Indistraível

Como evitar distrações e otimizar seu tempo?

Texto João Victor Ipirajá
Edição Milena Alcântara
Ilustração João Victor Ipirajá

Artigo disponível na Sandbox 3

Por que somos propensos à distração?

Resumidamente, por conta da tecnologia que está a nossa volta no cotidiano. Contudo, se você já tentou desistir de usar seus gadgets, você deve ter percebido que a procrastinação não desapareceu. Usar seu iPhone é apenas uma causa próxima. O cérebro está constantemente inventando novas formas de distração e, evolucionariamente, somos escravos de emoções ruins como instinto de conservação.

Tudo tem uma causa primária que puxa outras. Nesse enfoque, temos os gatilhos. Estímulos que nos levam a agir ou nos direcionam para fazer algo. É um constante sequestro emocional que nos coloca em posição de luta ou fuga. Para fugir disso, procure salvá-los. Próxima vez que você sentir essa onda de emoções, pegue seu bloco de notas e questione-se: O que estou sentido? O que provocou aquilo? O que eu poderia fazer diferente na próxima vez?”

Perceber, acolher e buscar soluções é uma excelente forma de racionalizar. Isso tudo parece incrível! Mas como vencer as dispersões externas? Você pode filtrar o que você vai ver ou fazer de acordo com o contexto de foco. Por exemplo: Salvar artigos interessantes na lista de leitura do Safari para ver depois; usar os assistentes de foco personalizado para cada contexto no seu ecossistema de dispositivos Apple; Organizar os arquivos do seu MacBook em tags para agrupar na área de trabalho.

Tudo tem seu tempo.

Mas, como gerir seu tempo? Nesse processo, é indispensável estabelecer objetivo, micropassos e recompensas. Por exemplo, caso seu objetivo seja terminar um projeto da faculdade, você pode estabelecer várias metas que sejam atingíveis em um intervalo de 10 minutos e, também, criar recompensas variáveis como levantar as mãos para o alto em sinal de comemoração ou ouvir sua faixa favorita no Apple Music. Para evitar a exaustão mental, não esqueça de dar um intervalo e espaçar entre tarefas divergentes. Solte sua criatividade e crie seu fluxo.

No mundo workaholic que vivemos, é muito comum que as pessoas desprezem o autocuidado. Sem parar, nosso cérebro cria um mindset, não reagindo com a mesma rapidez. Um tempo para pausas positivas em atenção plena é viração de chave. Almoçar com calma, dormir uma boa noite de sono e fazer seus hobbies, é um ato de amor próprio. Além disso, é essencial cuidar dos seus relacionamentos com encontros com familiares ou amigos de forma bimestral ou 2 horas semanais para brincar com o seu pet de “corpo e alma”, todos esses programas vão evocar uma sensação de conexão. Por fim, lembre-se: aprenda a se ouvir e não negligencie seu processo.

--

--

Apple Developer Academy – IFCE
Sanbox — Apple Developer Academy (IFCE)

​​Formando pessoas desenvolvedoras de nível mundial. Instituto Federal do Ceará.