Aviva-nos Senhor!

Igreja Batista do Morumbi
Devocionais IBMorumbi
3 min readOct 19, 2015

--

Lisânias Moura, Pastor Senior da Igreja Batista do Morumbi

O profeta Habacuque estava um pouco surpreso, para não dizer desapontado, com o que Deus estava deixando acontecer com seu povo, o povo Judeu. O povo havia se afastado de Deus e ele pede a Deus que faça ressurgir, no meio deles, aquilo que Deus havia feito no passado. Ele pede, “Aviva-nos Senhor” (Habacuque 3.2), realiza entre a gente novamente aquilo que o Senhor realizava no passado.

Na vida com Cristo, ao longo do tempo, podemos sentir o mesmo sentimento constrangedor, do qual Habacuque sentiu. Acostumamos-nos com os milagres que nem sempre percebemos, ou, passamos anos acostumados com a dor e com uma vida sem muito propósito. Isto se reflete na igreja e no mundo, pois se a igreja não for atuante no mundo, o mundo deixa de perceber as ações de Deus.

Agora, imaginem se individualmente e como igreja, todos orássemos pedindo a Deus: AVIVA-NOS, SENHOR! Você pode imaginar também se Deus respondesse nossa oração. O que aconteceria?

O coração de Habacuque experimentou uma confiança em Deus como nunca antes ocorrera; a ponto dele dizer: “Ainda que tudo dê errado, continuarei confiando no Senhor” (paráfrase de Habacuque 3.17–19).

E em nossa vida pessoal e como igreja, o que poderia acontecer se pedíssemos a Deus, AVIVA-NOS, SENHOR? Creio que um dos primeiros sintomas da resposta de Deus seria a fome pela Palavra dele. Tornaríamos-nos uma igreja engajada em ler, estudar, orar, pedir compreensão mais profunda do que Deus quer nos dizer e nos levar a uma mudança.

Creio também que Deus nos encheria de um amor profundo por ele e como fruto deste preenchimento, amaríamos ao próximo como a nós mesmos. Porque amaríamos mais a Deus, nossos preconceitos despareceriam, nossos ressentimentos seriam curados, nossas respostas não seriam “atravessadas” e, dentro de nós, sempre perguntaríamos, “o que o outro está precisando?”.

Como fruto deste avivamento nós amaríamos o Morumbi, São Paulo e o mundo com o amor redentor de Deus. A fome pela palavra seria uma marca interna em nossas vidas, mas o amor seria a marca da nossa vida e igreja. Viveríamos uma experiência de uma renovação contínua, porque quando Deus nos aviva, a presença dele em nosso interior se torna viva e perene. Quando Deus nos aviva, nossa igreja é avivada.

Temos como gerar este avivamento? Com certeza não. Mas, podemos fazer como Habacuque. Podemos pedir, AVIVA-NOS SENHOR!

Hoje, quero convidar a cada um para fazer esta oração ousada, AVIVA-NOS SENHOR! (e deixar com Deus as consequências da resposta).

Aviva-nos Senhor!

Lisânias Moura, Pastor Senior

--

--