Indecisão com o primeiro Framework? 5 Motivos para começar com Ruby on Rails

João Moura Lima
Mais que códigos
Published in
4 min readJul 9, 2019

Vários questionamentos vão surgindo quando estamos começando nossa carreira como desenvolvedor, tanto questões técnicas, quanto não técnicas, então vou começar com uma dica bem útil.

Não se desespere, relaxe. Você não será o primeiro e muito menos o último a se sentir indeciso nessa escolha.

A cada hora um novo framework ou linguagem aparece como a “bala de prata” para solucionar o problema dos desenvolvedores que desejam entrar no mercado de trabalho, então é importante ter em mente que nem tudo que faz sentido para os problemas de hoje, resolverá os problemas de amanhã. Pense um pouco a respeito do que te causa entusiasmo no mundo do desenvolvimento, pode ser esclarecedor.

Mas se chegou a hora de você se aventurar na decisão do seu primeiro framework, aqui vão alguns motivos que fazem do Ruby on Rails um ótimo ponto de partida.

1) Ruby é uma linguagem easy.

Ruby é a linguagem utilizada no framework Ruby on Rails. O site Ruby - O melhor amigo do programador descreve a linguagem Ruby como

“Uma linguagem dinâmica, open source com foco na simplicidade e na produtividade. Tem uma sintaxe elegante de leitura natural e fácil escrita. “

Sim, é bem fácil aprender Ruby, e começar a fazer suas primeiras linhas de código, quando comparado a muitas outras linguagens.
Descrever Ruby como uma linguagem de leitura natural é destacar a proximidade dessa linguagem com a linguagem natural humana, a forma que nos expressamos no dia-a-dia, facilitando muito a sua compreensão.

A imagem abaixo demonstra um pouco dessa proximidade com a linguagem natural humana.

exemplo de trechos de código ruby

Obs: Geralmente as linguagens de programação tem sua base na língua inglesa, Ruby é uma delas.

2) Aprender boas práticas de desenvolvimento.

Ao aprender a programar com o framework Ruby on Rails, comumente chamado de Rails ou ROR, você é consequentemente encorajado a aplicar e entender algumas boas práticas e conceitos de programação utilizados em muitos dos frameworks mais aderidos do mercado, como o padrão MVC, reaproveitamento de código (DRY) e testes, que você poderá aplicar em vários outros frameworks que tiver interesse de aprender posteriormente.

3) Rails é produtivo.

O framework Rails é bastante lembrado quando o assunto é produtividade, muito rapidamente você consegue ter uma aplicação web básica rodando em um servidor.

Uma das ferramentas Rails mais utilizadas são os generators, com essa ferramenta é possível, por meio de comandos no console, criar estruturas comuns em aplicações como controllers, models e até um CRUD inteiro (com views, controller, model, testes, rotas e até a criação da tabela da tabela no banco de dados) com apenas o comando rails g scaffold NomeDoModel, dessa forma seu tempo é melhor aproveitado para atuar na lógica do seu produto ou projeto.

Comando para execução do generator e arquivos criados ao executá-lo

4) Criar um projeto do mundo real.

Você não precisa criar a nova rede social do momento ou um novo produto revolucionário, mas pode se basear em algum problema do mundo real para utilizar os conhecimentos obtidos com seus estudos na prática.

Com uma menor curva de aprendizado, você conseguirá construir seus projetos mais rapidamente e encontrar desafios maiores de acordo com o seu nível de aprendizagem, como utilizar mecanismos de login e cadastro de usuários, consumo de API’s entre outros que farão diferença na sua vida como desenvolvedor.

5) Tem mercado sim!

Exatamente, você ainda pode encontrar estágios e vagas para desenvolvedores Rails iniciantes, pois essa curva de aprendizado possibilita que isso aconteça com um custo menor, além disso há bastante desenvolvedores ativos na comunidade, Neste link da RedMonk, uma empresa conceituada de pesquisa e análise do mercado mundial de desenvolvimento, por exemplo, você encontra Ruby como a 8ª em número de usuários e pessoas discutindo sobre a linguagem, esta lista foi criada a partir de dados extraídos do Github e Stack Overflow.

Falando um pouco de minha experiência, ao entrar no mercado de trabalho, no início de 2019 estava bastante empolgado e decidido a me tornar um desenvolvedor, apesar de já ter um conhecimento com programação usando a linguagem JavaScript, arrisquei buscando oportunidades como efetivo até que conquistei uma vaga onde pude aprender uma nova linguagem, até então nunca tinha programado em Ruby, e aplicar gradualmente esse conhecimento no produto.

É bem comum você encontrar quem indique a linguagem X ou Y, porém, é bastante importante ressaltar que não há um dogma no aprendizado ou na trajetória para iniciar uma carreira como desenvolvedor, ver o que cada tecnologia tem como vantagens e desvantagens e entender o que faz mais sentido para você, pode ser um bom caminho para entender quais devem ser seus primeiros passos.

--

--

João Moura Lima
Mais que códigos

I am a Brazilian web developer, I was born in Fortaleza-CE. I am a poor musician in his spare time and a great innovator of creativity.