Na Terra da Sombra da Morte

O Povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz - Mateus 4.16

Célio Silva
Deus, cristianismo e tudo o mais…
3 min readMay 27, 2013

--

É fato que aqueles que vivem na escuridão, nas trevas como o texto cita, não vêem absolutamente nada, vivem do tato, do contato com outros, do ter, do possuir. Não vêem a si próprios, suas mazelas e o quão maligno é o lugar onde estão. São iscas fáceis para aquele que mata sem tirar a vida.

Quero compartilhar com você algumas coisas que aprendo nesse texto tão exuberante da palavra de Deus.

O texto fala que esse povo viu uma grande luz, essa luz invadiu a íris daqueles olhos sem vida e suas almas foram iluminadas pela primeira vez. Mateus 6.22 diz que os olhos são a luz do corpo, pela primeira vez essas pessoas foram iluminadas, a alma, o corpo e a mente delas experimentou uma nova sensação, primeiro era o novo, formas ainda estranhas e embaçadas passavam na frente dos seus olhos antes sem vida, as primeiras cores começaram a ser captadas, e tudo ia ficando cada vez mais nítido. Eles agora viam uns aos outros, viam onde estavam, o quanto estavam manchados, e ao passar as mãos sobre essas manchas podiam sentir a textura enrugada, as ondulações e camadas de pele podre e doente.

A medida que os iluminados caminhavam em direção a luz, eles iam se enxergando cada vez melhor, mais manchas podres iam aparecendo. Era uma visão pavorosa para alguns, uma multidão sendo atraída para uma grande luz, algo totalmente novo. “Pode ser perigoso!” Alguns pensavam, enquanto fechavam os olhos davam as costas para luz. Outros mais convencidos gritavam “Não sejam tolos, dêem as costas e fechem os olhos, não sabemos o que é!”, outros arremessavam objetos em direção a luz afim de que todo aquele evento fosse interrompido. Mas muitos seguiam em frente, alguns até incentivavam outros a continuar, outros levantavam os que foram atingidos pelos objetos arremessados em direção a luz. E a medida que caminhavam iam percebendo que aquela luz aquecia e trazia conforto em meio aquele vale gélido. E uma convicção de que a luz era boa ia sendo estabelecida em seus corações.

Aqueles que chegavam cada vez mais perto da luz lembravam dos que ficaram pelo caminho, daqueles que não sentiram o calor daquela luz aquecer seus corpos restaurando a vida, lembraram, que aquelas trevas escravizava e matava os que nela viviam. Muitos iam em resgate destes escravos da morte, alguns voltavam com vários, outros com nenhum, e outros sequer voltavam.

Jesus é o raio de luz, o Sol da justiça que venceu a sombra da morte, enquanto você caminha em direção a luz lembre-se daqueles que ficaram pelo caminho, seja como o bom samaritano (Lucas 10.30-37). Se compadeça, não existe amor sem ação (João 3.16).

--

--

Célio Silva
Deus, cristianismo e tudo o mais…

Designer at @cifraclub, @letras. Jesus follower, Indianapolis Colts Fan, Husband and Father.