Saia da zona de conforto

femontanha
devnaestrada
Published in
3 min readMar 13, 2017

Esse tipo de título geralmente conta com um final feliz, conta a história de uma pessoa que saiu da zona de conforto e deu tudo certo no final! Se você esperava esse tipo de texto, me desculpe.

Imagem tirada do site globalempregos
Se não quiser ler o texto, veja o vídeo :)

Eu moro em Indaiatuba-SP. Trabalhava em São Paulo (capital) todos os dias de fretado, é um pouco cansativo mas uma ótima solução pra quem precisa.

Ano passado (2016), eu estava em uma posição boa, trabalhava em uma grande empresa, tinha um cargo bom, minha equipe era ótima e o futuro era bastante promissor.

Parte dos meus planos pessoais era visitar o Canadá. Durante minha contratação tive uma conversa com o meu gestor, e este me sugeriu fazer algumas horas extras para que eu pudesse, após um ano, tirar férias de 30 ou quem sabe 40 dias para visitar o país.

Toronto, Canadá

Bom, 6 meses se passaram. Estava tudo correndo bem quando apareceu uma oportunidade em minha porta. Eduardo Matos um grande amigo meu, me apresentou uma vaga para trabalhar 100% remoto, em uma startup que eu nunca tinha ouvido falar.

E quando uma oportunidade aparece, temos que tomar algumas decisões. Vamos então para os prós e contras que cogitei naquele momento:

Prós

  1. Trabalhar remotamente. (Não precisar ir de ônibus everyday para SP)
  2. Salário PJ — me possibilitaria receber mais valor a curto prazo.
  3. Eu poderia pedir permissão para trabalhar do Canadá e ficar lá mais tempo.

Contras

  1. Sair de uma grande empresa e de um bom cargo promissor.
  2. Salário CLT a longo prazo era muito melhor, sem contar os benefícios de uma grande empresa.
  3. Trabalhando como PJ eu não teria nenhum benefício, como: férias, 13 salário, seguro desemprego, vale refeição, convênio médico e etc.

Outro fato importante: minha esposa tinha acabado de pedir demissão no trabalho e como foi um acordo ela pode fazer o saque do FTGS. Com ela desempregada, com um pouco mais de grana na mão: “Nós resolvemos arriscar”.

Conversei na empresa que estava — foi o lugar mais tranquilo que eu já me despedi, todo mundo me desejou boa sorte.
Informei na empresa remota que eu queria trabalhar de outro país e sucesso, vamos lá.

O percurso foi muito bem: abri uma empresa, comecei a emitir notas e em setembro de 2016 eu estava no Canadá :) Lá é um país excepcional (se for do interesse de vocês, posso fazer mais posts a respeito de lá).

Em janeiro de 2017 voltei ao Brasil. Feliz, trabalhando remoto, porém zerado (visto que lá no Canadá o investimento foi bem grande). Meus objetivos para esse ano eram claros: continuar trabalhando (voltar a ter um respiro financeiro) para que talvez pudesse, mais para frente, passar mais um tempo trabalhando remoto em algum outro país!

Mas, nem sempre as coisas acontecem como desejamos. Em fevereiro de 2017 fui desligado da empresa remota. Recebi a notícia que o dinheiro estava acabando e que precisavam fazer um corte, onde eu e mais algumas pessoas fomos premiadas.

No começo, eu comentei que geralmente esses textos tem um final feliz e que esse não teria. Mas na verdade essa história ainda não tem um final.
Eu não me arrependo de nada do que fiz e acredito que vou conseguir seguindo em frente com todos os meus sonhos e projetos.

O que eu gostaria de passar aqui é que se você quer algo diferente, faça algo diferente. Eu fiz uma escolha, troquei o certo pelo duvidoso, mas de certa forma, consegui fazer o que eu queria ter feito. Custou uma boa grana e um desemprego inesperado, mas nada disso vai fazer com que eu deixe de sair da minha zona de conforto e continue buscando mais e mais.

Não desista dos seus objetivos, mesmo que algo dê um pouco errado no caminho, pois se ainda não deu certo é porque ainda não está no final!

Um grande abraço.

--

--