Para ler mulheres

Revista Desvario
revistadesvario
Published in
2 min readJul 22, 2024

Três indicações feitas de coração pra você acrescentar na sua lista de leitura obras escritas por autoras contemporâneas nacionais . E vamos aos livros de julho:

Camila Balthazar resolveu gritar aos quatro ventos sobre uma temática que facilmente passa despercebida: a complexidade da relação feminina com os cabelos brancos. Através de breves crônicas, Sem tinta, do selo Paraquedas, traz um apanhado corajoso de relatos pessoais, artigos e pesquisas conduzidas pela própria autora para discutir as nuances da ação do tempo e da sociedade sobre o corpo da mulher. Um livro para comprar aqui e ler até o último fio de cabelo.

Areia na olhota, de Érica Magni , é um frescor de livro de poesia, editado pela Pedregulho. Originais e com um humorzinho fino, os poemas de Érica são agridoces e terríveis, pois é impossível ler esse livro e não ficar pensando e repensando seus versos até beirar a catarse. Além de algumas poesias com estruturas mais longas, destaco a sequência de seis poemas que compõem um belíssimo Tratado sobre a Decadência. Compre o seu aqui.

Ainda falando de poesia, esse livro de Gabriela Albuquerque me pegou pela capa e me derrubou no chão com cada palavra. Irônico e mordaz, La chica zombie vai mesclando o português e o espanhol para falar sobre temas cuja profundidade reside mesmo no cotidiano de cidades como Belo Horizonte e Buenos Aires. Duas coisas importantes: hay brujas y juro que vai render uns versos copiados para aquele seu caderninho de bolso. Adquira aqui essa edição delicinha da Impressões de Minas.

--

--