#13. A Noiva Fantasma

Uma história de dois jovens e um possível matrimônio, mas não chamaria isso de romance.

Fernanda Eggers
despautada
5 min readJan 21, 2019

--

Imagem mostrando parte da capa do livro A Noiva Fantasma em que se vê a protagonista com os cabelos esvoaçantes olhando surpresa para algo fora da tela em um cenário sombrio, com tsurus (garças japonesa) de origami voando ao fundo. #DespautadaAcessível

Para iniciar o ano, resolvi falar sobre o livro A Noiva Fantasma, da malaia descendente de chineses Yangsze Choo. Foi um livro que me surpreendeu em diversos aspectos, os quais falo no episódio.

Ouça aqui:

[Marcação de Tempo]

04:16 — Pauta
06:24 — Sinopse

[Músicas do Episódio]

Dirt Rhodes — Kevin MacLeod
Slow Burn — Kevin MacLeod
Petrichor — Mid-Air Machine
Mountain Emperor — Kevin MacLeod
Opium — Kevin MacLeod
Marukaite Chikyuu — Conisch & YUMIKO (Hetalia: Axis Power ending theme)
River Fire — Kevin MacLeod

A Noiva Fantasma faz referência a um costume comum na Ásia, especialmente na China, que foi banido naquele país por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, mas que foi retomado. Não listei todos os prejuízos que essa prática traz para a sociedade, mas há uma lista de notícias nos links, ao final deste post.

O livro usa esse costume como ponto de partida para uma viagem pela Malásia colonial, especialmente Malaca, uma das cidades mais prósperas do país e onde reside a protagonista, Li Lan, que nos leva a conhecer um além-mundo fantasioso, cheio de almas corruptas, através das descrições de arquitetura, culinária e tradições feitas por Yangsze Choo.

Antes de começar a falar do livro, eu indiquei o último episódio do Olhares e o meu sobre Bohemian Rhapsody:

[Sinopse e mais informações]

Capa do livro A Noiva Fantasma (Yangsze Choo), lançado pela Darkside Books em 2015. 360 páginas. A imagem completa da capa mostra Li Lan em um vestido branco com fitas azuis e ramos com flores de cerejeira na metade inferior do quadro. #DespautadaAcessível.

1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.

A NOIVA FANTASMA é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo.

Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam “sim” a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.

Evocando obras como Neverwhere, de Neil Gaiman, A NOIVA FANTASMA é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea. Eleito o Livro da Semana pela oprah.com, entrou em diversas listas de melhores livros do ano, como Indie Next List’s Pick, Glamour Magazine Beach Read, The Bookseller Editor’s Pick e Library Journal Barbara’s Pick.

[Indicações]

A Noiva Fantasma
Yangsze Choo
Blog da Yangsze Choo
Fakkah Fuzz: Almost Banned
Despautada 12 — Bohemian Rhapsody
Hetalia

[Links e Referências]

https://jornalggn.com.br/noticia/ong-de-damares-e-acusada-por-incitacao-ao-odio-a-indigenas

https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/377734/ONG-de-Damares-%C3%A9-acusada-de-tr%C3%A1fico-de-crian%C3%A7as-ind%C3%ADgenas.htm

--

--

Fernanda Eggers
despautada

Jornalista, podcaster, fotógrafa, curiosa e ávida leitora. Sempre buscando novos horizontes.