Você é consumista e nem sabe

Lucas Guarnieri
Lucas Guarnieri
Published in
3 min readFeb 23, 2018

Desde que decidimos mudar totalmente de vida e seguir o que realmente acreditamos, temos visto muitas pessoas falando sobre seus sonhos de fazerem algo diferente das suas vidas e suas frustrações por não conseguirem.

“Nossa, que sonho, como eu queria poder fazer isso.”

E em todos os casos até hoje isso está limitado ao motivo dinheiro:

  • Falta dinheiro
  • Tenho muitas contas pra pagar
  • Não posso abrir mão da minha segurança financeira

Pois bem, a notícia triste é: isso não vai mudar.

Foto de Sharon McCutcheon no Unsplash

Teu dinheiro não vai começar a milagrosamente sobrar de uma hora pra outra, você não vai diminuir a quantidade de contas a pagar. Tua segurança financeira é uma ilusão e, além de nunca ter existido, te prende a uma realidade que não é tua.

Sabe por que tuas contas nunca vão melhorar?

Porque você é escravo. Mas, ao invés de correntes, o que te prende são os débitos

Ao pensarmos em consumismo lembramos daquela galera que aparece no Globo Repórter de tempos em tempos endividada com 27 cartões de crédito. Até comentamos “como conseguiu ficar tão endividado? como as pessoas caem nessas armadilhas?”.

Isso nos condiciona a pensarmos que somos realmente muito inteligentes, pois somos organizados e conseguimos pagar nossas contas em dia. Lindo! Mas tem algo escondido muito maior do que estamos preparados a ver. E é provável que tu nem perceba mais. Exemplo:

Você gosta de assistir filmes, aí pra não ficar indo no cinema você decide economizar assinando uma TV por assinatura pra poder assistir quantos filmes quiser em casa. Aproveitou uma super promoção e pegou o pacote com todos os canais em Full-HD. Mas aí pensou, pra assistir filmes você precisa de uma TV de — no mínimo — 42 polegadas. Você se acha realmente econômico ao comprar uma TV nova 4K de LED, mas que não é 3D, porque 3D custava 500 reais a mais. Aí com esse dinheiro que você economizou deu pra comprar um Home-Theater.

E o melhor? Conseguiu fazer tudo isso em 12 vezes sem juros no cartão de crédito. Agora sim você vai poder assistir seus filmes como queria! Uhuuuul!

Fez uma ótima compra!

Lamento, não fez.

Em resumo, você comprou algo que não precisava de fato, pra fazer algo pouquíssimas vezes, exagerou sem perceber. Conta pra todo mundo do grande negócio que fez. Sabe do pior? Ninguém te empurrou nada, você que comprou. Sozinho. A culpa é toda sua.

Aliás, comprou com tecnologia 4K porque a qualidade de imagem é impressionante, mas ficou com vergonha de assumir que teu olho nem nota a diferença do Full-HD pro 4k (fala sério, nem nota né?).

Acabou com uma conta de R$400 reais por mês durante um ano inteiro mais R$199 do plano de TV por assinatura.

Vai, continua fingindo que não é verdade.

Você que se enganou. Teu ego te enganou. O que teus amigos iriam pensar ao chegarem na tua casa e tu não tiver uma TV de 50 polegadas?

Não se prenda ao exemplo da TV, isso acontece com TUDO.

Mas eu mereço. Trabalho tanto!

Merece mesmo? Merece ficar trancado num lugar o dia inteiro, todos os dias da semana, sem ver a luz do sol, trocando teu tempo, tua saúde. Trocando tua vida por um número na conta bancária no dia 5 que some dia 7 quando entra a fatura do cartão. Merece mesmo?

Merece trocar tudo isso por um carro maior? Que consome ainda mais combustível? Por um vício? Por uma demonstração inútil do teu ego?

A escolha é tua, só não vem invejar quem conseguiu sair disso com aquele papinho de “eu gostaria de ter tido essa oportunidade”. Talvez você mereça não ter essa oportunidade. Mereça continuar sem realizar teu sonhos.

Faz a tua oportunidade.

E aprende uma coisa:

Você não ganha dinheiro. Você troca sua vida por ele.

— postado originalmente no lucasguarnieri.com

--

--