Alexandre Mateus
DesignOps Lab
Published in
5 min readFeb 29, 2020

--

O que faz um UX/UI Designer, Lead UX Designer e Design Ops ?

Tem sido comum algumas pessoas me enviarem mensagens no LinkedIn pedindo dicas sobre “como começar na área de UX?”

Porém, recentemente, um UX me escreveu agradecendo por ter sido possível observar no meu perfil do LinkedIn as diferentes atribuições que eu tive enquanto atuei como UX/UI Designer, Lead UX Designer e atualmente como Design Ops.

Eu fiquei logicamente muito agradecido pelo comentário, porém surpreso ao pensar que esta dúvida também possa existir para outras pessoas:

  • O que faz um UX/UI Designer, Lead UX Designer e Design Ops?
  • Será que todos os Designers tem clareza das atribuições de cada um destes papéis?
  • Qual a importância da compreensão destes papéis ao almejar os próximos passos na carreira?

Pensando nestas dúvidas, resolvi escrever este artigo e compartilhar minha trajetória, meu próprio testemunho sobre como tenho experienciado estes papéis.

Nos últimos 7 anos de minha carreira profissional (do total de 13 anos atuando com Projetos Digitais), já atuei como UX/UI Designer, Lead UX Designer e recentemente estou atuando no papel como Design Ops.

Em todas estas ocasiões, fui o primeiro profissional a desempenhar estes papéis na companhia e, como qualquer profissional carreira solo, além de ter que vender previamente para os Gestores a necessidade de criar novos papéis, também tive que desenhar as novas atribuições para poder deixar claro para companhia – e para eu mesmo – o que esperar destes papéis, até mesmo para que pudéssemos contratar mais Designers.

A seguir eu descrevo as diferentes atribuições que tive ao longo dos anos como UX/UI Designer, Lead UX Designer e atualmente, Design Ops.

Estes papéis podem variar de empresa para empresa, por isso a importância de desenhá-los junto ao seu Gestor. Veja como desenhamos o papel do Design Ops neste artigo.

UX/UI Designer

Como Designer híbrido (UX e UI), fui o primeiro Designer da companhia e durante 4 anos atuei em diversos produtos SaaS, aplicativos e softwares embarcados. Foi neste período em que realizei minha especialização, sendo a Pós-graduação em Design Centrado no Usuário na Universidade Positivo (Curitiba/PR) cujo trabalho de conclusão de curso é possível acessar neste link.

Trabalho de Conclusão de Curso: Estudo de caso sobre a aplicação de pesquisa quantitativa como base para entrevista contextual (Pós-graduação em Design Centrado no Usuário – Universidade Positivo – Curitiba/PR)

Dentre as minhas responsabilidades, estavam:

Facilitação:

  • Condução de dinâmicas utilizando Design Thinking e Sprint Design.
  • Definição de MVPs com a visão de Design, Negócio e Engenharia.

Experiência do Usuário (UX):

  • Responsável pela entrevista com usuários e levantamento de requisitos.
  • Produção de entregáveis como jornadas de usuários e mapas de navegação.
  • Elaboração de protótipos de baixa e alta fidelidade.
  • Aplicação de testes de usabilidade.

Designer de Interface (UI):

  • Responsável pelo Design de Interface dos produtos digitais.
  • Uso de Ferramentas de Design como Adobe XD.

Front-end:

  • Codificação das soluções em Front-end HTML/CSS.
  • Criação de layouts responsivos utilizando Bootstrap.

Você deve ter estranhado o Front-end nas minhas atribuições como UX/UI Designer. Ocorre que há muitos anos atrás eu também tinha essa responsabilidade e por isso eu acreditava ser a personificação viva de um verdadeiro UX Unicórnio. Atualmente nossos UX já não fazem mais o Front-end.

Lead UX Designer

Depois de 4 anos atuando como o único UX/UI Designer, a prova de valor do Design possibilitou a criação de um Time de Design onde tive a oportunidade de liderar outros profissionais. Tive a oportunidade de ingressar no Programa de Desenvolvimento de Líderes da companhia e aplicar Design Thinking com clientes estratégicos (assista aqui nosso case).

Vídeo: Design Thinking Day (Making Off de uma co-criação com clientes estratégicos da companhia).

Dentre minhas atribuições, estavam:

Formação de time:

  • Recrutamento e seleção de Designers compreendendo suas habilidades em solucionar problemas, sua paixão pelo Design e capacidade de validação.

Liderança:

  • Desenvolver os talentos, sabendo delegar.
  • Identificar pontos de melhoria e aplicação de feedback.

Facilitação:

  • Conduzir workshops de co-criação internamente e para clientes.

Planejamento:

  • Planejar e estabelecer metas individuais e de equipe, que sejam traduzidas em Sprints. Fazer o acompanhamento dos projetos compartilhando os resultados obtidos pelo time aos Gestores.

Gestão de Projetos:

  • Efetuar o levantamento de demandas de Design junto aos POs e SQUADs, mantendo todos stakeholders informados sobre o andamento dos projetos. Realizar orçamentos das demandas, definir cronograma, criar e acompanhar as Sprints.

Melhoria de processos:

  • Entender onde estão os retrabalhos e desalinhamentos do time, estabelecendo novos processos/procedimentos/canvas e demais documentações de trabalho. Fazer a dinâmica de trabalho fluir, melhorando a velocidade e qualidade de design. Identificar e implementar cerimônias (reunião diária, retrospectivas, etc).

Resultados:

  • Direcionar o time para obter melhores resultados, identificando barreiras de qualquer ordem e, propor alternativas que possibilitem atingir os objetivos.

DesignOps (Meu papel atual)

Durante minha jornada como Lead UX Designer, todos os Designers do Time de Design foram incorporados pelas verticais de produtos e alocados fisicamente nas SQUADs. Esta evolução natural trouxe o desafio de escalar o Design para todas as SQUADs, foi onde passei a desempenhar um novo papel: DesignOps (Operação de Design).

Dentre minhas atribuições, estão:

Mentoria:

  • Desde o recrutamento e integração dos Designers, a mentoria se estabelece com um papel crucial na capacitação dos profissionais por meio de práticas de mentoria que visam desenvolver a postura da auto-responsabilidade, comunicação e organização.

Ferramentas de Design:

  • Identificar e fornecer novas ferramentas de Design que possibilitem os Designers performar melhor em suas atividades diárias.

Processos de Design:

  • Entender onde estão as restrições, retrabalhos e desalinhamentos, estabelecendo e revisando processos e demais documentações de trabalho. Fazer a dinâmica de trabalho fluir, melhorando a velocidade e qualidade do Design na companhia.

Métricas:

  • Mensurar o resultado do Design por Processo, por Competência e por Resultado. Direcionar os Designers para obter melhores resultados através de métricas que demonstrem o resultado das iniciativas de Design para os Designers e para os Gestores.

Colaboração:

  • Por meio da colaboração, estabelecer e facilitar os encontros do Chapter de Design e demais comunidades como a Guilda responsável pelo Design System da companhia. Harmonizar as necessidades de evolução dos frameworks de Design junto ao DevOps e demais stakeholders.

Melhoria contínua:

  • Participar das cerimônias das SQUADs (reunião diária, planejamento e retrospectiva) buscando identificar oportunidades de melhoria acerca de comunicação, processos e ferramentas de Design. Realizar encontros quinzenais com todos os Stakeholdes (UX, Gerentes de Produto, Coordenador, Líderes) no formato “1 to 1” visando coletar expectativas e dores relacionadas as iniciativas de Design. Criar e executar planos de ação.

Até logo mais ;-)

--

--