FELICIDADE É…VIVENCIAR AS

TENSÕES COM FÉ

Lisânias Moura, Pastor Senior da Igreja Batista do Morumbi


Quando meu segundo filho nasceu, depois do médico sugerir um aborto, quase morreu. Por dez dias perguntei a Deus “por quê?”. Na minha adolescência vi o pastor da minha igreja, um fiel servo de Deus, perder todos seus pertences numa enchente do rio Capibaribe.

Sete anos atrás socorri um amigo cuja filha de 17 anos fora estuprada na porta de casa quando voltava da faculdade. Podem estas pessoas serem felizes? Como administrar a tensão entre fé e a realidade da vida?

Definir felicidade é algo muito relativo. É um processo ou é um fim? É para sempre ou passageira? No livro de Tiago encontramos uma frase desconcertante (entre outras) — “considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações…”(Tiago 1.2). Tiago já pressupõe que todos passaremos por problemas. Estar alegre durante uma provação é uma tremenda tensão para o crente.

Enfrentar tensões e sofrimentos foi algo previsto também pelo Senhor Jesus, que nos disse: “no mundo terei aflições”. Ele não disse também: “no mundo sereis felizes”. Mas, a Palavra nos diz que passar tensões e provações traz alegria. Não conheço um feliz triste nem um triste feliz.

Como conciliar tensões e felicidade? Nestes próximos oito domingos, nós estaremos pregando em dois livros da Bíblia. Nos cultos da manhã as mensagens serão no livro de Tiago sob o tema, TENSÕES E FÉ. Nos cultos da noite estudaremos o livro de Filipenses sob o tema, “FELICIDADE É…” Convido você para participar destas séries não somente ouvindo as mensagens, mas praticando os ensinos oferecidos e usando as meditações diárias.

Não somos protegidos contra todos os desastres, infelicidades ou tensões. Mas, com certeza, administrando nossas tensões com fé experimentaremos um caminho de felicidade por causa de Jesus.

Esperando encontrar com você nesses cultos e descobrir as respostas para a pergunta: “É possível ser feliz apesar das tensões da vida?”

Lisânias Moura, Pastor Senior