O pote de ouro no fim do arco-íris

Usando as cores para presentear seu usuário

Texto Letícia Dutra
Edição Helena Oliveira e Israel de Carvalho
Ilustração Sarah Madalena

Usando as cores para presentear seu usuário. É sabido que as cores possuem grande influência na forma com que entendemos e experienciamos coisas. Isso acontece pois somos humanos, seres sensoriais que reagem a diferentes estímulos relacionados aos cheiros, sons, sabores, e… co — res! É bastante comum ouvir coisas como “o azul simboliza tristeza” ou então, “o amarelo simboliza alegria!”, mas esse tipo de sabedoria está apenas parcialmente correta. Não é como se uma cor representasse exatamente o mesmo significado para todo contexto que é inserida. Por exemplo, tal como o amarelo pode signi — ficar felicidade, ele também pode simbolizar ansiedade (e provavelmente a última coisa que você quer é que o seu usuário fique ansioso uti — lizando seu app, pelo menos se você não estiver desenvolvendo um jogo de terror ou algo do tipo). Há alguns significados conhecidos como o rosa representar o romance, fragilidade e etc., ou o roxo simbolizar o mistério, conhecimentos ocultos e até mesmo o luxo. Que tal mergulhar — mos nesse mundo arco-íris e desmistificar o significado das cores? O uso das cores vai além de buscar associar um significado a cada uma delas, é sobre analisar o público que você deseja atingir, entender a histó — ria dele e conseguir associar cores à mensagem que deseja comunicá-los. Como exemplo, pode — mos citar a cor azul, que assim como representa a tecnologia, calma e tranquilidade, também tem o poder (sim, poder!) de representar melancolia e tristeza. E então? Como você vai manipular o uso dessa cor para comunicar segurança e tranquilida — de? É aí que o estudo e análise das cores entra. Um outro exemplo é quando um brasileiro vê a camisa da Austrália e já associa a combinação de verde e amarelo ao Brasil. Precisamos nos atentar a relação do público com uma cor antes de aplicá-la em si, além disso, sempre tentar trabalhar com a inclusão no que diz respeito a pessoas daltônicas ao tomar cuidado com contrastes e como as cores escolhidas vão “conversar” entre si, além de notar se possuem a intenção desejada. Para facilitar essa tarefa, é necessário consultar o usuário, questionando-o e observando sua utilização do app, ou seja, faça uma boa pesquisa e avaliação UX! O uso das cores na construção de uma identidade visual é muito valioso. É uma sensação incrível quando nos é apresentado algumas cores e já asso — ciamos a uma marca. Por exemplo, quando vemos um cartão roxo e já associamos ao Nubank, ou uma latinha vermelha de refrigerante e presumimos que seja uma Coca-Cola. São muitos exemplos! Mas lembra quando citei que o roxo pode simbolizar luxo? Exatamente! A escolha dessa cor para repre — sentar essa marca não é por acaso. O roxo, nesse contexto, também traz jovialidade e modernidade para a marca.

Segundo a nossa querida HIG (Human Interface Guidelines), as cores são parte fundamental no branding da sua marca ou app pois tem o poder de comunicar e colocar a identidade da sua marca no mundo. Já pensou em quando as pessoas olharem pra duas cores e já associarem ao seu app? É um feito grandioso. A HIG também sugere algumas boas práticas em relação ao uso das cores na construção do seu aplicativo. Algumas relacionadas as cores do sistema iOS em si, e outras para o uso de sua própria paleta de cores. Defendendo as cores do sistema, é uma boa forma de trazer a familiaridade para o seu usuário — geralmente, usuários se sen — tem mais confortáveis com algo que já é familiar. Além disso, elas combinam mais facilmente em diferentes backgrounds, se adaptam facilmente às configurações do sistema como acessibilidade e modo claro/escuro. Enfim, debruce-se na HIG! Há muitas dicas interessantes sobre como utilizar as cores nas interfaces, o que você deve evitar e o que priorizar.

Agora, vamos para a parte ainda mais interessante! Sim, no início do texto eu escrevi sobre as cores não terem só um significado “gravado em pedra”, mas, de fato, elas podem representar algumas características se soubermos utilizá-las. Aqui estão alguns significados mais comuns:

Amarelo — pode significar otimismo, felicidade, confiança, é edificante, gratidão, clareza e etc, mas a depender do tom pode criar uma sensação angustiante de ansiedade. Também pode simbolizar a comunicação, o intelecto, a organização, o discernimento, a memória, a tomada de uma decisão e bom senso.

Azul — lembra tranquilidade, calmaria, confiança e também a tecnologia e inovação. Também pode representar tristeza, angustia e melancolia Verde — simboliza riqueza em tons profundos, natureza, saúde, proteção, relaxamento, conforto, frescor e esperança. Sugere paz e bem-estar, mas algumas tonalidades podem representar doença e náuseas… Usada de maneira correta, pode representar luxo.

Rosa — representa romantismo, doçura, carinho, proteção, tranquilidade, altruísmo, delicadeza, ingenuidade e etc. É associado com a feminilidade, enquanto tons mais ousados e mais quentes podem sugerir energia jovem e divertida. Reduz os sentimentos de agressividade e irritação.

Vermelho — Uma cor quente que representa amor, excitação, sensualidade, ambição e paixão, bem como alerta, perigo, raiva, endividamento e irritabilidade. Já se perguntou porque coisas se associadas aos bombeiros são vermelhas? Hidrante, alarme de incêndio, extintor, etc.

Roxo — pode simbolizar limpeza, luxo, espiritualidade, conhecimentos ocultos, mistérios, bem estar e relaxamento. Pode ser associada a luxúria.

Laranja — está associada à criatividade, alegria, energia, juventude, comunicação e tempos felizes. Retrata fraternidade, amizade entre pessoas jovens e etc.

Branco — neutralidade, paz, pureza, inocência, serenidade, clareza, dentre outros. Em outros países pode significar justamente o contrário. Também traz a sensação de renovação.

Cinza — pode representar solidez, inteligência, independência e autossuficiência, muito usada em ambientes corporativos e em máquinas como computadores, laptops e etc. Em excesso pode representar a solidão.

Preto — simboliza a autoridade, o poder, proteção, silêncio, morte, luxo e o mistério. Muito usado no branding de marcas como Gucci, Vogue, Saint Laurent pois é considerado elegante e sofisticado.

E aí? Que tal começar a pintar suas ideias em uma tela?

--

--

Apple Developer Academy – IFCE
Sanbox — Apple Developer Academy (IFCE)

​​Formando pessoas desenvolvedoras de nível mundial. Instituto Federal do Ceará.