Emoticons folgados

Ander
Respostas Para Perguntas Que Ninguém Fez
2 min readMay 27, 2015

--

Se digitei dois pontos, hífen e fechei parênteses; por que essa criaturinha amarela que surge não tem nariz?

Dar uma repaginada nos clássicos emoticons.

O conceito de emoji pode ser uma idéia aparentemente inócua: afinal, o que há de errado em evoluir do abstracionismo dos caracteres fantasiados de simpáticas expressões faciais para algo mais pictórico e acessível? Em teoria, a popularização de uma forma muito mais rápida e objetiva de comunicação poderia ser uma solução para economizar recursos e não entupir o gargalo do tráfego de dados na internet com bits redundantes de mensagens prolixas.

Porém, enquanto aguardamos essa utopia onde os bate-papos serão ornamentados apenas por carinhas amarelas flutuantes e afins; a consequência mais imediata disso foi a abertura de precedente para que alguns sites tomassem a liberdade de trocar alguns emoticons clássicos por representações que, de tão obtusas, chegavam a deturpar o sentido original da mensagem. De repente, a figura que você escolheu digitar era substituída automaticamente por uma imagem do que outra pessoa achava que aquilo deveria significar.

Um dos primeiros e mais recorrentes casos disso era o daqueles emojis quadradinhos do gtalk, cujo desenho referente ao singelo dois pontos e asterisco era um bichinho rosa sorrindo com dois corações no lugar dos olhos. Você só queria se despedir de uma pessoa e acabava insinuando uma certa psicopatia do tipo “Tô te mandando um beijo, mas queria mesmo era te filmar dormindo a noite toda!!!! TODAS as noites!!!!”.

Recentemente, numa clara evolução dessa prática, o WhatsApp decidiu que um dos emojis mais icônicos e sucintos de todo o nosso panteão necessitava de um reboot. Agora, como resultado disso, quando você só quer pontuar carinhosamente uma conversa com um clássico, sutil e objetivo coração vermelho; acaba se deparando com uma besta escarlate desconfortavelmente tridimensional que pulsa de maneira hipnótica e, bem distante da intenção original, impregna a mensagem de um melodrama completamente desnecessário.

“O MEU CORAÇÃO É SEU! NOSSOS DESTINOS ESTÃO ENTRELAÇADOS”.

--

--

Ander
Respostas Para Perguntas Que Ninguém Fez

Um cara simples e apaixonado por cinema, arte, design, fotografia, brigar na rua, enfiar o dedo no cu e comer merda.