Sessão do filme DOAR no Clube do Professor

No próximo sábado, 08 de junho, às 11h, haverá sessão do documentário com a presença do diretor Sérgio Rizzo para um bate-papo com a plateia após a exibição

Fernanda Rosário
Deusdará Filmes
3 min readJun 7, 2024

--

Uma mulher negra, de cabelos curtos e cacheados, observa a cidade próxima ao Elevador Lacerda, ponto turístico de Salvador, na Bahia.
Cena do documentário DOAR, dirigido por Sérgio Rizzo

O Brasil está vivendo na prática o poder transformador da doação diante das enchentes que atingiram boa parte do estado do Rio Grande do Sul. Milhões em dinheiro arrecadados, caminhões, aviões e carretas com toneladas de alimentos, água potável, colchões, purificadores sendo enviados do país inteiro para os gaúchos. Sociedade civil unida para aliviar a emergência.

Aprofundar a conversa sobre cultura de doação é pensar no que vem depois que a água baixar. As doações pontuais e emergenciais são essenciais para assegurar a vida e os primeiros cuidados. Mas muitas necessidades e desigualdades são constantes e precisam de contribuição perene. Como a sociedade pode contribuir para mudar essa realidade?

O documentário DOAR chega para conversar sobre essa e muitas outras perguntas sobre doação. O filme é uma produção da Deusdará Filmes com patrocínio da RD Saúde via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

DOAR conta histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas por estas doações que acontecem recorrentemente e que sustentam o trabalho das organizações da sociedade civil. Quem doa e quem recebe. E de como é necessário qualificar e ampliar o debate sobre doação e compreender o papel que as pessoas podem exercer na transformação social do país.

O documentarista Sérgio Rizzo, diretor do filme, percorreu o Brasil com a sua equipe para captar uma rica diversidade de doadores e pessoas envolvidas no ecossistema da filantropia. São histórias que mostram como a vida de muitas pessoas são impactadas até mesmo por pequenos atos de doação.

“Falar a respeito do impacto provocado pela cultura de doação é um dos muitos instrumentos que permitem chegar um pouquinho mais perto do país e das pessoas que o constroem diariamente. É um filme sobre o Brasil”, destaca o diretor.

Cartaz do filme com a foto de alguns personagens. Centralizado, está a mensagem: Ministério da Cultura e RD Saúde apresentam DOAR, direção Sérgio Rizzo. No canto inferior, estão os logos da Lei Rouanet, da distribuidora Doc Station, da produtora Deusdará, do patrocinador RD Saúde e do realizador Ministério da Cultura.
Cartaz do filme

Serviço

Clube do Professor

08 de junho, às 11h

Espaço Augusta de Cinema — Rua Augusta, 1475, Consolação, São Paulo — SP

Realização: Clube do Professor e Deusdará Filmes

Apoio: Escola no Cinema

Sobre Sérgio Rizzo
Jornalista, mestre e doutor em Audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Dirigiu e escreveu o documentário de curta-metragem “Passo” (2018) e o segmento brasileiro do longa-metragem colaborativo “A Living Tree, Means a Living Planet” (2019), e foi roteirista do documentário de média-metragem “Descarte” (2021). É codiretor e roteirista do programa “Idade Mídia” (Canal Futura/Fundação Roberto Marinho, 2022/2023) e produtor executivo do documentário “Cibernéticas” (2023). É diretor associado da produtora Deusdará Filmes, especializada em documentários de impacto.

Sobre a Doc Station
Distribuidora audiovisual independente, especializada em documentários. Sua proposta é enriquecer o repertório simbólico dos brasileiros com o melhor do cinema do real. É responsável pela plataforma de streaming Doc Station Play, especializada em documentários.

Sobre a Deusdará Filmes
Produtora audiovisual especializada em documentários, a Deusdará cria, desde 2007, conteúdos transformadores para todas as plataformas. Realiza filmes, séries e programas de TV próprios e em parceria com agentes da indústria criativa, organizações sociais e empresas. Comunica a partir de narrativas inclusivas, compromisso ético com a justiça social e a diversidade.

--

--