A CRISE DO BRASIL É A MINHA CRISE?

Igreja Batista do Morumbi
Devocionais IBMorumbi
3 min readOct 30, 2015

--

Nestes últimos 10 meses uma das palavras mais usadas em nosso país é a palavra: crise. O Brasil está em crise e por ele estar em crise, todos os brasileiros estão em crise?

Esta é a verdade final? A palavra crise trás a ideia de descontrole e insuficiência. O casamento entra em crise quando falta amor. A vida entra em crise quando os recursos faltam.

A alma entra em crise quando as dores se tornam incontroláveis. O Brasil está em crise porque … (você pode completar a frase). Contudo, a crise do Brasil precisa ser a minha crise? É claro que a crise do Brasil tem afetado nossas finanças, empregos etc…

Mas, volto a fazer a mesma pergunta, esta crise precisa ser a minha crise? Segundo alguns autores, o Salmo 46 foi escrito no contexto de uma batalha entre o povo de Israel e os três maiores poderes mundiais da época. O rei Josafá entrou numa crise.

Ele não tinha como vencer os três exércitos. O Rei estava sem controle, sem poder e a única coisa que ele podia fazer era voltar-se para Deus e dizer, “NÃO SEI O QUE FAZER”.

Os Coraitas ou Coratitas levantaram-se para cantar e adorar a Deus mesmo antes de saber o que Deus iria fazer e, provavelmente, neste contexto foi escrito o Salmo 46. Na crise correram para Deus!

No salmo 46, escrito em meio a uma crise, há uma expressão muito relacionada conosco na crise brasileira. No versículo 10 está escrito, “PAREM DE LUTAR”. Como paramos de lutar no meio de uma crise. Uma tradução direta da expressão do salmista seria, RELAXEM!

Como podemos relaxar no meio de uma crise?

O salmo nos dá a resposta. Eles podiam relaxar porque eles ouviram Deus dizendo, EU SOU DEUS. Os exércitos seriam derrotados, visto que a própria reputação de Deus estava em jogo e somente Ele cuida do nome dele. As crises que nos afetam são crises que afetam os filhos de Deus. Por isso, Deus nos socorre.

O salmista diz no início do salmo, que Deus é nosso refúgio e fortaleza. Isto significa que com a chegada da crise, poderemos correr para Deus porque no seu refúgio encontramos proteção e suprimento para lidar com a crise que estamos atravessando.

Deus não nos promete um tempo curto na crise, mas nos promete na Crise o descanso que precisamos para sobreviver a ela. Por isso, podemos correr para ele, e pedir, “nos ensine a relaxar no refúgio que é o Senhor”.

A crise do Brasil não precisa ser nossa crise, a crise no Brasil pode ser nossa maior experiência em confiar em Deus.

Lisânias Moura, Pastor Senior

--

--