrum Master por ter planejado “errado”, mas e se o cenário fosse diferente? Ao invés de você criticar começasse a questionar e colaborar? Certamente o resultado seria diferente.

E foi isso o que aprendi me relacionando com as pessoas do evento, e no meu dia dia como DesignOps preciso entender todos os lados do negócio. Por isso os eventos são importantes, pra trocar ideias, experiências, nos relacionarmos melhor e fazer networking.

Eu sou usuário ativo do Linkedin, e lá no evento tive a oportunidade de testar uma das ferramentas que o aplicativo disponibiliza, o nearby.
Fica a dica pra você!

Acesse sua rede e logo após ative a função como mostrado na imagem.

Excelente para adicionar aquela pessoa ou pessoas que você acabou de fazer contato. Use com sabedoria pra não ser chato e adicionar qualquer um que aparecer na lista. E não esqueça também do bom e velho cartão de visita 😉


Esteve presente no evento? Bora trocar uma ideia!
Ou se ajudou você de alguma forma o conteúdo deste post, compartilhe 😍

DesignOps Lab

Design Operations, Product Management and Leadership | designopslab.com

João Victor Santos

Written by

Designops Lab founder | bit.ly/DesOps

DesignOps Lab

Design Operations, Product Management and Leadership | designopslab.com

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade