Ser ou não ser líder?

João Victor Santos
DesignOps Lab
Published in
4 min readOct 23, 2019

O que é ser líder?

Se você fica feliz ao ver o crescimento das pessoas que você influencia diretamente, provavelmente você usa frases do tipo: “Você merece!”, “Acredito em você.”, “Parabéns…”, “Você é capaz!”, “Siga por esse caminho.”, “Melhore isso e aquilo…” Etc.

Mas o que isso tem a ver com liderança?

Bom… no sentido filosófico da coisa, o que quero dizer com a imagem é o seguinte: Como líder, eu ficarei feliz mesmo que a pessoa saia da equipe! É isso o que a imagem diz, não é sobre prender pessoas, é sobre desenvolvê-las.

Obviamente a pessoa não terá interesse em sair da equipe se ela estiver motivada, mas você como líder, conhecendo o perfil e principalmente o empenho/trabalho de cada um, sabe que perder algum integrante é ruim. Não pense: “Ah mas como vou ficar feliz se a pessoa ta saindo? Vai me lascar no projeto, preciso desse recurso.” Não é esse o ponto… uma imagem vale mais do que palavras certo? 👇

Mas agora vamos voltar ao título do post e tentar responder a seguinte pergunta:

Ser ou não ser líder?

Existem pelo menos 2 perfis de líder:

  1. Tech lead — Pessoa que será a referência técnica no time, podemos dizer que será o mais “sênior” do grupo. Esta por sua vez será responsável por “liderar” a parte técnica da coisa toda, ou seja, orientar e instruir sobre melhores práticas para desenvolver o trabalho, provavelmente servir de hub para dúvidas, fazer revisão, e desenvolver skills técnicos da equipe.
  2. Team lead — Pessoa referência que inspira o time, ou seja, vai além do “passar tarefas”. Esta será responsável por mentorar e passar feedbacks relacionados a performance, está mais voltado para gestão de pessoas e processos. Identificar oportunidade de melhorias e desenvolver processos para essas melhorias se tornarem possíveis.

Mas os dois são líderes não?

Depende… Qual a definição de líder para você? 💭

Vão existir aquelas pessoas que passam tarefas e aquelas que conseguem extrair o melhor das pessoas (performance, motivação, feedback construtivo, etc)

Na minha opinião, baseado em experiências, liderar não é sobre cargos e sim sobre atitudes (maturidade profissional, respeito…) e habilidades sociais (soft skills — empatia, saber ouvir, motivar…)

É sobre pessoas.

A diferença entre os perfis que citei acima, basicamente é que o Tech não necessariamente precisa motivar pessoas, sua principal responsabilidade será, em sua maioria, gerir tecnicamente.

Em contra partida o Team está mais voltado para o pensamento de time, motivar e engajar o grupo para atingir os objetivos. Pensando em carreira em Y, essa pessoa estará mais voltada para gestão do que senioridade técnica (mas claro que precisa entender o técnico também para manter um bom diálogo…).

Posso ser os dois? Sim!

Não espere ter um “cargo” para começar a olhar para as pessoas, e não espere ser cobrado por isso, para que você desempenhe esse papel. Uma simples atitude de feedback para um colega já é um grande passo!

Já ouviu falar sobre liderança compartilhada?
Pense no coletivo, os resultados podem serem individuais, mas pode ter certeza que o coletivo impacta nesses resultados. As vezes sua equipe pode até mesmo nem precisar de um líder formal, nesse caso vai muito da maturidade de cada grupo.

Um verdadeiro líder não cria dependência! Pelo contrário, desenvolve as pessoas pra serem independentes…

É nisso que acredito, e a imagem do texto reflete bem esse pensamento. 💛

Ordenar, qualquer um sabe fazer.
Agora, liderar… esse sim é um desafio. Esteja disposto e principalmente motivado há isso, ao longo do caminho você perceberá que pessoas são difíceis e não é uma ciência exata. Adapte-se! Quando a “posição” for sua, você será o reflexo do grupo, suas atitudes vão impactar muito mais agora do que quando você era apenas um colega que dividia tarefas.

Quer ser líder? Aí vão 3 dicas:

  1. Seja verdadeiro — Não busque esse caminho por resultados individualistas, você facilmente perderá essa posição. Isso se conseguir ela.
  2. Busque conhecimento — Esqueça a parte técnica um pouco, você vai precisar aumentar suas soft skills, ok?
  3. Não faça sozinho — Lembra? É sobre pessoas. No plural! Esqueça o “Eu” e comece a pensar no “Nós”. Você não irá conseguir fazer as coisas sozinho, tenha “braços direito”.

O caminho é de pedras, mas com elas você pode construir um castelo.

Ah, você como líder a auto-análise precisa ser constante. Não tenha vergonha de pedir ajuda🎯

Há muita coisa que pode ser falada sobre liderança, aqui foquei num determinado assunto me baseando no que acredito e sobre experiências.

Artigo originalmente publicado no linkedin

--

--