Além de onde vemos

Não é sobre ter um lugar específico, mas, sobre ser possível em qualquer lugar


(Foto: Isabeli B. Gregio)

Sentimos nossas realidades, ainda que no mesmo espaço, de formas diferentes. Sentimos o mesmo, em lugares opostos. Às vezes, sentimos igual. Sentimos porque é possível sentir.

A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia em uma Instituição de Ensino Superior, Gisele Cristina Mascagna, explica que não há um lugar ou um momento específico para que a depressão se desenvolva, assim como ela é capaz de ser vivenciada por qualquer pessoa, de várias formas e em diversos contextos. “O que existe são causas que podem levar à depressão”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice de crianças entre 6 e 12 anos diagnosticadas com depressão saltou de 4,5% para 8% na última década. No contexto escolar, ambiente no qual o aspecto emocional, intelectual e social da criança está em desenvolvimento, esse transtorno é a causa principal da incapacidade de realização das tarefas do dia a dia entre jovens de 10 a 19 anos.

Esse quadro pode se manifestar tanto em quem está aprendendo, como, também, em quem está desempenhando o seu trabalho, ou seja, ensinando. Uma pesquisa online realizada pela Associação Nova Escola, envolvendo mais de cinco mil educadores/as, de junho a julho desse ano, identificou que 66% dos/as professores/as já precisaram se afastar do trabalho por questões de saúde. O estudo mostrou ainda que, 87% dos/as participantes acreditam que o seu problema é provocado ou estimulado pelo trabalho.

Tais dados vão ao encontro dos apontamentos da OMS que indicam que a depressão será o maior motivo de afastamento do trabalho no mundo, até 2020.

Com relação aos adultos, no Brasil, 7,6% já foram diagnosticados com depressão, o que equivale a 11 milhões de pessoas, e na melhor idade, a faixa dos 60 a 64 anos lidera o ranking, com 11,1%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No livro “Depressão: corpo, mente e alma”, o psicólogo e psicopedagogo Wagner Luiz Garcia Teodoro cita alguns contextos em que a depressão pode surgir, tais como: desemprego, endividamento, menopausa, em situações de solidão e/ou estresse, perda de entes queridos, por conta de histórico familiar, em casos de dependência química, em razão de outras doenças e transtornos (por exemplo: ansiedade, alimentar e de personalidade), exclusão social ou em consequência de maus tratos.

De diferentes maneiras e em tantos lugares, “qualquer pessoa pode ser levada a depressão, lembrando que é uma doença silenciosa, a princípio”, destaca a psicóloga Gisele.

Desnudando

Sob um olhar crítico e contestador transformamos o que é tabu em informação.

Isabeli Batista Gregio

Written by

Desnudando

Sob um olhar crítico e contestador transformamos o que é tabu em informação.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade