Conexão entre cinema do real e educação

Fernanda Rosário
Deusdará Filmes
Published in
4 min readJan 22, 2024

Direitos humanos, justiça socioambiental e diversidade formam a base de princípios da Deusdará Filmes. Há um quarto pilar ainda em nossa linha de atuação, que é o nosso compromisso com a educação.

Imagem de um copo com o nome da DocStation escrito e com o seu logo. O copo está sobre uma pilha de livros, como o Mulheres da Amazônia, de Pedro Martinelli.
Fazemos filmes para entreter, inspirar e educar | Foto: Cacalos Garrastazu

Nunca nos contentamos em apenas fazer filmes e séries, mesmo que estes ocupem as janelas de exibição mais prestigiosas e recebam prêmios e reconhecimento internacional. Comemoramos cada uma dessas conquistas, mas, o que nos move, é a paixão por educar.

Por isso, dedicamos energia na distribuição e desenvolvimento de novas audiências, qualificando-as a partir de uma série de atividades e conteúdos educativos.

Nos inspirando nos programas de mediação cultural dos melhores museus do mundo, que facilitam o acesso e a leitura de alunos aos conteúdos mais densos, investimos em ações e atividades que aproximem o público aos temas mais urgentes da sociedade e também à linguagem do cinema documental.

Nesse sentido, é com muito orgulho que anunciamos a criação da DocStation, uma distribuidora audiovisual independente especializada em documentários e que nasce com a missão de promover a educação conectada a uma alfabetização audiovisual.

Uma sala ampla com mesas e cadeiras, além de uma cozinha americana na lateral esquerda. Nas paredes, há lambes e grafites que remetem à produção audiovisual, como de câmeras e outros aparelhos de gravação e iluminação.
Espaço do estúdio da DocStation | Foto: Cacalos Garrastazu

A ideia de criar uma instância de valorização, promoção e estímulo ao fazer documental, nasceu de uma experiência que tivemos com um curso produzido por nós há alguns anos, em parceria com o GIFE e com apoio da Ford Foundation, chamado DocMakers, uma oficina de documentários para jovens negros e das periferias de São Paulo. O programa confirmou a nossa intuição sobre o imenso potencial criativo e mercadológico da não-ficção, sobretudo fora dos ambientes já cristalizados de financiamento e exibição de filmes.

Queremos enriquecer o repertório simbólico dos brasileiros com o melhor do cinema do real, com um foco no multiprotagonismo e na autorrepresentação como ativos importantes da nossa cinematografia documental presente e futura.

Uma comunidade de produção colaborativa de documentários

Além de desenvolver públicos e buscar espaços alternativos de exibição e debate de documentários, a atuação da distribuidora se dá em três pilares complementares:

  • Estúdio: dedicado a fomentar e oferecer estrutura para a realização de documentários, com espaços para apoiar a produção de filmes, realizar coproduções e aquecer o mercado de filmes de não-ficção.
  • Comunidade: reunir realizadores do cinema documental, dedicados a produzir mais, melhor, de forma colaborativa e que enxerga a potência pedagógica do documentário. Também reunir a mais engajada audiência compromissada com o futuro da produção documental no Brasil.
  • Plataforma: a DocStationPlay foi criada para facilitar o acesso a uma rica produção documental de diferentes produtoras, exercitando novos modelos de negócios e interações com os diversos públicos. Sempre descomplicando o acesso a ações educativas em torno dos filmes.

Assim, a distribuidora nasce para ser um ponto de encontro de amantes, simpatizantes e curiosos de documentários. Um ambiente propício para promover diferentes produções, valorizar a diversidade de documentaristas, fomentar o mercado de filmes não ficcionais e formar espectadores.

Ilha de edição da DocStation. Sobre uma mesa, há um monitor, um notebook, teclado, mouse e headphones. Na parede, acima da mesa, há um monitor grande. Os monitores apresentam o logo e o nome DocStation.
Ilha de edição e finalização da DocStation. Foto: Cacalos Garrastazu

Um hub audiovisual que une a fonte criativa com sua audiência e potencializa o que o cinema factual faz de melhor: transformar e alimentar o indivíduo e a sua alma, com histórias fascinantes do mundo e das pessoas.

É como diz o documentarista e diretor associado da Deusdará, Leonardo Brant, em seu artigo Alfabetização audiovisual: “poderoso instrumento de inclusão e diversidade, o audiovisual explora os sentidos, apresenta diferentes realidades, traduz sentimentos, formas de vida, cria e recria situações, além de projetar futuros”.

Saiba mais em www.docstation.com.br

Recomendação de leitura: Alfabetização audiovisual (de Leonardo Brant)

Texto: Graziela Mantoanelli, diretora executiva da Deusdará Filmes

ANOTE NA AGENDA

A DocStation já nasce com uma plataforma, motivada por um mercado audiovisual que cresce globalmente e por visibilizar e acessibilizar a diversidade de documentários feitos nacionalmente.

Página inicial da plataforma DocStationPlay. Em cartaz, está o filme Cibernéticas, de Graziela Mantoanelli. Na imagem do filme, aparecem duas pessoas no espaço sideral com trajes de astronauta. Ao fundo, está o planeta Terra.
Página inicial da DocStationPlay

Ainda em fase beta, a DocStationPlay agrega os filmes da Deusdará e da Prosa Press. Em breve, haverá muito mais à disposição do público amante de documentário, de educadores e de toda a comunidade de documentaristas do Brasil, que poderá agregar e disponibilizar seus filmes de forma aberta e gratuita.

Acesse já e nos ajude a construir a platafoma com sugestões e opiniões: www.docstationplay.com

Assine a DD News, newsletter da Deusdará Filmes no LinkedIn, e fique por dentro, mensalmente, de reflexões, recomendações e análises sobre os impactos transformadores da produção documental no Brasil, além das novidades da produtora.

--

--