Dia 35: Jesus, o Cristo (Parte 1).

“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” (Filipenses 2:5–8)
Essa é uma das minhas passagens preferidas em todo o texto bíblico. Ela é incrível, pois mostra o Jesus em diferentes perspectivas e de diferentes formas, com o único objetivo de nos chamar a termos a mesma atitude de Cristo.
O texto começa falando de Jesus como Deus, isso é um ponto fundamental na fé cristã. As pessoas tendem a admirar Cristo como “um grande homem”, “um sábio” ou “um revolucionário”, porém não conseguem ver a deidade de Jesus, acho isso no mínimo curioso. Existem apenas duas possibilidades, ou você afirma que Jesus Cristo era Deus ou que era um louco, é impossível ficar no meio do caminho, pois o próprio Jesus disse diversas vezes que ele era Deus (Jo 10:30), além é claro de aceitar ser adorado (Lc 7:37–50). Um homem que afirma ser Deus não pode ser levado a sério, a não ser é claro que ele seja o próprio Deus, então temos de lhe dar ouvidos, no mais, devemos apenas ignora-lo.
Então o texto continua e nos mostra que Cristo se esvaziou de sua natureza divina e se tornou homem. É muito comum na igreja ouvirmos pessoas dizerem que nós devemos nos esvaziar assim como Jesus fez, isso é claramente impossível. Jesus se esvaziou de sua deidade, ele se limitou a nossa forma humana mesmo sendo Deus, nós não temos a capacidade de nos esvaziarmos, visto que já somos humanos, não temos uma natureza divina da qual podemos nos desfazer.
Então o texto nos mostra a atitude de Cristo que devemos buscar imitar. Jesus foi obediente a Deus Pai é essa a atitude de Jesus que devemos buscar, ele se humilhou até a morte de cruz, uma condenação totalmente vergonhosa e humilhante, em Deuteronômio o condenado a crucificação é chamado de maldito. Jesus se fez maldito em nosso favor, sofrendo a ira de Deus em nosso lugar.
(Continua…)
Esse texto faz parte de uma serie de textos, se você se interessou (?) pode achar outros como esse aqui “Devocionais de um Tolo”.

