Igreja Batista do Morumbi
Devocionais IBMorumbi
3 min readFeb 16, 2016

--

IMPEACHMENT, CRISE, PAZ…ESCOLHA SUA PALAVRA PARA 2016

Há alguns dias li um artigo sobre o coração de o brasileiro estar perdendo o otimismo, que por um tempo foi uma de suas características. O artigo se referia ao clima político econômico do momento no Brasil. Impeachment e crise eram as palavras-chaves.

Sim, vivemos um momento delicado. A crise em Brasília chegou às nossas casas. Não temos como negar ou ficar alheios ao que acontece no país, pois todos nós estamos afetados. Ao mesmo tempo, urge uma decisão pessoal. Qual palavra vai definir nosso ano?

Crise é crise quando perdemos controle de certa situação. Não temos como controlar Brasília ou mesmo controlar a crise econômica brasileira. Não temos este controle porque não somos Deus. Quando tentamos controlar aquilo para o qual não temos poder, estamos tomando o lugar de Deus e isto torna a crise ainda pior.

Entretanto, seria uma vida sem crises que nos torna felizes? Claro, que uma vida sem crise é uma vida mais atrativa. Mas, é na crise que descobrimos o poder de Deus. Esta descoberta nos afeta mais que qualquer crise que venhamos enfrentar.

Por isso, não tendo poder sobre um impeachment ou sobre a crise brasileira, temos uma única escolha. Esta escolha é buscar em Deus nosso refúgio. Tentar controlar a crise no Brasil ou qualquer outra crise nos levará a um nível de ansiedade insuportável.

O medo de perder recursos materiais, o emprego, a família, a segurança, etc. Mas, alguém tem este poder de controle que não seja o nosso Deus?

Por isso, Jesus disse três vezes em Mateus 6.25–32: “Não andem preocupados”.

Preocupação e ansiedade vêm quando perdemos nosso poder de controle. A ansiedade rouba nossa paz e segurança. Não são as perdas que geram ansiedade. A ansiedade vem porque estamos querendo assumir um lugar e poder que não temos. Como resultado, perdemos paz e escolhemos a crise. Jesus diz que não devemos andar preocupados, pois somos um tesouro para Deus, sendo que Ele cuida de nós e de nossas necessidades. Assim, em vez de focarmos na crise, precisamos resolver focar naquele que estaria conosco na crise!

Não temos como lidar com um impeachment ou mudar com nossas forças a crise brasileira.

Mas, temos como ter paz interior. Esta paz vem quando admitimos nossa impotência e corremos para aquele que é todo poderoso. Daí vem a nossa paz. A paz vem quando falamos da crise com Deus, abrimos nosso coração com ele e admitimos nossos desejos contraditórios aos dele.

Não é isto que nos diz nosso Deus em Filipenses 4.6–7?

Precisamos escolher paz em vez de impeachment e crise.

Junto com você nesta mesma luta,

Lisânias Moura, Pastor Senior

--

--