Cozinhando com KANBAN

Redação Lucas Barbosa e Caio Soares
Edição Carol Nogueira
Ilustração Caio Soares

O texto mostra um personagem feito por formas geométricas segurando uma colher dentro de uma panela, como se estivesse mexendo o conteúdo dela. Ao seu redor, há outros utensílios de cozinha como tábua de corte, chaleira, fogão, etc.

Neste texto venho mostrar que a organização e a preparação definem um bom começo para qualquer projeto. Parafraseando John Wooden: “Deixar de preparar-se é o mesmo que se preparar para o fracasso”.

Normalmente algumas pessoas acreditam que tarefas simples não necessitam de uma preparação, nesse momento cito o mise en place como um exemplo contrário.

Esse termo, originado na frança, significa “posto em ordem”, quando existe uma preparação do pra to antes da execução dele, por exemplo, quando vemos um cozinheiro deixar todos os ingredientes picados antes de preparar a receita ou deixar todos os ingredientes à mesa pré-prontos, é nesse momento que a organização e a preparação brilha. Meu objetivo é mostrar que, assim como ocorre na culinária, podemos nos organizar tanto nas nossas linhas de código, como na vida.

A principal ferramenta que citarei aqui, será é o Kanban.

Mas como funciona o método Kanban?

Ele tradicionalmente funciona com 4 bases principais que definem sua sprint, ou seja, o tempo estabelecido para fazer as determinadas atividades. Essas bases são backlog, ToDo, Doing, Done.

Na prática um exemplo de atividade com mise en place em que o backlog seria é anotar todos os ingredientes para a receita; O “To do” será constituído das primeiras atividades, como separar os recipientes, organizar o espaço, etc.; Em “Doing”, será posto as atividades que estão sendo feitas, por exemplo, cortar os legumes; e em Done, estarão as atividades feitas.

“Deixar de preparar-se é o mesmo que se preparar para o fracasso”.
John Wooden

Como posso utilizar essa metodologia nas atividades?

Para começar, qualquer atividade se faz necessário conhecer os requisitos para que ela seja concluída. Esses requisitos devem ser anotados e guardados no backlog, depois seguimos para o Todo, onde as primeiras atividades devem ser selecionadas, logo em seguida, quando estivermos fazendo a tarefa, atualizamos os status para Doing, e ao finalizar deve-se colocar o status para Done, que significa concluído.

Qualquer atividade que precisa de uma certa organização pode ser melhorada com essa metodologia.

Sugestão 1: depois seguimos para o Todo, onde as primeiras atividades devem ser selecionadas, logo em seguida, quando estivermos fazendo a tarefa, atualizamos os status para Doing, e ao finalizar deve-se colocar o status para Done, que significa concluído.

Kanban no dia-a-dia

Espero que as instruções tenham ajudado a entender que os meios de organização podem mu dar rotina de forma drástica, eu mesmo organizo minha semana e minhas atividades utilizando uma alteração de metodologia Kanban. Eu cito Kanban pelo meu conhecimento nele, entretanto, outras formas de organização podem funcionar até melhor em certas atividades, sendo o ponto principal da metodologia definir atividades previamente. Em uma rotina atarefada que vivemos, estar sempre com as atividades em dia pode fazer com que você ganhe mais tempo, aprecie de fato o momento presente e não se preocupe com atividades supérfluas em momentos importantes da sua vida.

Conclusão

A organização é algo essencial na nossa vida e pode ser feita de diversas formas, ela pode ajudar você em qualquer área inclusive na pessoal. Eu espero ter mostrado com exemplos reais o funcionamento da organização e como ela pode ser usada tanto para melhorar um projeto quanto para sua gestão de tempo e prioridades.

--

--

Apple Developer Academy – IFCE
Sanbox — Apple Developer Academy (IFCE)

​​Formando pessoas desenvolvedoras de nível mundial. Instituto Federal do Ceará.