Além de onde vemos
Não é sobre ter um lugar específico, mas, sobre ser possível em qualquer lugar

Sentimos nossas realidades, ainda que no mesmo espaço, de formas diferentes. Sentimos o mesmo, em lugares opostos. Às vezes, sentimos igual. Sentimos porque é possível sentir.
A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia em uma Instituição de Ensino Superior, Gisele Cristina Mascagna, explica que não há um lugar ou um momento específico para que a depressão se desenvolva, assim como ela é capaz de ser vivenciada por qualquer pessoa, de várias formas e em diversos contextos. “O que existe são causas que podem levar à depressão”.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice de crianças entre 6 e 12 anos diagnosticadas com depressão saltou de 4,5% para 8% na última década. No contexto escolar, ambiente no qual o aspecto emocional, intelectual e social da criança está em desenvolvimento, esse transtorno é a causa principal da incapacidade de realização das tarefas do dia a dia entre jovens de 10 a 19 anos.
Esse quadro pode se manifestar tanto em quem está aprendendo, como, também, em quem está desempenhando o seu trabalho, ou seja, ensinando. Uma pesquisa online realizada pela Associação Nova Escola, envolvendo mais de cinco mil educadores/as, de junho a julho desse ano, identificou que 66% dos/as professores/as já precisaram se afastar do trabalho por questões de saúde. O estudo mostrou ainda que, 87% dos/as participantes acreditam que o seu problema é provocado ou estimulado pelo trabalho.
Tais dados vão ao encontro dos apontamentos da OMS que indicam que a depressão será o maior motivo de afastamento do trabalho no mundo, até 2020.
Com relação aos adultos, no Brasil, 7,6% já foram diagnosticados com depressão, o que equivale a 11 milhões de pessoas, e na melhor idade, a faixa dos 60 a 64 anos lidera o ranking, com 11,1%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No livro “Depressão: corpo, mente e alma”, o psicólogo e psicopedagogo Wagner Luiz Garcia Teodoro cita alguns contextos em que a depressão pode surgir, tais como: desemprego, endividamento, menopausa, em situações de solidão e/ou estresse, perda de entes queridos, por conta de histórico familiar, em casos de dependência química, em razão de outras doenças e transtornos (por exemplo: ansiedade, alimentar e de personalidade), exclusão social ou em consequência de maus tratos.
De diferentes maneiras e em tantos lugares, “qualquer pessoa pode ser levada a depressão, lembrando que é uma doença silenciosa, a princípio”, destaca a psicóloga Gisele.
