Intro Android — Hello World

E ai ferão! Tudo certo?

Vamos começar a desenvolver aplicativos móveis? Se sua resposta for sim, certifique-se de que este poderá ser um caminho sem volta, pois você provavelmente ficará apaixonado por esse gigantesco mercado de oportunidades na área de TI.

Sem mais conversas, devemos saber o que é preciso para iniciar o desenvolvimento! Uma máquina com Windows, Linux ou Mac OS. É muito importante ter o JDK instalado!!!

Utilizaremos o Android Studio para criarmos nossos incríveis apps. O mesmo pode ser baixado nesse link: https://developer.android.com/studio/index.html

Ok! A instalação do Android Studio é muito simples, e você como um bom desenvolvedor que é, com certeza saberá se virar bem!!! Haha!

Chega de conversa fiada e vamos para o que interessa!!! Nosso primeiro app!

Abra o Android Studio e selecione a opção para criar um novo projeto

Definimos um nome pro app, um nome de pacote e o local onde o projeto será salvo na sua máquina. É super interessante utilizar um nome de pacote seguindo as convenções existentes, que eu imagino e aposto que você sabe tudo sobre isso!

Ok, no próximo passo vamos configurar o SDK mínimo para nosso app rodar. Podemos selecionar API 15, pois a grande maioria dos devices (hoje em dia), rodam com Android 4.x ou superior.

Selecione a opção para criar uma Activity em branco. Nesse passo da configuração do app, podemos criar novas telas pré-configuradas com opções existentes em muitos apps conhecidos, como visualização de mapas, login e tela de configuração.

Finalmente, clique em Finalizar! Nesse passo não iremos modificar nada.

O ambiente para desenvolvimento dos nossos apps aparecerá. A imagem abaixo mostra a IDE com a visualização padrão da primeira Activity do nosso app.

Para configurar um dispositivo ou um emulador para rodarmos nosso primeiro app, você pode seguir os passos na documentação do Android, ou pelo post feito especialmente para isso.

Se tudo estiver correto, clique no botão “Run ‘app’” ou no menu “Run” -> “Run ‘app’”, e você verá a tão famosa “Hello World!” assim que abrir o app!

Vai aparecer uma tela para selecionar o device na qual queremos executar o nosso app, e caso tenha ocorrido tudo bem com a configuração do device, é só selecionar o mesmo e clicar em “OK”.

Em alguns instantes o nosso app vai aparecer na tela do device!!!

Até o próximo post!

Fonte: — https://developer.android.com/index.html

Like what you read? Give André Ricardo de Souza Guedes a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.