Minhas idas e vindas no Vim

Guilherme Quental
Dev Ticks
Published in
2 min readMay 20, 2017
Logo

Sempre estou tentando achar a melhor ferramenta para me ajudar no meu dia a dia. Seja pra aumentar minha produtividade, me deixar mais focado ou só me deixar mais animado.

Geralmente escolho uma ferramenta que gosto para uma determinada área e fico usando ela até o fim dos tempos, com severas exceções. Porém, nunca vi eu ser tão indeciso em uma área do meu trabalho e principal hobby quanto o editor que vou usar.

Há anos tenho ficado numa batalha interna pra decidir entre dezenas de IDEs e meu querido e amado Vim. Sempre me acho mais produtivo com os atalhos e toda a maneira de edição modal que o Vim me proporciona, porém, algum macaquinho imaginário na minha cabeça vem e me diz que talvez eu seja mais produtivo e mais feliz se eu usar a IDE X emulando o modo Vim.

E fico nessa, tentando uma nova ferramenta por algumas semanas, até me dar conta que eu preferia estar de volta no terminal, usando somente o Vim e tmux. Dessa vez, faço desse post meu objetivo público de me forçar somente ao Vim, não somente pegando os melhores pedaços de dotfiles famosos e plugins das top lists. Quero fazer uma série onde vou tentar abordar sobre meus estudos de Vimscripting e outras áreas de tecnologia que me interesso, tentando sempre postar um post documentando isso e tentando explicar e aprender da melhor forma possível.

Espero poder ajudar também quem decidir me acompanhar nessa jornada!

P.S.: Vou deixar o link do meu dotfiles atual, onde tem algumas configurações do meu tmux e neovim, mas esperem mudanças drásticas nisso durante as próximas semanas hehe =D

--

--